Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 19 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O químico francês Lavoisier (1743-1794) escreveu que o vinagre era o vinho acetificado devido à absorção do oxigênio, portanto, o resultado apenas de uma reação química. Pensava-se, na época, que a camada gelatinosa que se formava na superfície do vinho em acetificação, a “mãe do vinagre”, era apenas um produto dessa reação. Somente mais tarde Pasteur mostrou que sempre que o vinho se transforma em vinagre é devido à participação de bactérias acéticas que se desenvolvem na superfície, formando um véu.

Disponível em: www.cnpuv.embrapa.br. Acesso em: 18 jul. 2015.

A “mãe do vinagre” forma-se na superfície porque

Sasseron e Carvalho (2011) discorreram sobre o conceito de alfabetização científica. Eles enfatizaram que a alfabetização deve desenvolver em uma pessoa a capacidade de organizar seu pensamento de maneira lógica, além de auxiliar na construção de uma consciência mais crítica em relação ao mundo que a cerca. Ainda explicaram que a alfabetização científica
tem como objetivo a formação de cidadãos críticos com vistas à atuação na sociedade, devendo organizar as habilidades implicadas nesse processo.

Assinale V (verdade) e F (falso) para as afirmativas que compreendem os Eixos Estruturantes da Alfabetização Científica, e posteriormente assinale a alternativa com a SEQUÊNCIA CORRETA:

( ) Compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais.

( ) Organização do espaço escolar para aulas de ciências com materiais lúdicos.

( ) Compreensão da natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática.

( ) Entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente.

( ) Divulgação da produção científica realizada pelos alunos no âmbito escolar e/ou fora da escola.

A fecundação é o processo biológico responsável pela formação de novas vidas. Esse processo caracteriza-se pela união do óvulo (gameta feminino) com o espermatozoide (gameta masculino). Nos espermatozoides, existe uma região específica conhecida como “acrossomo”. É o acrossomo que será o responsável pela perfuração das membranas do óvulo, permitindo assim, a fecundação e a formação de uma nova vida. Nesse caso, assinale corretamente a alternativa que apresenta a organela responsável pela formação do acrossomo nos espermatozoides.

No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “problemas ambientais” espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados às Ciências Naturais, que lhes permitam ser capazes de:

Um Professor de Ciências Naturais que deseja desenvolver a temática “corpo humano: organização e alguns sistemas” com os alunos do Ensino Fundamental deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

Um Professor de Ciências Naturais que deseja desenvolver a temática “energia elétrica” com os alunos do Ensino Fundamental deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.

O uso de tecnologias como vídeos, simulações computacionais e pesquisas via Internet é compatível com as modalidades de projetos e de demonstrações.

Em muitas cidades brasileiras, ainda ocorre a descarga irregular de lixo a céu aberto, sem as necessárias medidas de proteção, causando inúmeros malefícios sociais, à saúde humana e ao ambiente. Dessa forma, torna‐se necessária uma maior sensibilização da sociedade e das autoridades governamentais, de modo a encontrar novas e melhores alternativas para a questão do lixo, com a implantação de novas técnicas para recuperar as áreas degradadas devido à disposição irregular dos resíduos sólidos. Uma das técnicas utilizadas para o encerramento de uma área degradada envolve a remoção e o transporte desses resíduos para aterros sanitários que sejam previamente preparados e regularizados no órgão ambiental competente.

Com base no texto acima, assinale a alternativa que apresenta somente vantagens do aterro sanitário.

Imagine uma proteína X destinada a atravessar a membrana plasmática. A tradução ocorrerá no citoplasma através

Frequentemente, os professores são questionados sobre quais conteúdos devem ser priorizados dentro do ensino de biologia, quais os objetivos de aprendizagem a serem perseguidos e como atingi‐los. É necessário compreender a existência de conhecimentos entre uma base comum e outra diversificada, ambas integradas à realidade do aluno, de forma que ele possa intervir sobre ela, com autonomia e competência.

Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta com relação aos preceitos propostos pelos PCNEM para o ensino de biologia.

Nas últimas décadas, o ensino de biologia vem sendo marcado por uma dicotomia que constitui um desafio para os educadores.

Seu conteúdo e sua metodologia no ensino médio são voltados, quase que exclusivamente, para a preparação do aluno para os exames vestibulares, em detrimento das finalidades atribuídas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/1996) à última etapa da educação básica. Entretanto, uma mudança de paradigma vem transformando esse entendimento em relação ao processo de ensino de biologia. Temas relativos a essa área de conhecimento vêm sendo mais e mais discutidos pelos meios de comunicação. A utilização de documentários, filmes, artigos de jornais e revistas e da Internet são cada vez mais comuns em sala de aula, a ponto de serem vistos, atualmente, como importantes recursos para o ensino de biologia. Essas iniciativas trazem à tona questões atuais, que geram debates com maior atratividade e interatividade, principalmente devido ao uso de mídias.

Com base no texto acima, assinale a alternativa correta acerca da influência das mídias nos processos de ensino‐aprendizagem de biologia.


No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “saneamento básico” espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados às Ciências Naturais, que lhes permitam ser capazes de:

De acordo com a tabela periódica dos elementos químicos, a IUPAC, pode-se afirmar que o Iodo ( I ) está presente na seguinte família:

Um Professor de Ciências Naturais que deseja desenvolver a temática “seres microscópicos” com os alunos do Ensino Fundamental deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

Com os alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:

“Conjunto de hífas que constituem os fungos com raízes de certas plantas"

No contexto das Ciências Naturais, o fragmento acima conceitua:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282