Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 167310 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Sobre os benefícios de implementar o CobiT como um modelo de governança de TI, analise as afirmativas a seguir. I.O COBIT fornece uma visão clara para os executivos sobre o que TI faz. II.O COBIT fornece uma clara divisão das responsabilidades baseada na orientação para dados mestre. III.O COBIT é aceito internacionalmente como framework de modelo para Governança de TI. Assinale:

Analise as afirmativas a seguir. I. O saldo final positivo da demonstração do fluxo de caixa sempre será igual ao lucro líquido do exercício apresentado na demonstração de resultado.
II. O lucro líquido do exercício é a única conta transferida da demonstração do resultado para o balanço patrimonial no procedimento de encerramento do exercício fiscal.
III. A demonstração do resultado do exercício refere-se à dinâmica patrimonial, enquanto o balanço patrimonial refere- se à estática patrimonial.
Assinale:

Com base nas NBC T SP 16, as receitas tributárias e as despesas com pessoal ativo alteram o resultado financeiro do balanço patrimonial nos estágios, respectivamente,

O prazo médio de compras ou pagamentos é de

O procedimento de auditoria que somente pode ser realizado no final do período ou após ele, segundo a NBC TA 330, é

Acerca das cláusulas pétreas da Constituição da República assinale a afirmativa incorreta.

No que diz respeito à Administração Pública e aos servidores públicos analise as afirmativas a seguir. I. Somente por lei específica poderá ser criada empresa pública.
II. A autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta e indireta poderá ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o Poder Público.
III. O servidor estável será reintegrado se sua demissão for invalidada por sentença judicial, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização.
Assinale:

Márcia Só, nos autos do inventário de seu falecido pai, foi surpreendida com a pretensão da Fazenda Estadual em lhe cobrar o Imposto Mortis Causa e Doação aplicando alíquota progressiva. Nesse caso,

A respeito das obrigações divisíveis e indivisíveis, analise as afirmativas a seguir. I. Em caso de obrigação indivisível, havendo pluralidade de credores, o devedor se desobrigará, pagando a todos conjuntamente ou a um, dando este caução de ratificação dos outros credores.
II. A obrigação que se resolver em perdas e danos não perde a qualidade de indivisível.
III. Se um dos credores remitir a dívida, a obrigação não ficará extinta para com os outros, mas estes só a poderão exigir, descontada a quota do credor remitente. Tal critério não se aplicará aos casos de transação ou compensação.
Assinale:

A Constituição da República de 1988 garante que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, impondo- se ao Poder Público a adoção de políticas ambientais legislativas e administrativas que, em parte, foi disciplinada pela Lei Complementar n. 140/2011
Sobre esta Lei, assinale a afirmativa correta.

A empresa de economia mista a título de intervenção no domínio econômico representa uma organização administrativa de situação

“O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi

criado pelo Inep em 2007. O Ideb é importante por ser condutor

de política pública em prol da qualidade da educação. (...) que,

em 2021, o IDEB do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um

sistema educacional de qualidade comparável à dos países

desenvolvidos".

(Fonte: http://portal.inep.gov.br)

Observe o quadro sobre a evolução do Ideb numa escola fictícia:

A queda do Ideb em 2011 pode ser explicada pelos fatores a

seguir, à exceção de um. Assinale-o.

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Pedagogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Luckesi

Cipriano Luckesi (1994), no livro Filosofia da Educação, apresenta as características e diferenças entre as tendências pedagógicas na prática escolar. Na página 64, descreve o papel da escola na perspectiva de uma dessas tendências: “Assim, quando se fala em educação em geral, diz-se que ela é uma atividade onde professores e alunos, mediatizados pela realidade que aprendem e da qual extraem o conteúdo de aprendizagem, atingem um nível de consciência dessa mesma realidade, a fim de nela atuarem, num sentido de transformação social.” Assinale a alternativa que apresenta a tendência dessa pedagogia, cujo inspirador e divulgador foi Paulo Freire.

Sobre as vantagens do uso das mídias nas escolas, analise as afirmativas a seguir. I.O desafio é saber se os professores irão mudar de paradigma e concentrar-se na criação, na gestão e na regulação de situações de aprendizagem. II.A educação para a mídia contribui para formar um receptor crítico, ativo, inteligente, capaz de se distanciar da mensagem midiática e exercer sobre ela seu poder de análise e crítica. III.Os recursos tecnológicos utilizados abrem novos processos de aprendizagem que oferecem possibilidades de renovar ou mesmo romper com a práxis do modelo tradicional da educação. Assinale:

A organização curricular por projetos é valorizada nos documentos publicados pelo MEC que abordam as relações entre tecnologia, currículo e projetos. Com relação aos princípios norteadores dessa prática, assinale   V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. (   ) Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. (   ) O papel do professor é o de transmitir informações e sua atuação, na organização curricular por projetos, ocupa o centro do processo.   (   ) O professor deve considerar, para trabalhar com projetos, as possibilidades de desenvolvimento de seus alunos, as dinâmicas sociais do contexto em que atua e as possibilidades de sua mediação pedagógica. As afirmativas são, respectivamente,

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282