As organizações de trabalho em geral sistematizam sua estrutura e suas atividades. Uma das sistematizações organizacionais que mais interessa ao pedagogo empresarial é aquela que diz respeito ao desenho de cargos, pois o desenvolvimento de competências dos funcionários está diretamente relacionado a tal sistematização. Vários modelos são utilizados para essa sistematização, com destaque para os modelos clássico, humanístico e contingencial. São características do modelo contingencial:
A pedagogia não é uma ciência exata, mas ações investigativas e avaliativas nesse âmbito podem contribuir para o desenvolvimento de pessoas. O processo sistêmico de treinamento e desenvolvimento (T&D) é composto por um conjunto de etapas. Aquelas que se caracterizam como ações investigativas e avaliativas são:
O pedagogo empresarial Carlos foi chamado a construir um projeto de formação de equipes. Atualizado com as competências demandadas de um pedagogo, Carlos considerou, no desenho do ciclo de vida do projeto, o nível de esforço que cada uma das etapas do projeto – definição, planejamento, execução e entrega – demandaria do seu setor. Se o ciclo de vida projetado por Carlos estiver de acordo com o que é usual na maioria dos projetos, ele deve esperar:
Para construir um ambiente de ensino-aprendizagem eficiente, é
necessário adequar os variados meios hoje disponíveis aos
conhecimentos e habilidades a serem adquiridos pelos
participantes dos cursos, de forma a facilitar o aprendizado. A fim
de colocar a tecnologia a serviço da metodologia de ensino, uma
equipe de pedagogos de uma empresa de grande parte do setor
bancário, presente em centenas de municípios brasileiros,
desenvolveu uma série de cursos sobre procedimentos bancários
e sobre desenvolvimento gerencial na modalidade a distância.
Considerando as especificidades da educação a distância, avaliase
que a decisão da equipe foi:
Com relação à teoria do consumidor, analise as afirmativas a seguir: I - Supõe-se que os consumidores se comportam de modo racional com o objetivo de maximizarem o grau de satisfação que podem ter (utilidade) por meio do consumo. II - As curvas de indiferença de um consumidor representam todas as combinações de bens e serviços que auferem mesmo nível de utilidade para o consumidor. III - A teoria da preferência revelada mostra como as escolhas feitas pelos consumidores podem ser utilizadas para se determinar suas preferências. Está correto o que se afirma em:
“Uma grande enchente na região Centro-Oeste do Brasil destrói grande parte da produção de soja da região e isso repercute em um aumento do preço do leite de soja”. A justificativa correta desse trecho é que a enchente levará:
Um monopolista pode produzir a um custo médio e marginal constante de Cme = CMg = 70. A empresa defronta-se com uma curva de demanda do mercado dada por Q( P) = 75 – (P/2). O lucro desse monopolista é:
Luiz Afonso está analisando quatro possíveis projetos diferentes
para implementar em sua empresa, a L.A magazine. Cada um
desses projetos exige um investimento inicial de R$500.000,00 e
apresenta entradas de caixa descritas na tabela a seguir.

Suponha que a metodologia escolhida por Luiz Afonso na
avaliação dos projetos é a de payback. Se o dono da L.A.
magazine estipulou um período máximo de 5 anos na sua
avaliação de payback e supondo que a taxa de juros é nula, temse
que o(s) projeto(s) que atende(m) à sua exigência é(são):
Considere o modelo keynesiano simples dado pela seguinte função consumo: C = 100 + 0,2Y, em que C é o nível de Consumo e Y é a renda. Considere uma economia fechada, no caso do investimento autônomo e gasto do governo autônomo serem iguais a 10 cada. Se a propensão marginal a consumir for igual a 40% da renda, a renda de equilíbrio do modelo e a alíquota tributária aplicada sobre a renda serão, respectivamente, iguais a:
Existem diversas teorias econômicas que explicam as decisões de consumo dos agentes. Segundo a teoria da renda permanente, é INCORRETO afirmar que:
Uma das características do conceito de neutralidade de um sistema tributário é:
Peter, nascido na Áustria, decidiu obter a nacionalidade brasileira, o que foi deferido pelo órgão competente. Ato contínuo, passou a inteirar-se sobre os direitos que brasileiros natos e naturalizados possuem, bem como sobre possíveis restrições que poderiam ser impostas a esses direitos. A respeito dessa temática, é correto afirmar que:
João, servidor público civil estadual estável de Rondônia, requereu licença para tratar de interesse particular. O pleito foi indeferido pela Administração Pública porque restou comprovado que a ausência do servidor durante o tempo de afastamento prejudicaria o serviço público prestado no órgão em que está lotado. Inconformado, pois já havia contratado uma viagem de 6 meses para o exterior, João impetrou mandado de segurança pretendendo reverter a situação. A ordem deve ser:
João adquiriu um produto que apresentava vício aparente, dirigindo-se, após determinado período, ao fornecedor para efetuar a sua reclamação. No entanto, não conseguiu que sua reclamação sequer fosse registrada, sob a alegação de caducidade de seu direito. Com base no Código de Proteção e Defesa do Consumidor, a alegação de caducidade feita pelo fornecedor de serviços se justifica porque o produto adquirido por João era:
Carlos propôs ação de cobrança da quantia de cem mil reais em face dos dois devedores, João e Pedro, que, depois de validamente citados, ofertaram as respectivas contestações, subscritas por advogados vinculados a escritórios distintos. Finda a instrução probatória, o juiz acolheu em parte o pedido, condenando os réus a pagarem ao autor a quantia de cinquenta mil reais. Transcorridos vinte e cinco dias após a intimação da sentença, cada réu protocolizou o respectivo recurso de apelação, tendo, ambos, pleiteado a reforma do julgado para que se julgasse improcedente o pedido. Após o recebimento, pelo juízo a quo, dos dois apelos, o autor apresentou contrarrazões recursais tempestivas, além de ter protocolizado, na mesma data, apelo adesivo, em que pugnou pela reforma parcial da sentença, a fim de que a verba fosse majorada para o montante especificado na inicial. Partindo-se do pressuposto de que todos os recursos são formalmente regulares e tiveram os respectivos preparos corretamente efetuados, deverá o órgão ad quem: