Sobre o trabalho do Serviço Social nos serviços substitutivos de saúde mental, é correto afirmar que
O trabalho de assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, que constituem as principais profissões hoje atuantes no SUAS, requer interface com as políticas da saúde, previdência, educação, trabalho, lazer, meio ambiente, comunicação social, segurança e habitação, na perspectiva de mediar o acesso dos cidadãos aos direitos sociais.
Considerando a atuação do assistente social no SUAS, analise as afirmativas a seguir.
I. Um dos desafios dos assistentes sociais que atuam no CRAS é dialogar e debater formas de garantir integralidade da atenção e visão totalizadora do cidadão, trabalhando na lógica regional e local dos territórios.
II. A ausência de uma rede para acolher os encaminhamentos dos CRAS, a partir da escuta e orientações que realizam, prejudica a sequência ao atendimento na perspectiva sistêmica e construção de uma rede protetiva de serviços.
III. O CRAS, enquanto equipamento público e estatal estratégico, deve garantir a gratuidade, a universalidade, a continuidade dos serviços e o investimento permanente.
Estão corretas as afirmativas
Considerando os princípios fundamentais do Código de Ética do/a assistente social (Lei 8.662/93), marque ( V ) para verdadeiro e ( F ) para falso para as afirmativas a seguir:
( ) Exercício do Serviço Social sem ser discriminado/a, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física.
( ) Garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, e compromisso com o constante aprimoramento intelectual.
( ) Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras.
( ) Posicionamento em favor da liberdade e desigualdade social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos projetos e programas sociais, bem como sua gestão participativa.
( ) Defesa do aprofundamento da democracia enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Assinale a alternativa que indica um dos objetivos do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES:
Quanto ao papel do Estado, Maria Carmelita Yasbek (2008) afirma que:
Na atualidade, a matriz conservadora está presente nas políticas sociais, mas também na prática profissional do Assistente Social.
O conservadorismo, no que concerne ao trabalho com as famílias, expressa-se
A unidade familiar que se estende para além da presença de pais e filhos, sendo composta por parentes próximos com os quais a(s) criança(s) ou adolescente(s) mantêm vínculos de afinidade e afetividade por meio da convivência, é denominada família
Os recursos do contexto do serviço de atenção que compreendem as características que podem favorecer ou desfavorecer o êxito da intervenção são, EXCETO:
A noção de liberdade contida nos princípios fundamentais do atual Código de Ética requer como demandas políticas subjacentes:
A mediação é compreendida pelo Assistente Social como processos de passagem. Na mediação, este profissional trabalha as dimensões da população excluída que comporta grandes contradições como a de usuários dos serviços do Estado e a de:
Constitui atribuição privativa do Assistente Social:
Em relação aos Seminários de Teorização do Serviço Social assinale a opção incorreta.
Ainda segundo a LOS, à direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:
Leia as afirmativas abaixo e assinale a opção correta:
I- O SUAS, cujo modelo de gestão é descentralizado e participativo, constitui-se na regulação e organização em todo o território nacional das ações socioassistenciais. Os serviços, programas, projetos e benefícios têm como foco prioritário a atenção às famílias, seus membros e indivíduos e o território como base de organização, que passam a ser definidos pelas funções que desempenham, pelo número de pessoas que deles necessitam e pela sua complexidade;
II- O SUAS materializa o conteúdo da LOAS, cumprindo no tempo histórico dessa política as exigências para a realização dos objetivos e resultados esperados que devem consagrar direitos de cidadania e inclusão social;
III- O SUAS define e organiza os elementos essenciais e imprescindíveis à execução da política de assistência social possibilitando a normatização dos padrões nos serviços, qualidade no atendimento, indicadores de avaliação e resultado, nomenclatura dos serviços e da rede socioassistencial.
Ao analisar as alternativas abaixo, coloque C para o que é competência do Assistente Social e A para as atribuições privativas.
( ) elaborar provas, presidir e compor bancas de exames e comissões julgadoras de concursos ou outras formas de seleção para Assistentes Sociais, ou onde sejam aferidos conhecimentos inerentes ao Serviço Social;
( ) realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social;
( ) planejamento, organização e administração de Serviços Sociais e de Unidade de Serviço Social;
( ) planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais;
( ) orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos.
Considere a sequência abaixo e marque corretamente.