No que tange à relação entre o desenvolvimento científico e o meio ambiente bem como ao impacto dessa relação na vida humana, julgue o item seguinte.
O conceito de desenvolvimento sustentável abrange a proteção ao meio ambiente e aos recursos naturais, sem desconsiderar a necessidade de desenvolvimento econômico e social.
No que se refere às relações entre religião e sociedade, julgue o próximo item.
No Estado laico, uma religião é reconhecida como religião oficial da nação.
No que se refere às relações entre religião e sociedade, julgue o próximo item.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, a liberdade religiosa e de credo deve ser tomada como peremptória.
Acerca da influência dos meios de comunicação em massa nas ideias e nas relações sociais, julgue o item que se segue.
A rede mundial de computadores (Internet) constitui um mecanismo de confiança, por sua rapidez e confiabilidade no que se refere à divulgação das informações à sociedade.
Do ponto de vista político, José Murilo de Carvalho relata que na sociedade brasileira colonial, tínhamos a formação patrimonialista. Com base em seus conhecimentos sobre o tema abordado assinale a opção CORRETA:
Sobre a relação entre os poderes, sabemos que a cada quatro anos temos eleições para o poder legislativo federal. Sobre as regras definidas a partir da Constituição de 1988 termos como item CORRETO:
As instituições sociais são importantes na estruturação da sociedade atual agindo em diversos segmentos, cada uma com seus preceitos e formação teórica. Max Weber com seu conceito de ação social estabeleceu CORRETAMENTE:
A relação entre cidadania e reconhecimento de direitos foi proposta inicialmente por Thomas Humphery Marshall, que associou dimensões da cidadania ao desenvolvimento dos direitos civis, políticos e sociais.
No que concerne às abordagens teóricas em ciências sociais, julgue os itens que se seguem.
Émile Durkheim aborda o tema da construção do consenso, condição para a própria existência social, por meio da distinção das formas de solidariedade.
Paralelamente à tendência de homogeneização, própria da formação de uma cultura globalizada, têm ressurgido, desde o final do século XX, os discursos nacionalistas e outras formas de particularismo.
No que se refere ao ocaso do chamado socialismo real, julgue os itens a seguir.
Fatores de ordem política e econômica convergiram para o fim do socialismo na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
Segundo o sociólogo francês Émile Durkheim, o objeto de estudo da Sociologia são os fatos sociais, ou seja: “toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter" (DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1974, p. 11).
Sobre o conceito de fatos sociais em Durkheim, NÃO é correto afirmar:
Em relação aos conceitos de instituição social, estrutura social e estratificação social elaborados pela Sociologia, NÃO é correto afirmar:
Leia o texto abaixo.
“A diversidade do “ser jovem" nas sociedades modernas nos coloca o desafio de compreender tal fenômeno em suas múltiplas dimensões. Dessa forma, é necessário relativizar definições que tratam a juventude como sendo uma mesma experiência vivida por todos. Na literatura sociológica, são mobilizadas, com frequência, duas perspectivas teóricas para lidar com o tema da juventude: a corrente geracional e a corrente classista. A primeira lida com o fenômeno a partir do determinante biológico, que seria a definição de um período cronológico da vida do indivíduo. Já a segunda questiona a unicidade do conceito de juventude e propõe o tratamento diferenciado deste fenômeno de acordo com a heterogeneidade das trajetórias individuais imposta pela estratificação social" (LIMA, Raquel. A Sociologia e o conceito de juventude. Disponível em:
No texto acima, a autora aponta a existência, na Sociologia, de duas perspectivas teóricas para tratar do tema da juventude: a geracional e classista. Em relação a essas duas perspectivas teóricas da Sociologia da Juventude, é CORRETO afirmar:
O gráfico abaixo mostra o número de homicídios e a taxa de homicídios por 100 mil habitantes no Brasil, no período entre 2005 e 2015, segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde. Os valores referentes ao número de homicídios variam entre 40 mil e 65 mil mortes e os valores referentes à taxa de homicídios variam entre 24,0 e 31,0 homicídios por 100 mil habitantes.

Analisando o gráfico acima, é CORRETO afirmar: