Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A soma de três números ab e c, inteiros e positivos, é 39. O produto de a por b é igual à soma de a com o dobro de c. Sabendo‐se que b é igual a 9, então, a razão é igual a

A Lei Federal nº 9.784/99 dispõe sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Quanto à contagem de prazos prevista na norma, analise as afirmativas, considerando que as datas apresentadas sejam dias úteis. 

I. Um prazo de um ano, que comece a correr em 13.03.2014, vencerá em 12.03.2015. 

II. A contagem do prazo de um mês equivale à contagem do prazo de 30 dias. 

III. Um prazo de um mês, que comece a correr em 31/01/2015, vencerá em fevereiro de 2015. 

IV. Os prazos nos processos administrativos, em regra, ficam suspensos nas férias de janeiro.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

“Determinado servidor público federal dirigiu requerimento a determinada autoridade. O requerimento foi apreciado e indeferido pela autoridade competente.” Nos termos do regime jurídico dos servidores públicos civis da União, no que tange ao direito de petição, analise.

I. O servidor, caso desejar recorrer, deverá protocolar o recurso no prazo máximo de 90 dias, contados da ciência do indeferimento do pedido inicial. 

II. A prescrição do direito de recorrer será interrompida no caso de o servidor apresentar pedido de reconsideração no prazo legal. 

III. Caso recorra, o servidor deverá encaminhar o recurso por intermédio da autoridade máxima do órgão competente para decidir. 

IV. O recurso interposto pelo servidor poderá ser recebido com efeito suspensivo, a juízo da autoridade competente para decidir. 

V. No caso de indeferimento de um pedido de reconsideração, o servidor poderá renová‐lo ou interpor recurso hierárquico.

Estão corretas apenas as afirmativas

Acerca do processo administrativo, assinale a afirmativa INCORRETA.

É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:

Em relação às bases para concreto FCK 10,7 MPA a serem utilizadas em guias, sarjetas e sarjetões, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No caso de guias e sarjetas executadas concomitantemente, a base de concreto deve ter largura tal que abranja inclusive a sarjeta.

( ) O concreto deverá ter consistência suficiente para assegurar às guias um assentamento estável, ainda antes do endurecimento.

( ) O concreto deverá ser contido lateralmente por meio de formas de madeira, assentadas em conformidade com os alinhamentos e perfis do projeto.

( ) Depois de umedecido ligeiramente o terreno de fundação, o concreto deverá ser lançado e apiloado conveniente‐mente, de modo a não deixar vazios.

A sequência está correta em

Um orçamento realizado há tempos já não é válido hoje. Se, por exemplo, alguém orçou uma obra e ganhou a licitação, mas a obra só veio a ser mobilizada quatro anos depois, é lógico perceber que alguns ajustes precisam ser feitos. Isso se deve a, EXCETO:

Em instalações hidráulicas de água quente, são regras a serem seguidas para que haja um perfeito funcionamento e segurança do aparelho aquecedor (boiler), EXCETO:

A percolação da água varia de intensidade em função do tipo de terreno encontrado em seu caminho. Algumas formações apresentam vazios relativamente importantes e contínuos, facilitando o fluxo descendente. Entretanto, se encontrar camadas menos permeáveis, a água será retardada e, eventualmente, preencherá todos os interstícios da região sobrejacente, formando zonas saturadas, que recebem a designação de

De acordo com o Decreto nº 7.983/2013, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Custo unitário de referência: valor unitário para a execução de uma unidade de medida do serviço previsto no orçamento de referência e obtido com base nos sistemas de referência de custos ou pesquisa de mercado.

( ) Composição de custo unitário: detalhamento do custo unitário do serviço que expresse a descrição, quantidades, produtividades e custos unitários dos materiais, mão de obra e equipamentos necessários à execução de uma unidade de medida.

( ) Custo total de referência do serviço: valor resultante da multiplicação do quantitativo do serviço previsto no orçamento de referência por seu custo unitário de referência.

( ) Custo global de referência: valor resultante do somatório dos custos totais de referência de todos os serviços necessários à plena execução da obra ou serviço de engenharia.

 

A sequência está correta em

De acordo com o Decreto nº 7.746/2012, a administração pública federal direta, autárquica e fundacional e as empresas estatais dependentes deverão elaborar e implementar Planos de Gestão de Logística Sustentável, no prazo estipulado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, prevendo, no mínimo, EXCETO:

Em relação a programas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Programa Word: pode ser utilizado para confecção de memoriais descritivos.

( ) Programa Excel: pode ser utilizado para confecção de planilhas orçamentárias.

( ) Programa AUTOCAD: pode ser utilizado para confecção de projetos de engenharia.

( ) Programa REVIT: pode ser utilizado para confecção de projetos de engenharia.

 

A sequência está correta em

O Cobit (Control Objectives for Information and Related Technology), conjunto de boas práticas, um framework para gerenciamento de processos de TI, foi criado pela ISACF (Information Systems Audit and Control Foundation), ligado à ISACA (ISAC Association), em 1994. Assinale, a seguir, a correta estruturade governança do Cobit.

O CMMI (Capability Maturity Model Integration) foi criado pelo SEI em 2002, como um modelo evolutivo em relação aos vários CMMs, com o objetivo de combinar suas várias disciplinas em uma estrutura única e flexível, com componentes, podendo ser utilizado de forma integrada nas organizações que demandavam por processos de melhoria no âmbito corporativo. O CMMI baseia-se nas seguintes abordagens:

A Instrução Normativa nº 4/2010 regulamenta as contratações de Soluções de Tecnologia da Informação pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administraçãodos Recursos de Informação e Informática (SISP). Oart. 8º do Capítulo II dispõe que as contratações de Soluções de Tecnologia da Informação deverão seguir três fases. Assinale-as.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282