O desenvolvimento da sociedade industrial, ao longo do século
XIX, foi objeto da reflexão sociológica. Karl Marx e Émile
Durkheim foram dois teóricos que participaram dessa discussão,
através da análise da divisão do trabalho.
Assinale a opção que identifica corretamente aspectos dessa
análise em Marx e Durkheim.
Desde a concepção grega sobre as formas clássicas de governo –
monarquia, aristocracia e democracia –, assistimos à reelaboração
desta última, conforme se tornou sinônimo da modernidade
política ocidental.
Assinale a alternativa que caracteriza corretamente uma definição
conceitual da democracia em relação à concepção das formas
clássicas de governo.

“Mais de 430.000 funcionários trabalham nos escritórios da
gigante de tecnologia americana IBM em 170 países. Essa gente
toda recebe salário, chega de manhã, almoça no bandejão, fala
mal do chefe na hora do café e vai embora no fim do dia: são,
digamos, trabalhadores tradicionais. Mas desde 2011 essa equipe
começou a dividir projetos com um time paralelo, formado por
especialistas conectados pela Internet em todo o mundo. Nenhum
deles tem um contrato formal de trabalho com a IBM. Executam
tarefas específicas, como a criação de softwares, e partem para
outra."
(Revista Exame, edição 1035 de 20 de fevereiro de 2013 em
http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1035/noticias/flexivel-e-mais-barato)
A charge e o texto reportam experiências diferentes do mundo
do trabalho ao longo do século XX e início do século XXI. Assinale
a alternativa que identifica corretamente características
respectivas das duas experiências retratadas.
É correto afirmar, EXCETO:
Um dos grandes problemas das ciências sociais está na busca da objetividade.
É CORRETO afirmar que tal problema é
Durkheim, em sua conclusão no livro “As Regras do Método Sociológico", sumariza a
respeito do método proposto para a sociologia. Para ele, são características desse
método, EXCETO:
Weber, dentre outros estudos, sabidamente dedicou ao estudo do confucionismo e da
Reforma Protestante, notadamente sua versão puritana.
Relacione cada uma das religiões, na COLUNA I a suas respectivas características na
COLUNA II.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
No famoso prefácio à “Crítica da Economia Política", Marx se dispõe a fazer uma síntese
de seu pensamento, falando do resultado geral a que chegou, e que serviu de fio condutor
aos seus estudos.
Analise as seguintes alternativas sobre esses resultados, assinalando com V as
afirmativas verdadeiras, e com F as falsas.
( ) Relações jurídicas, tais como formas de Estado, devem ser compreendidas a
partir de si mesmas ou a partir do assim chamado desenvolvimento geral do
espírito humano.
( ) Na produção social da própria vida, os homens contraem relações determinadas,
necessárias e independentes de sua vontade: relações de produção.
( ) As relações de produção correspondem a uma etapa determinada de
desenvolvimento de suas forças produtivas materiais.
( ) É a consciência dos homens, incluindo a consciência de classe, que determina o
seu ser; o que falseia a concepção contrária, de que é o seu ser social que
determina sua consciência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Em seu livro "O cativeiro da terra", José de Souza (1979) Martins faz algumas afirmações
bastante provocativas sobre o regime de colonato estabelecido nas fazendas de café em
São Paulo, após a Abolição da Escravatura. Afirma ele que "A questão da transformação
das relações de produção foi remetida, pois, ao terreno cediço do falso argumento de que,
não sendo formalmente feudais, seriam formalmente capitalistas as relações de produção
posteriores ao escravismo e amplamente vigentes, ainda hoje, em muitos setores
econômicos e regiões do país" e ainda que "o colono não era um trabalhador individual,
mas sim um trabalhador familiar. É, porém, a produção direta dos meios de vida com base
no trabalho familiar que impossibilita definir essas relações como relações capitalistas de
produção". A dificuldade de compreender o papel do colonato na transição do trabalho
escravo para o trabalho livre no Brasil, por parte de alguns pesquisadores que seguiam
um determinado paradigma teórico, devia–se a uma certa teleologia presente nas
concepções mais ortodoxas desse paradigma, que os levaria a não conseguir perceber as
inúmeras possibilidades de "produção capitalista de relações não capitalistas de
produção".
Com esse debate, José de Souza Martins antecipa uma tensão que hoje está por traz da
crise atual de qual paradigma da Sociologia?
Luiz Carlos Bresser Pereira adota uma classificação socioeconômica dos agentes
econômicos com três categorias. São elas:
Sobre a sociologia da educação francesa de Pierre Bourdieu (1998), é INCORRETO
afirmar que
“Habitus não é destino. Habitus é uma noção que me auxilia a
pensar as características de uma identidade social, de uma
experiência biográfica, um sistema de orientação ora consciente
ora inconsciente. Habitus é como uma matriz cultural que
predispõe os indivíduos a fazerem suas escolhas".
(SETTON, Maria da Graça Jacintho. "A Teoria do Habitus em Pierre Bourdieu: uma
leitura contemporânea". Revista Brasileira de Educação, nº 20, 2002, p. 61.)
Com base na definição de habitus citada, analise as afirmativas a
seguir.
I. A noção de habitus permite identificar as estruturas
condicionantes do comportamento humano que são
exteriores e anteriores à prática social.
II. O habitus não é produto da história, é uma identidade fixa,
uma subjetividade própria da humanidade, que se revela ao
sociólogo ao analisar as relações sociais.
III. O conceito de habitus permite apreender as relações de
afinidade entre o comportamento dos agentes e as estruturas
sociais condicionantes.
Assinale:
Sobre a escola como uma das instituições transmissoras de
cultura na sociedade capitalista, segundo a perspectiva
sociológica de Bourdieu, analise as afirmativas a seguir.
I. Diferenças de código cultural, como, por exemplo, modos de
falar e de agir, são reproduzidas culturalmente na escola,
fazendo dessa instituição um espaço que democratiza o
convívio com competências culturais variadas, diluindo as
diferenças de aprendizado anterior.
II. O processo pedagógico é um exercício de violência simbólica,
na medida em que impõe o reconhecimento e a legitimidade
de uma única forma de cultura, desconsiderando e
inferiorizando a cultura dos segmentos populares.
III. Como espaço de reprodução de estruturas sociais e de
transferência de capitais de uma geração para a outra, a
escola é o espaço onde o legado cultural da família se
transforma em legado econômico, relacionado à
possibilidade de a educação prover ascensão econômica e
social.
Assinale:

Em 1999, a banda brasileira O Rappa, conhecida por suas letras de forte impacto social, lançou o CD "LadoB LadoA", com uma das músicas de grande sucesso do grupo: "Minha Alma (A paz que não quero)".
Leia um trecho da letra desta canção.
No que diz respeito à estratificação e à mobilidade social, julgue os itens subsecutivos.
As estruturas sociais, assim como as classes, o status e os partidos, atendem a um padrão de fixidez determinado pelas condições econômicas dos indivíduos.