Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 167319 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Os depoimentos a seguir são avaliações sobre a Revolução Industrial, suas inovações e contradições sociais, realizadas por intelectuais que testemunharam o processo de afirmação do sistema fabril na Europa, no século XIX.
“O nosso tempo é o da máquina. Em toda parte o artesão foi expulso para dar lugar a um operário sem alma, mas mais veloz. A lançadeira foge dos dedos do tecelão e cai entre os dedos de aço que a fazem girar mais rapidamente”.
(Adaptado de Thomas Carlyle, Os sinais do tempo, 1829.)
“Coketown [cidade do carvão] era uma cidade de máquinas e de altas chaminés, que exalavam incessantemente serpentes de fumaça. Era atravessada por um canal negro e possuía amontoados de fábricas, onde o pistão da máquina a vapor subia e descia em um ritmo monótono, parecido com o da cabeça de um elefante em um estado de demência melancólica”.
(Adaptado de Charles Dickens, Tempos difíceis, 1854.)
“Os trabalhadores já tentaram muitas vezes enfrentar o capital, conseguindo estabelecer um acordo com base no qual não aceitam trabalhar abaixo de um determinado pagamento mínimo. Esforço inútil! O capital pode facilmente encontrar mão–de–obra alhures e pode resistir mais tempo, enquanto o trabalhador é constrangido, pelas necessidades da vida, a aceitar qualquer pagamento.”
(Adaptado de Friedrich Harkort, Sobre os obstáculos da civilização e sobre a emancipação das classes inferiores, 1844.)

Com base nos depoimentos, assinale a alternativa que identifica corretamente os juízos neles expressos.

No mapa a seguir, os pontos destacados correspondem às bases aéreas norte–americanas mapeadas pelo Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS), de Londres, em 2012.



A partir dessas bases decolam os veículos aéreos não tripulados (drones) norte–americanos, utilizados em voos de reconhecimento ou em ataques aéreos.
Assinale a alternativa que indica, respectivamente, a região em que se concentram tais bases e um objetivo autodeclarado do emprego de drones nos territórios próximos a elas.

O mapa a seguir apresenta uma proposta de divisão regional baseada na difusão do meio-técnico-científico-informacional e nas heranças do passado.



Sobre a difusão diferenciada do meio-técnico-científico-informacional, analise as afirmativas a seguir.
I. Na Região Amazônica, a necessidade de interligar lugares distanets levou a um aumento dos pontos servidos pela aviação, o que resultou na decadência dos pontos nucleares das vias de circulação fluvial.
II.Na Região Concentrada, atividades ligadas ao terciário superior e ao quaternário se suporpõem às formas anteriores do terciário, evidenciando novas especializações do trabalho.
III. Na Região Centro-Oeste, a rede de cidades vinculada à produção agrícola globalizada se implantou sobre um meio mecanizado, portador de um denso sistema de relações já existentes.
Assinale:

Na figura a seguir está representado o perfil leste-oeste do relevo das regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.



Quanto a classificação por grande estrutura do território brasileiro e/ou por macrounidades do relevo brasileiro, assinale a afirmativa correta.

Observe a tabela a seguir


Considerando estes dados e o fenômeno da transição demográfica, assinale a afirmativa correta:

Com base nos princípios da diversidade e da inclusão, definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), assinale a afirmativa correta.

Com relação à presença da mídia no cotidiano dos alunos, analise as afirmativas a seguir.
I. A mídia transmite informações, alimenta o imaginário e dita atitudes.
II. A mídia desconstrói novos sentidos e modalidades de entretenimento e consumo.
III. A escola deve tornar–se, explícita e intencionalmente, mais um contexto de mediação que se interpõe entre os(as) alunos(as) e as mídias.
Assinale:

Sobre os conteúdos relacionados à prática do Atletismo, analise as afirmativas a seguir.
I. Saltos e corridas são atividades naturais presentes no cotidiano das crianças e adolescentes que, naturalmente, competem entre si como forma de mensurar seu desempenho frente aos seus pares.
II. O Atletismo demonstra rica possibilidade de trabalho dos conteúdos de outras disciplinas, especialmente da Física, em que questões como velocidade, atrito e trajetória estão vivamente presentes.
III. A competição inerente a uma corrida, em que vários alunos disputam, individual e simultaneamente, o primeiro lugar oferece rica oportunidade para discussão de questões relacionadas à competição como o respeito ao próximo e a ética.
Assinale:

Segundo Schiavon e Nista–Piccolo (2006), “a iniciação e a

vivência das Ginásticas Artística e Rítmica, quando tratadas de

maneira pedagógica adequada, vão enfatizar as

movimentações básicas da criança, como os movimentos

fundamentais locomotores, manipulativos e estabilizadores, o

que é possível para crianças a partir de 2 anos".

Essas modalidades recebem pouquíssima atenção no âmbito

escolar. Sobre os possíveis motivos para que isso aconteça,

analise os itens a seguir.

I. A falta de equipamentos e materiais específicos.

II. A inadequação dos espaços físicos nas escolas.

III. A falta de interesse dos alunos em praticá–las.

Assinale:

Assinale a alternativa que indica os três principais sistemas de produção de energia para a ação do músculo esquelético.

“Se a atividade não for de livre escolha e seu desenvolvimento não depender da própria criança, não se terá jogo, mas trabalho”. (KISHIMOTO, 2010)
A partir do fragmento, sobre as características dos jogos infantis, assinale a afirmativa incorreta.

O gráfico a seguir mostra as curvas relativas ao crescimento de duas espécies de bactérias em meios de cultura iguais: separadas (a espécie I em um meio e a II em outro) e juntas, no mesmo meio de cultura.


Analisando os dados fornecidos pelo gráfico, em relação a essas duas espécies de bactérias vivendo no mesmo meio de cultura, assinale a afirmativa correta.

A Introgressão genética é a passagem ou fluxo de genes de uma espécie para outra diferente. Essa transferência ocorre normalmente na natureza e também pode ser realizada por cientistas, que introduzem genes, os chamados transgenes, de uma espécie em outra, criando organismos transgênicos. Há muitas críticas à criação de plantas transgênicas. Com relação à produção de plantas transgênicas, são feitas as afirmativas a seguir.
I. Na área dos cultivos de algodão transgênico e suas adjacências houve diminuição na população e na diversidade de insetos em geral.
II. Em áreas de cultivo de algumas plantas transgênicas foram registradas transferências de vários transgenes de resistência a herbicidas para espécies de plantas daninhas.
III. Não foi observada a transferência de genes das plantas transgênicas para plantas de outras espécies.
Assinale:

Para demonstrar a ação do fermento de pão (Saccharomyces cerevisiae), foi feito um experimento utilizando três tubos de ensaio, conforme indicado a seguir.



Após os tubos permanecerem em banho–maria a 37°C, cada um recebeu 1mL de reagente de Benedict, que é azul, e foram aquecidos até a fervura. Os resultados estão, também, na tabela.
Fundamentados nos dados do experimento, comparando os conteúdos dos tubos e os respectivos resultados, é correto afirmar que

A figura a seguir mostra a inserção de um fragmento de DNA num plasmídeo que apresenta genes que conferem resistência a dois antibióticos: tetraciclina e ampicilina. A figura mostra o plasmídeo antes e depois do procedimento.



Após o procedimento, as bactérias foram colocadas em placas de cultura com ampicilina e tetraciclina, onde algumas colônias não conseguiram se desenvolver, como mostrado na figura a seguir



Fundamentado no resultado mostrado na figura acima esquematizada, assinale a afirmativa correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282