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    • Certo
    • Errado

O desenvolvimento da sociedade industrial, ao longo do século

XIX, foi objeto da reflexão sociológica. Karl Marx e Émile

Durkheim foram dois teóricos que participaram dessa discussão,

através da análise da divisão do trabalho.

Assinale a opção que identifica corretamente aspectos dessa

análise em Marx e Durkheim.

Desde a concepção grega sobre as formas clássicas de governo –

monarquia, aristocracia e democracia –, assistimos à reelaboração

desta última, conforme se tornou sinônimo da modernidade

política ocidental.

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente uma definição

conceitual da democracia em relação à concepção das formas

clássicas de governo.


“Mais de 430.000 funcionários trabalham nos escritórios da

gigante de tecnologia americana IBM em 170 países. Essa gente

toda recebe salário, chega de manhã, almoça no bandejão, fala

mal do chefe na hora do café e vai embora no fim do dia: são,

digamos, trabalhadores tradicionais. Mas desde 2011 essa equipe

começou a dividir projetos com um time paralelo, formado por

especialistas conectados pela Internet em todo o mundo. Nenhum

deles tem um contrato formal de trabalho com a IBM. Executam

tarefas específicas, como a criação de softwares, e partem para

outra."

(Revista Exame, edição 1035 de 20 de fevereiro de 2013 em

http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1035/noticias/flexivel-e-mais-barato)

A charge e o texto reportam experiências diferentes do mundo

do trabalho ao longo do século XX e início do século XXI. Assinale

a alternativa que identifica corretamente características

respectivas das duas experiências retratadas.

É correto afirmar, EXCETO:

Um dos grandes problemas das ciências sociais está na busca da objetividade.

É CORRETO afirmar que tal problema é

Durkheim, em sua conclusão no livro “As Regras do Método Sociológico", sumariza a

respeito do método proposto para a sociologia. Para ele, são características desse

método, EXCETO:

Weber, dentre outros estudos, sabidamente dedicou ao estudo do confucionismo e da

Reforma Protestante, notadamente sua versão puritana.

Relacione cada uma das religiões, na COLUNA I a suas respectivas características na

COLUNA II.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

No famoso prefácio à “Crítica da Economia Política", Marx se dispõe a fazer uma síntese

de seu pensamento, falando do resultado geral a que chegou, e que serviu de fio condutor

aos seus estudos.

Analise as seguintes alternativas sobre esses resultados, assinalando com V as

afirmativas verdadeiras, e com F as falsas.

( ) Relações jurídicas, tais como formas de Estado, devem ser compreendidas a

partir de si mesmas ou a partir do assim chamado desenvolvimento geral do

espírito humano.

( ) Na produção social da própria vida, os homens contraem relações determinadas,

necessárias e independentes de sua vontade: relações de produção.

( ) As relações de produção correspondem a uma etapa determinada de

desenvolvimento de suas forças produtivas materiais.

( ) É a consciência dos homens, incluindo a consciência de classe, que determina o

seu ser; o que falseia a concepção contrária, de que é o seu ser social que

determina sua consciência.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Em seu livro "O cativeiro da terra", José de Souza (1979) Martins faz algumas afirmações

bastante provocativas sobre o regime de colonato estabelecido nas fazendas de café em

São Paulo, após a Abolição da Escravatura. Afirma ele que "A questão da transformação

das relações de produção foi remetida, pois, ao terreno cediço do falso argumento de que,

não sendo formalmente feudais, seriam formalmente capitalistas as relações de produção

posteriores ao escravismo e amplamente vigentes, ainda hoje, em muitos setores

econômicos e regiões do país" e ainda que "o colono não era um trabalhador individual,

mas sim um trabalhador familiar. É, porém, a produção direta dos meios de vida com base

no trabalho familiar que impossibilita definir essas relações como relações capitalistas de

produção". A dificuldade de compreender o papel do colonato na transição do trabalho

escravo para o trabalho livre no Brasil, por parte de alguns pesquisadores que seguiam

um determinado paradigma teórico, devia–se a uma certa teleologia presente nas

concepções mais ortodoxas desse paradigma, que os levaria a não conseguir perceber as

inúmeras possibilidades de "produção capitalista de relações não capitalistas de

produção".

Com esse debate, José de Souza Martins antecipa uma tensão que hoje está por traz da

crise atual de qual paradigma da Sociologia?

Luiz Carlos Bresser Pereira adota uma classificação socioeconômica dos agentes

econômicos com três categorias. São elas:

Sobre a sociologia da educação francesa de Pierre Bourdieu (1998), é INCORRETO

afirmar que

“Habitus não é destino. Habitus é uma noção que me auxilia a

pensar as características de uma identidade social, de uma

experiência biográfica, um sistema de orientação ora consciente

ora inconsciente. Habitus é como uma matriz cultural que

predispõe os indivíduos a fazerem suas escolhas".

(SETTON, Maria da Graça Jacintho. "A Teoria do Habitus em Pierre Bourdieu: uma

leitura contemporânea". Revista Brasileira de Educação, nº 20, 2002, p. 61.)

Com base na definição de habitus citada, analise as afirmativas a

seguir.

I. A noção de habitus permite identificar as estruturas

condicionantes do comportamento humano que são

exteriores e anteriores à prática social.

II. O habitus não é produto da história, é uma identidade fixa,

uma subjetividade própria da humanidade, que se revela ao

sociólogo ao analisar as relações sociais.

III. O conceito de habitus permite apreender as relações de

afinidade entre o comportamento dos agentes e as estruturas

sociais condicionantes.

Assinale:

Sobre a escola como uma das instituições transmissoras de

cultura na sociedade capitalista, segundo a perspectiva

sociológica de Bourdieu, analise as afirmativas a seguir.

I. Diferenças de código cultural, como, por exemplo, modos de

falar e de agir, são reproduzidas culturalmente na escola,

fazendo dessa instituição um espaço que democratiza o

convívio com competências culturais variadas, diluindo as

diferenças de aprendizado anterior.

II. O processo pedagógico é um exercício de violência simbólica,

na medida em que impõe o reconhecimento e a legitimidade

de uma única forma de cultura, desconsiderando e

inferiorizando a cultura dos segmentos populares.

III. Como espaço de reprodução de estruturas sociais e de

transferência de capitais de uma geração para a outra, a

escola é o espaço onde o legado cultural da família se

transforma em legado econômico, relacionado à

possibilidade de a educação prover ascensão econômica e

social.

Assinale:


Em 1999, a banda brasileira O Rappa, conhecida por suas letras de forte impacto social, lançou o CD "LadoB LadoA", com uma das músicas de grande sucesso do grupo: "Minha Alma (A paz que não quero)".

Leia um trecho da letra desta canção.



No que diz respeito à estratificação e à mobilidade social, julgue os itens subsecutivos.

As estruturas sociais, assim como as classes, o status e os partidos, atendem a um padrão de fixidez determinado pelas condições econômicas dos indivíduos.

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