O trabalho em saúde é um trabalho coletivo que envolve diferentes profissionais e diferentes saberes e tem na cooperação o elemento central. Entretanto, com frequência, convive-se com uma divisão parcelar do trabalho em saúde e com a centralidade em uma determinada etapa do projeto terapêutico. De acordo com o debate crítico na área do serviço social e da área de saúde coletiva, a divisão parcelar do trabalho e sua centralidade em uma determinada etapa do projeto terapêutico implica em
De acordo com Silva (2006), são vários os fatores motivadores da existência de pessoas em situação de rua assim como são múltiplas as realidades dessa parcela da população. Em relação a essa situação, é correto afirmar:
Um grupo de educadores sociais deve realizar uma pesquisa para caracterizar o contexto ou “território" de moradores em situação de rua de um município, o qual se faz necessário para elaboração e implementação de ações estratégias das políticas educacionais do município. Durante uma reunião para planejar a pesquisa, um dos educadores apresenta quatro ideias, explicitadas a seguir, que devem ser levadas em conta para realizar essa caracterização.
Considerando o objetivo e a natureza da pesquisa a ser realizada, o grupo de educadores deve concordar com
A aprendizagem colaborativa, muito utilizada como estratégia nos contextos escolares e não escolares, está intrinsicamente baseada em uma dada concepção sobre o que é ensino, aprendizagem, natureza do conhecimento e, consequentemente, estratégias didáticas para organizar o ensino. Fundamentado na aprendizagem colaborativa, um Educador Social pretende organizar um grupo nesse tipo de aprendizagem. Nesse sentido, esse educador deve considerar que
Para Potyara (2008) existem diferentes definições quantos autores ou atores que tentam compreender e colocar a política social em prática, o que acaba exigindo que a sua explicação seja feita sob parâmetros científicos, éticos e políticos. Assinale a alternativa que corresponde ao parâmetro científico:
O projeto ético-político profissional do Serviço Social é composto e se expressa a partir da perspectiva teórico-metodológica em que se ancora; da crítica radical à ordem social vigente; das lutas e posicionamentos políticos acumulados pela categoria a partir de sua organização política coletiva e por um conjunto de princípios e valores éticopolíticos. Esses princípios e valores são o fio condutor do projeto profissional e estão sustentados numa teoria social crítica. Considerando o enunciado, analise as afirmações sobre um dos princípios éticos e a relação entre elas: I - O primeiro princípio é o do reconhecimento da liberdade como valor ético central das demandas políticas a ela inerentes: autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais. II - A liberdade a que esse princípio se refere está associada a possibilidade de ir e vir, a liberdade de expressão, crença e consciência. A liberdade posta neste princípio é, portanto, a reposição do princípio de autodeterminação, em que cabe ao usuário decidir se acolheria ou não o encaminhamento ou o processo de “tratamento” proposto pelo assistente social. A respeito dessas afirmações, assinale a opção correta:
De acordo com a NOB/SUAS, associe a 1ª coluna com a 2ª e marque a alternativa correspondente:
1ª COLUNA
I- Objetivos do SUAS.
II- Princípios Organizativos do SUAS.
III- Diretrizes estruturantes do SUAS.
IV- Seguranças afiançadas pelo SUAS. V - Princípios éticos para a oferta da proteção sócio assistencial no SUAS.
2ª COLUNA
( ) Equidade: respeito às diversidades regionais, culturais, socioeconômicas, políticas e territoriais, priorizando aqueles que estiverem em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social.
( ) Defesa incondicional da liberdade, da dignidade da pessoa humana, da privacidade, da cidadania, da integridade física, moral e psicológica e dos direitos socioassistenciais.
( ) Apoio e auxílio: quando sob riscos circunstanciais, exige a oferta de auxílios em bens materiais e em pecúnia, em caráter transitório, denominados de benefícios eventuais para as famílias, seus membros e indivíduos.
( ) Primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social;
( ) Integrar a rede pública e privada, com vínculo ao SUAS, de serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social.
