O processo de formação socioespacial de Rondônia é deflagrado, seguindo padrões de ocupação vinculados à exploração de suas reservas naturais e guiado por intervenções governamentais que condicionam as instituições locais, moldando o modo como seu espaço se organiza. (NASCIMENTO, Claudia. A formação do espaço de Rondônia: uma análise do zoneamento socioecológico econômico e do uso e cobertura da terra.) Como forma de tentar solucionar os problemas ambientais existentes, surgiram projetos que nortearam o desenvolvimento socioeconômico do Estado de Rondônia. A respeito desses principais projetos, analise as afirmativas a seguir: I - O POLONOROESTE foi criado em 1981 e teve a intenção de melhorar a integração da região aos centros já modernizados do sul, além de uma estratégia de proteção ambiental e de preservação das comunidades indígenas e extrativistas. II – O PLANAFLORO (Projeto Agropecuário e Florestal de Rondônia) surgiu em 1986 e teve como objetivo geral implantar uma abordagem mais aperfeiçoada para o manejo, a conservação e o desenvolvimento dos recursos naturais do Estado. III - O Programa Amazônia Sustentável (PAS), lançado em 2008, tem como principal objetivo fomentar o desenvolvimento sustentável, o uso e a proteção dos recursos naturais e foi muito criticado por não relacionar as comunidades tradicionais – indígenas, quilombolas ou ribeirinhas e o conhecimento que possuem da região. Está correto o que se afirma em:
Considere o plenário de um tribunal superior composto por 11
ministros, sendo duas mulheres e nove homens. Uma turma com
cinco integrantes será escolhida ao acaso para apreciação de
determinados processos.
A probabilidade de que tal turma seja mista, do ponto de vista do
gênero, é igual a:
Numa localidade que conta apenas com duas varas de justiça e onde os processos são distribuídos de forma aleatória, sabe-se que o juiz “A” condena os réus com probabilidade de 0,45 e o juiz “B” absolve com probabilidade 0,85. Logo, a probabilidade de que um réu qualquer seja absolvido é de:
Considere a variável aleatória X, uniforme entre 0 e 1, uma amostra aleatória simples de tamanho n=3 e a estatística de ordem do máximo (=Y). Então a função de densidade de Y é dada por:
Seja X = número de anos de condenação e Y = nível de renda do
condenado (mil reais). São fornecidas ainda as seguintes
informações:
Var(X ) = 25; Var (Y ) = 16 e Var (X+Y) = 21
Assim sendo, a correlação (Pearson) entre X e Y é igual a:
Para estimar a média populacional μ é sugerido o estimador

onde xié o indivíduo de ordem i de uma amostra
aleatória simples extraída daquela população.
Então, é correto afirmar que:
Sobre a realização de testes de razão de verossimilhança, a partir de uma AAS de tamanho n, é correto afirmar que:
Considere a tabela resumo a seguir contendo as estimativas dos
parâmetros de uma regressão linear simples e dos respectivos
erros padrão estimados, com uma amostra de tamanho n = 52:

A respeito da inferência sobre os parâmetros, é correto afirmar
que:
O uso da floresta úmida para agricultura, normalmente
envolvendo desmatamento, altera radicalmente as características
ecológicas, tais como a vegetação, solos, ciclos de nutrientes e
diversidade de espécies. Padrões míopes de uso da floresta
úmida têm levantado preocupações amplamente compartilhadas.
É importante examinar algumas dessas preocupações, incluindo
alguns desses equívocos populares a respeito das consequências
ambientais, para que se possa avaliar a agricultura pioneira em
termos de seu custo ambiental e chances de sustentabilidade a
longo prazo.”
(FEARNSIDE, Philip. A floresta úmida tropical como um
ecossistema. Disponível em http://philip.inpa.gov.br/)
Um dos problemas ambientais decorrentes das alterações sobre
o ambiente natural em destaque é:
O neoliberalismo provocou a radicalização do pauperismo. No que concerne às políticas sociais, há o deslocamento da compreensão de Seguridade Social para a noção de seguro social (IAMAMOTO, 2007). Nesse sentido, a lógica que passa a dirigir a política social é:
Nos anos 1990 o Brasil assume o modelo neoliberal, notadamente após o Consenso de Washington. Com isto, as transformações nas políticas sociais começam a acontecer no desenrolar da década. A política de assistência social apresenta como uma das características:
Gilberto é o chefe do Serviço Social de um CRAS. Um dia é procurado por uma estagiária de Serviço Social que lhe informa que viu os prontuários de três usuários que estavam guardados no arquivo sendo manipulados por um pedagogo. Quando indagado sobre o motivo de haver aberto a sala do Serviço Social e pego os prontuários, o pedagogo explicou que havia necessitado de uma informação que sabia constar na documentação do Serviço Social. Gilberto explicou à estagiária que:
Em um hospital, dois irmãos procuram o Serviço Social a fim de solicitar uma órtese prescrita pelo ortopedista para seu Jerônimo, de 77 anos de idade e avô de ambos. Eles explicam ao assistente social que são os únicos parentes vivos de seu Jerônimo, mas não possuem recursos para adquirir a órtese prescrita. Diante dessa situação, o assistente social deve informar que:
Maurício precisa fazer um projeto para justificar a abertura de um serviço de atendimento especializado para crianças com suspeita de abuso sexual. Nesse projeto, ele enuncia uma hipótese, cuja função é:
Atualmente, a família adquiriu centralidade nos programas sociais, o que exponencia a atuação do assistente social. Esse aumento é determinado pelo(a):