Entende-se por sistemas centralizados de arquivo corrente:
A classificação dos documentos, deve ser realizada por servidores treinados, seguindo as operações de:
Qual a norma que estabelece diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas, e que deve ser usada em conjunção com as normas nacionais existentes ou como base para a sua criação?
No Direito Brasileiro, os meios de apuração de ilícitos administrativos são o processo administrativo disciplinar e os meios sumários, que compreendem a sindicância e a verdade sabida. Sobre isso, analise as proposições abaixo.
1) O processo administrativo disciplinar é obrigatório, de acordo com o artigo 41 da Constituição, para a aplicação das penas que implicam perda de cargo para o funcionário estável.
2) Sindicância é o meio sumário de que se utiliza a Administração do Brasil para, sigilosa ou publicamente, com indiciados ou não, proceder à apuração de ocorrências anômalas no serviço público, as quais, confirmadas, fornecerão elementos concretos para a imediata abertura de processo administrativo contra o funcionário público responsável.
3) Verdade sabida é o conhecimento pessoal e direto da falta pela autoridade competente para aplicar a pena.
Está(ão) correta(s):
A definição de construção de cenários para uma organização é:
Na tabela a seguir assinale a única sequência capaz de preencher corretamente as lacunas. 
Por modalidades de empenho temos:
1) empenho ordinário - é o correspondente à despesa com montante perfeitamente conhecido, cujo pagamento deva ser efetuado de uma só vez, após sua regular liquidação.
2) empenho estimativo - é utilizado nos casos cujo montante da despesa não se possa determinar, podendo o pagamento ser efetuado uma única vez ou parceladamente.
3) empenho global - é o utilizado para atender despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento, cujo valor exato possa ser determinado.
Está(ão) correta(s):
Com base no entendimento sobre o desenvolvimento de recursos humanos, coloque V para as questões verdadeiras e F para as falsas.
( ) Desenvolvimento pessoal consiste no processo de identificação e ampliação das habilidades e competências que permite realizar o potencial individual.
( ) Treinamento consiste no conjunto de ações concretas com o objetivo de melhorar o desempenho no cargo.
( ) Desenvolvimento organizacional consiste no processo de mudança organizacional que visa melhorar o desempenho coletivo decorrente da plena realização de suas potencialidades.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Bakhtin e Freire concebem a linguagem como dialógica. Suas ideias sobre o homeme a vida são marcadas pelo princípio dialógico, constituidor da existência humana, de que a interação entre os sujeitos é o princípio fundador tanto da linguagem como da consciência. Interação e interatividade são conceitos que se interpenetram. Na interação (inter-ação) nos referimos à relação entre interlocutores e aos efeitos de sentido daí decorrentes. A interatividade é entendida como a possibilidade de interação flexível, de relação recíproca numa situação de linguagem. Do ponto de vista educativo organizacional, podemos afirmar que:
A dinâmica de grupo, segundo Felippe (1998), é importante instrumento para o desenvolvimento e mudança de comportamento. Assim, todos os aprendizados somente serão efetivamente transformados em comportamentos quando vivenciados. (...) Sendo assim, não podemos utilizar a técnica pela técnica, segundo a autora. Ela deve ser aplicada a uma análise de compreensão do processo e fenômenos grupais. Portanto, a formação do profissional na área de humanas em condução de grupos é indispensável. Isto implica dizer que:
Segundo Paulo Freire, toda prática educativa pressupõe uma postura de decência e pureza. Afirma ele que homens e mulheres tornam-se capazes de valorar, intervir, escolher, decidir e romper e, por tudo isso nos tornamos seres éticos. Não é possível pensar seres humanos longe ou fora da ética.Assim, na escola e na empresa:
O processo de seleção de pessoas funciona como um filtro que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização: aquelas que apresentam característ icas desejadas pela organização. (...) Existem duas alternativas para fundamentar o processo seletivo. (Chiavenato, 2004).São elas:
Em relação ao Inquérito Civil e o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), identifique com V ou F, conforme o caso, as afirmativas verdadeiras e falsas.
I - O Inquérito Civil constitucionalizado é mero procedimento administrativo de cunho inquisitorial, sem imposição de contraditório ou exigência de participação obrigatória do investigado.
II - O Inquérito Civil é instrumento de investigação conferido aos co-legitimados para propositura da Ação Civil Pública, configurando-se forte instrumento da tutela coletiva.
III - O TAC firmado pelo Ministério Público, que passou pelo crivo do Conselho Superior da instituição, ficará sujeito à imutabilidade.
IV - A subscrição do TAC irradia efeitos erga omnes e intra-partes.
V - O TAC preliminar pode ter como objeto a obtenção de meios que viabilizem a continuidade das investigações ou obter parcialmente as medidas necessárias para o resguardo do bem jurídico ambiental tutelado.
A alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo, é a:
Sobre a ação civil pública e o inquérito civil, é correto afirmar que:
É consabido que a melhor doutrina aponta a necessidade do estudo do direito civil à luz dos comandos da Norma Fundamental. Enfatiza Cristiano Chaves ..é a Constituição da República, que, com os seus princípios e as suas normas, confere uma nova feição à ciência civilista. Ademais, é induvidoso que a Constituição Federal acolheu o princípio da igualdade entre os filhos, de sorte que veda expressamente quaisquer designação discriminatória.
Portanto, assinale a alternativa correta, após aferir a veracidade das assertivas abaixo.
I - Presumem-se concebidos na constância do casamento os filhos havidos por fecundação homóloga, mesmo que falecido o marido.
II - Presumem-se concebidos na constância do casamento os filhos havidos por inseminação artificial heteróloga, desde que tenha prévia autorização do marido.
III - Quando perfectibilizada pelo cônjuge virago a confissão de adultério, de per si, ilide a presunção legal de paternidade.
IV - O direito de investigar a paternidade é indisponível, de sorte que nula será a renúncia ao direito, obtida mediante contrapartida pecuniária.
V - A ação do marido para contestar a paternidade do filho de sua mulher é personalíssima, e prescreve no prazo máximo previsto no Código Civil em vigor, ou seja, em 10(dez) anos a partir do nascimento.