O químico francês Lavoisier (1743-1794) escreveu que o vinagre era o vinho acetificado devido à absorção do oxigênio, portanto, o resultado apenas de uma reação química. Pensava-se, na época, que a camada gelatinosa que se formava na superfície do vinho em acetificação, a “mãe do vinagre”, era apenas um produto dessa reação. Somente mais tarde Pasteur mostrou que sempre que o vinho se transforma em vinagre é devido à participação de bactérias acéticas que se desenvolvem na superfície, formando um véu.
Disponível em: www.cnpuv.embrapa.br. Acesso em: 18 jul. 2015.
A “mãe do vinagre” forma-se na superfície porque
Sasseron e Carvalho (2011) discorreram sobre o conceito de alfabetização científica. Eles enfatizaram que a alfabetização deve desenvolver em uma pessoa a capacidade de organizar seu pensamento de maneira lógica, além de auxiliar na construção de uma consciência mais crítica em relação ao mundo que a cerca. Ainda explicaram que a alfabetização científica
tem como objetivo a formação de cidadãos críticos com vistas à atuação na sociedade, devendo organizar as habilidades implicadas nesse processo.
Assinale V (verdade) e F (falso) para as afirmativas que compreendem os Eixos Estruturantes da Alfabetização Científica, e posteriormente assinale a alternativa com a SEQUÊNCIA CORRETA:
( ) Compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais.
( ) Organização do espaço escolar para aulas de ciências com materiais lúdicos.
( ) Compreensão da natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática.
( ) Entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente.
( ) Divulgação da produção científica realizada pelos alunos no âmbito escolar e/ou fora da escola.
A fecundação é o processo biológico responsável pela formação de novas vidas. Esse processo caracteriza-se pela união do óvulo (gameta feminino) com o espermatozoide (gameta masculino). Nos espermatozoides, existe uma região específica conhecida como “acrossomo”. É o acrossomo que será o responsável pela perfuração das membranas do óvulo, permitindo assim, a fecundação e a formação de uma nova vida. Nesse caso, assinale corretamente a alternativa que apresenta a organela responsável pela formação do acrossomo nos espermatozoides.
No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “problemas ambientais” espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados às Ciências Naturais, que lhes permitam ser capazes de:
Um Professor de Ciências Naturais que deseja desenvolver a temática “corpo humano: organização e alguns sistemas” com os alunos do Ensino Fundamental deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
Um Professor de Ciências Naturais que deseja desenvolver a temática “energia elétrica” com os alunos do Ensino Fundamental deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.
O uso de tecnologias como vídeos, simulações computacionais e pesquisas via Internet é compatível com as modalidades de projetos e de demonstrações.
Em muitas cidades brasileiras, ainda ocorre a descarga irregular de lixo a céu aberto, sem as necessárias medidas de proteção, causando inúmeros malefícios sociais, à saúde humana e ao ambiente. Dessa forma, torna‐se necessária uma maior sensibilização da sociedade e das autoridades governamentais, de modo a encontrar novas e melhores alternativas para a questão do lixo, com a implantação de novas técnicas para recuperar as áreas degradadas devido à disposição irregular dos resíduos sólidos. Uma das técnicas utilizadas para o encerramento de uma área degradada envolve a remoção e o transporte desses resíduos para aterros sanitários que sejam previamente preparados e regularizados no órgão ambiental competente.
Com base no texto acima, assinale a alternativa que apresenta somente vantagens do aterro sanitário.
Imagine uma proteína X destinada a atravessar a membrana plasmática. A tradução ocorrerá no citoplasma através
Frequentemente, os professores são questionados sobre quais conteúdos devem ser priorizados dentro do ensino de biologia, quais os objetivos de aprendizagem a serem perseguidos e como atingi‐los. É necessário compreender a existência de conhecimentos entre uma base comum e outra diversificada, ambas integradas à realidade do aluno, de forma que ele possa intervir sobre ela, com autonomia e competência.
Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta com relação aos preceitos propostos pelos PCNEM para o ensino de biologia.
Nas últimas décadas, o ensino de biologia vem sendo marcado por uma dicotomia que constitui um desafio para os educadores.
Seu conteúdo e sua metodologia no ensino médio são voltados, quase que exclusivamente, para a preparação do aluno para os exames vestibulares, em detrimento das finalidades atribuídas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/1996) à última etapa da educação básica. Entretanto, uma mudança de paradigma vem transformando esse entendimento em relação ao processo de ensino de biologia. Temas relativos a essa área de conhecimento vêm sendo mais e mais discutidos pelos meios de comunicação. A utilização de documentários, filmes, artigos de jornais e revistas e da Internet são cada vez mais comuns em sala de aula, a ponto de serem vistos, atualmente, como importantes recursos para o ensino de biologia. Essas iniciativas trazem à tona questões atuais, que geram debates com maior atratividade e interatividade, principalmente devido ao uso de mídias.
Com base no texto acima, assinale a alternativa correta acerca da influência das mídias nos processos de ensino‐aprendizagem de biologia.
No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “saneamento básico” espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados às Ciências Naturais, que lhes permitam ser capazes de:
De acordo com a tabela periódica dos elementos químicos, a IUPAC, pode-se afirmar que o Iodo ( I ) está presente na seguinte família:
Um Professor de Ciências Naturais que deseja desenvolver a temática “seres microscópicos” com os alunos do Ensino Fundamental deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
Com os alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:
“Conjunto de hífas que constituem os fungos com raízes de certas plantas"
No contexto das Ciências Naturais, o fragmento acima conceitua: