Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 167319 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Na ótica lukacsiana, a vida cotidiana caracteriza–se por uma _________. O cotidiano não se desloca do histórico, pois esse é um dos seus níveis constitutivos, em que a reprodução social se realiza na reprodução dos indivíduos enquanto tais. A vida cotidiana é distinta quanto ao seu âmbito, aos seus ritmos e regularidade e aos comportamentos diferenciados dos sujeitos coletivos. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Mirian Goldenberg, no livro "A arte de pesquisar", sistematiza diferentes perspectivas teóricas que subsidiam a

pesquisa qualitativa. Numere as características da coluna da direita de acordo com as perspectivas teóricas da coluna

da esquerda.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alapanian (2008), em suas “Reflexões sobre o Serviço Social no Poder Judiciário", afirma:

Mioto (2001) apresenta uma proposta de percurso operativo para compreender a lógica do processo da perícia social.

Sobre o assunto, numere a coluna da direita com base nas conceituações da autora na coluna da esquerda.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

No trabalho profissional do assistente social, independentemente da organização em que se insere, a entrevista é uma

técnica de uso cotidiano. A literatura sobre entrevista no campo do Serviço Social a considera um diálogo respeitoso

de caráter profissional que compõe um espaço de interação entre assistente social e usuários dos serviços sociais. A

respeito da entrevista, considere os seguintes itens:

1– Processo de interrogatório de caráter investigativo.

2– Espaço reflexivo sobre a situação em questão.

3– Momento de escuta qualificada, para compreensão da situação do usuário.

4– Espaço de intersubjetividade, no qual o objetivo do entrevistador deve ser explicitado.

No uso da entrevista, o profissional deve conduzi–la como:

O debate sobre vulnerabilidade ganhou centralidade no enfrentamento das diferenciadas expressões da questão social

e no trabalho social com famílias. Essa categoria compreende:

1– noção multidimensional, na medida em que afeta indivíduos, grupos e comunidades em planos distintos de seu

bem–estar, de diferentes formas e intensidades.

2– análise da composição familiar, das condições de acesso e qualidade do sistema educacional, da possibilidade

de obter trabalho com qualidade e remuneração adequada, da existência de garantias legais e políticas.

3– trajetória do sujeito, variando de pessoa para pessoa, contudo recebendo influência da família, que é a

responsável pelo seu enfrentamento, cabendo ao Estado a intervenção em caso de falência do grupo familiar.

4– privação de renda, elemento central na classificação de pobreza e miséria.

Estão corretos os itens:

Entre as competências previstas na Lei 8.662/93 para o exercício da profissão de assistente social encontram–se:

"prestar assessoria e consultoria [...]; coordenar, elaborar, executar, supervisionar [...]; realizar vistorias, perícias

técnicas, laudos periciais [...]". A respeito do assunto, relacione as definições da coluna da direita aos respectivos

termos da coluna da esquerda.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

A partir do texto, considere as seguintes afirmativas:

1– Observa–se uma convergência entre os pontos de vista de Roberto Pompeu de Toledo, Derek Bok, Amartya

Sen e Joseph Stiglitz.

2– Toledo argumenta que as mães não deveriam desejar que seus filhos fossem felizes, e sim que cursassem

boas universidades e conseguissem empregos bem remunerados.

3– Tanto o ensaio de Toledo quanto o artigo publicado na revista /Vew Yorker em 22/03/2010 enfatizam a

preocupação dos pais com a felicidade dos filhos.

Assinale a alternativa correta.

Com relação ao Scrum considere:

I. Refere-se às equipes de desenvolvimento.
II. Refere-se às sprints. Assinale a alternativa em que as duas afirmativas sobre I e II são verdadeiras:

É facultativo o instrumento de contrato, podendo ser substituído por outros instrumentos hábeis, tais como cartacontrato, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço,

No tocante à problemática da “qualidade na administração pública” no Brasil, considere as afirmações abaixo.

I. Sua discussão está bastante enraizada no contexto de reforma do Estado brasileiro de meados dos anos 90.

II. Toma por princípio a necessidade de separação entre metas de “qualidade” e de “participação” (dos servidores), pois entende que a busca simultânea destes dois objetivos levaria à dispersão de recursos e reduziria a consecução de resultados, no tocante aos ganhos de qualidade.

III. Traz como um de seus sustentáculos a definição de indicadores de desempenho para avaliação de resultados e de níveis de satisfação dos clientes internos e externos.

IV. Relaciona-se com a busca da mudança de uma cultura administrativa de acento burocrático para uma cultura com orientação gerencial.

Está correto o que se afirma APENAS em

A respeito dos conceitos de recursos materiais e recursos patrimoniais é correto afirmar que

Considerando as regras de competência no processo penal, assinale a opção correta.

Considerando as disposições sobre a execução penal, assinale a opção correta.

Acerca do processo de desapropriação, assinale a opção correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282