Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 5812 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q719628

Comprometimentos que vão desde os órgãos periféricos da audição e fonação até o sistema nervoso central acarretam diferentes distúrbios na linguagem e na comunicação do indivíduo. A respeito desse assunto, julgue o próximo item.

O atraso de linguagem é um distúrbio da expressão da fala devido a alterações anatômicas dos órgãos fonoarticulatórios.

Carregando...
Q719630

Um dos recursos terapêuticos atuais para a reabilitação da deficiência auditiva é o implante coclear, um dispositivo que estimula diretamente as células ganglionares do nervo auditivo, possibilitando a sensação de audição. No que concerne ao implante coclear, julgue o item a seguir.

Implante coclear é um efetivo recurso clínico suficientemente hábil para melhorar a qualidade de vida de indivíduos com deficiência auditiva neurossensorial e condutiva bilateral.

Carregando...
Q719635

Um dos recursos terapêuticos atuais para a reabilitação da deficiência auditiva é o implante coclear, um dispositivo que estimula diretamente as células ganglionares do nervo auditivo, possibilitando a sensação de audição. No que concerne ao implante coclear, julgue o item a seguir.

O processador de fala do implante coclear analisa continuamente o sinal de fala e dos sons ambientais, proporcionando a codificação desses sons, preservando as características importantes do espectro e da informação temporal dos sons da fala.

Carregando...
Q719642

No que se refere às fases da deglutição e aos mecanismos neuromotores envolvidos nesse processo, julgue o item subsecutivo.

Na fase preparatória oral, a língua, que contém o bolo em sua posição dorsal, inicia movimentos ascendentes e para trás, contra o palato e a região glossopalatal, como um mecanismo propulsivo.

Carregando...
Q719647

Julgue o próximo item, acerca dos protocolos de avaliação para disfagia, que visam padronizar e garantir a qualidade do atendimento fonoaudiológico, a fim de propiciar o retorno seguro da alimentação por via oral.

O protocolo de avaliação do risco para disfagia visa auxiliar o fonoaudiólogo a identificar e interpretar as alterações na dinâmica da deglutição, caracterizar os sinais clínicos sugestivos de penetração laríngea ou aspiração laringotraqueal, definir pontualmente a gravidade da disfagia e estabelecer condutas a partir dos resultados da avaliação.

Carregando...
Q719654

A propósito dos achados obtidos na avaliação eletrofisiológica da audição, por meio das emissões otoacústicas, julgue o item a seguir.

As emissões otoacústicas permitem estimar o grau e a configuração da perda auditiva em triagem auditiva neonatal.

Carregando...
Q719685

No que diz respeito ao processamento auditivo, julgue o item seguinte.

Um distúrbio do processamento auditivo pode piorar em ambiente acústico desfavorável e interfere nas habilidades escolares.

Carregando...
Q719692

Acerca da avaliação do equilíbrio corporal, julgue o item subsecutivo.

O estímulo calórico produz uma corrente perilinfática na direção da ampola do canal lateral excitado — prova quente — ou na direção oposta — prova fria —, flexionando as células sensoriais da crista ampular e desencadeando o reflexo vestíbulo-ocular (RVO).

Carregando...
Q719697

Julgue o próximo item, acerca da atuação do fonoaudiólogo na saúde materna e na infantil.

O trabalho fonoaudiológico no alojamento conjunto tem por objetivo promover a saúde do binômio nos aspectos de alimentação e comunicação e também realizar intervenções que visem proteger, nessa área, a mãe e o recém-nascido.

Carregando...
Q719700

Julgue o item a seguir, com relação à atuação do fonoaudiólogo na prática da amamentação.

Com 28 semanas, o recém-nascido já apresenta os componentes da sucção, deglutição e respiração, não sofrendo a sucção influência do seu peso e da sua maturidade.

Carregando...
Q719705

Julgue o item a seguir, com relação à atuação do fonoaudiólogo na prática da amamentação.

A atuação fonoaudiológica com o recém-nascido deve sempre priorizar o incentivo ao aleitamento materno, visto que a prática beneficia o desenvolvimento motor e o oral, o vínculo entre mãe e bebê, o crescimento e desenvolvimento global e a saúde como um todo.

Carregando...
Q719712

A respeito da atuação fonoaudiológica no ambiente hospitalar, julgue o item subsecutivo.

Na observação da deglutição, é desnecessário ao fonoaudiólogo avaliar a qualidade vocal do paciente após cada deglutição, pois o objetivo da avaliação é a habilidade de deglutir diferentes consistências de alimentos.

Carregando...
Q719806

A facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) é um método de intervenção composto de procedimentos básicos que podem ser utilizados pelo fisioterapeuta com o objetivo de auxiliar os pacientes a melhorar sua funcionalidade. Acerca desses procedimentos, julgue o item a seguir.

A irradiação pode ser entendida como a propagação de uma contração muscular que aumenta à medida que o estímulo se intensifica, podendo ser produzida pela aplicação do reflexo de estiramento.

Carregando...
Q719813

A neurociência abrange o entendimento do funcionamento dos sistemas motores, especialmente porque o comprometimento desses sistemas por lesão neurológica acarreta deficiências suscetíveis a tratamento fisioterápico. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.

Lesões do córtex cerebral motor primário unilateral causam plegia ou paresia homolateral associada à espasticidade, que é de alta intensidade inicialmente, mas que diminui de intensidade com o passar do tempo.

Carregando...
Q719818

A respeito dos aspectos clínicos e práticos da reabilitação de paciente acometido por paralisia cerebral (PC), julgue o item que se segue.

Uma das formas de eletroterapia utilizadas na reabilitação de pacientes que sofreram PC é a estimulação elétrica funcional (FES), que tem como um de seus critérios de elegibilidade a lesão do motoneurônio superior com integridade do motoneurônio inferior.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Errado
  • 2) Errado
  • 3) Certo
  • 4) Errado
  • 5) Certo
  • 6) Errado
  • 7) Certo
  • 8) Errado
  • 9) Certo
  • 10) Errado
  • 11) Certo
  • 12) Errado
  • 13) Errado
  • 14) Errado
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282