No que tange à área de atuação do profissional enfermeiro-auditor, julgue o próximo item.
É um objetivo da atuação do enfermeiro-auditor adequar o custo por procedimento, por meio da elaboração de relatórios e planilhas nos quais se define o perfil do prestador, considerando-se critérios como custo por dia, custo por procedimento e comparativos entre prestadores por especialidade.
No que concerne à importância da auditoria para a enfermagem, julgue o item subsecutivo.
Para fins de segurança financeira das empresas de saúde, o enfermeiro-auditor é o profissional habilitado para avaliar os serviços de assistência à saúde em qualquer nível, desde que haja a presença de qualquer profissional de saúde.
A origem das técnicas de auditoria é remota, sendo elas existentes desde o início da atividade econômica do homem. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.
Na análise de contas médicas, a atuação da auditoria em enfermagem volta-se para a verificação de códigos solicitados, autorizados ou não, corrige eventuais distorções, além de evitar cobranças incorretas e a consequente glosa.
Julgue o item seguinte, no que tange à auditoria em saúde.
Os registros de enfermagem no prontuário do paciente podem ser utilizados na realização das cobranças dos procedimentos adotados durante a permanência do cliente no hospital, mas não podem ser utilizados como documento judicialmente legal.
Em relação à função do enfermeiro-auditor, julgue o item a seguir.
O enfermeiro-auditor pode visitar ou entrevistar o paciente com o objetivo de constatar a qualidade do serviço prestado pela enfermagem.
Julgue o próximo item, relativo ao Sistema Único de Saúde no Brasil (SUS).
Impulsionada pelo processo de centralização da saúde, a atenção básica tem o objetivo de oferecer acesso universal e serviços abrangentes, coordenar e expandir a cobertura para níveis mais complexos de cuidado, bem como implementar ações intersetoriais de promoção de saúde e prevenção de doenças.
Julgue o item a seguir, concernente a custas hospitalares.
A gestão de custos na área hospitalar lida com um dos seus principais desafios, que é a complexidade de seus serviços, porque existe uma gama de profissionais voltados à atividade-fim, cujo desempenho se reflete diretamente nos custos hospitalares.
Julgue o item seguinte, no que se refere a aspectos políticos, sociais e econômicos no Brasil.
No Brasil, existem políticas de saúde aprovadas pelo Ministério da Saúde voltadas para segmentos específicos da população, como negros, indígenas e outros.
Julgue o item subsequente, acerca do sistema de saúde no Brasil.
No ano 2000, foi criada a Agência Nacional de Vigilância Sanitária para garantir a regulamentação legal e administrativa do mercado de seguros privados de saúde.
A tabela a seguir, referente a determinada microrregião hipotética do Brasil, mostra o número de nascidos vivos no ano de 2014, a população dessa microrregião em meados de 2014 e o total de óbitos registrados nesse mesmo ano e local.
Com base nas informações e na tabela apresentadas, julgue o item que se segue.
Na microrregião em questão, a taxa bruta de mortalidade em 2014, que denota a razão entre o total de óbitos e o de nascidos vivos nessa população, foi igual a 0,4.
Todo paciente que chega a determinado posto hospitalar é imediatamente avaliado no que se refere à prioridade de atendimento. Suponha que o paciente seja classificado como "emergente" (Y = 0) ou como "não emergente" (Y = 1), e que as quantidades X, diárias, de pacientes que chegam a esse posto sigam uma distribuição de Poisson com média igual a 20. Considerando que W represente o total diário de pacientes emergentes, de tal sorte que
, em que 0 ≤ w ≤ x e x ≥ 0, julgue o item subsequente.
Se, em determinado dia, 10 pacientes forem atendidos nesse posto hospitalar, então a probabilidade de se registrar, entre esses pacientes, exatamente um paciente emergente será igual a 0,1.
Em uma pequena clínica hospitalar, a receita diária R e a despesa diária D, ambas em R$ mil, são variáveis aleatórias contínuas, tais que:
Considerando que a covariância entre as variáveis R e D seja igual a 10, e que
seja o saldo diário, julgue o item a seguir.
A probabilidade de o saldo S ser nulo é igual a 0.
Os tempos de duração de exames de cateterismo cardíaco ( Y, em minutos) efetuados por determinada equipe médica seguem uma distribuição normal com média µ e desvio padrão σ, ambos desconhecidos. Em uma amostra aleatória simples de 16 tempos de duração desse tipo de exame, observou-se tempo médio amostral igual a 58 minutos, e desvio padrão amostral igual a 4 minutos.
A partir da situação hipotética apresentada e considerando Φ(2) = 0,977, em que Φ(z) representa a função de distribuição acumulada de uma distribuição normal padrão e z é um desvio padronizado, julgue o item que se segue, com relação ao teste de hipóteses H0 = µ ≥ 60 minutos, contra HA = µ < 60 minutos, em que H0 e HA denotam, respectivamente, as hipóteses nula e alternativa.
Nesse teste de hipóteses, comete-se o erro do tipo II caso a hipótese H0 seja rejeitada, quando, na verdade, H0 não deveria ser rejeitada.
X1, X2, ..., X10 representa uma amostra aleatória simples retirada de uma distribuição normal com média µ e variância σ2, ambas desconhecidas. Considerando que
e
representam os respectivos estimadores de máxima verossimilhança desses parâmetros populacionais, julgue o item subsecutivo.
A soma X1 + X2 + ... + X10 é uma estatística suficiente para a estimação do parâmetro μ.
Uma amostra aleatória simples
Y1, Y2, ..., Y25 foi retirada de uma distribuição normal com média nula e variância σ2, desconhecida. Considerando que
, em que
representa a distribuição qui-quadrado com 25 de liberdade, e que
, julgue o item a seguir.
A variância da distribuição
, com 25 graus de liberdade é superior a 40.