A sequência correta de cima para baixo é:
De acordo com Iamamoto (2009), o assistente social no Brasil atua predominantemente na formulação, planejamento e execução de políticas sociais, com destaque a políticas de saúde, assistência social, educação, habitação, entre outras. Segundo os dados apresentados pela autora, o espaço ocupacional que se configura como maior empregador de assistentes sociais no país é constituído por
Os estudos contemporâneos sobre família e sua relação com as políticas sociais apontam que as famílias gradualmente estão sendo convocadas a assumir a provisão de bem‐estar, fato que conduz a um importante debate, no serviço social, sobre os processos de responsabilização da família na área da política social.
Considerando o texto acima, julgue o item a seguir.
O familismo é uma vertente que concebe a centralidade da família como principal instância de bem‐estar, proteção e cuidado de seus membros.
Os estudos contemporâneos sobre família e sua relação com as políticas sociais apontam que as famílias gradualmente estão sendo convocadas a assumir a provisão de bem‐estar, fato que conduz a um importante debate, no serviço social, sobre os processos de responsabilização da família na área da política social.
Considerando o texto acima, julgue o item a seguir.
No campo das políticas sociais, os processos de responsabilização das famílias no âmbito dos serviços ocorrem por meio de duas formas: das práticas integrativas e das práticas de responsabilidade.
Um diagnóstico sobre a questão habitacional no Brasil revela a presença, nas cidades, de espaços segregados, frutos da desigualdade social e da concentração de renda da sociedade brasileira, elegendo o deficit habitacional como um dos principais problemas contemporâneos. Diante desse cenário, urge a necessidade de efetivação da Política Nacional de Habitação (PNH). Acerca da PNH, julgue o próximo item.
Para a identificação da demanda habitacional, é utilizado o critério de renda que permite identificar a população inserida nas linhas de pobreza e miséria, sendo esse critério suficiente para determinar os limites e as configurações dos programas de atendimento.
Guerra, Santos e Mioto, ao refletirem sobre a prática profissional, afirmam que o exercício profissional se configura por meio da articulação das dimensões teórico‐metodológica, ético‐política e técnico‐operativa. Com relação à dimensão técnico‐operativa, julgue o item subsequente.
Refletir sobre a dimensão técnico‐operativa do serviço social leva a reconhecer a sua complexidade, que se expressa por meio da heterogeneidade de espaços sócio‐ocupacionais nos quais os assistentes sociais transitam e da própria natureza do exercício profissional.
A assessoria é uma atividade realizada por um profissional com um saber profundo e especializado em determinada área de conhecimento. No serviço social, apesar de haver uma escassa produção teórica sobre a temática de assessoria, destacam‐se os estudos realizados por Maurílio Castro de Matos. Com base na produção teórica do referido autor, julgue o item que se segue quanto à assessoria em serviço social.
As ações de assessoria com a finalidade de incentivar a organização política dos usuários devem ser realizadas pelos assistentes sociais nos seus espaços de trabalho. Por não ser inserida comumente na rotina de trabalho do assistente social, essa assessoria pode ser prestada de forma esporádica e pontual.
A assessoria é uma atividade realizada por um profissional com um saber profundo e especializado em determinada área de conhecimento. No serviço social, apesar de haver uma escassa produção teórica sobre a temática de assessoria, destacam‐se os estudos realizados por Maurílio Castro de Matos. Com base na produção teórica do referido autor, julgue o item que se segue quanto à assessoria em serviço social.
O processo de assessoria é cotidianamente construído com os assessorados, sendo que estes últimos possuem autonomia para aceitar ou não as proposições do assessor.
A respeito do Manual de Instrução do Trabalho Social em Programas e Ações do Ministério das Cidades, julgue o item seguinte.
O documento que apresenta a caracterização da área de intervenção, da população beneficiária e da intervenção física e os objetivos do trabalho social e que tem por finalidade viabilizar a assinatura do instrumento de repasse do financiamento é o Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST).