Sobre o Serviço Social na contemporaneidade, Iamamoto afirma que “uma das condições fundantes para se garantir a adequação da formação profissional à dinâmica do nosso tempo é implodir uma visão endógena do Serviço Social e da
vida universitária, prisioneira em seus muros internos”. Complementa ainda que “esse salto para fora dos limites profissionais e da vida universitária não significa a diluição das condições e relações específicas nas quais se moldam a formação profissional”. Diante do exposto, é correto afirmar que a formação profissional:
No capitalismo contemporâneo ocorre uma disputa na sociedade por recursos do fundo público, no âmbito do orçamento estatal. O orçamento público é, segundo Evilasio Salvador (2012) em seu artigo “Fundo Público e o financiamento das políticas sociais no Brasil”, um espaço de luta política, com as diferentes forças da sociedade buscando inserir seus interesses. Sob esta perspectiva, o fundo público
A reflexão sobre a relação estabelecida entre o Serviço Social e a Educação tem sido mote de discussão por parte de significativa parcela de assistentes sociais com diferentes inserções no campo das políticas sociais e, sobretudo, aqueles que constroem esta relação em função de sua atividade laboral inserida nos estabelecimentos que implementam a Política de Educação ou que requer uma articulação com os mesmos. No que tange a relação entre o Serviço Social e a Educação é sabido que
A prática profissional do assistente social deve estar pautada nos princípios éticos da profissão que se encontram expressos no Código de Ética do/a Assistente Social (1993), dentre os quais se destaca
O debate sobre o Serviço Social e o trabalho na sociedade contemporânea é complexo e denso de significados. Neste sentido, a sintonia da formação profissional com o mercado de trabalho é condição para se preservar a própria sobrevivência do Serviço Social, pois, como qualquer profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho, sua reprodução depende
O estudo social é um instrumento presente no cotidiano da intervenção profissional de assistentes socais em diferentes áreas, sobretudo no sistema judiciário. Na concepção de Fávero (2004), o estudo social é um:
Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Leinº 8.069/1990, dos casos a seguir os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental NÃO comunicarão ao Conselho Tutelar:
Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340/2006,cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. De acordo com essa Lei, constitui-se forma de violência doméstica e familiar contra a mulher:
A descentralização político-administrativa e a territorialização são estratégias consideradas fundamentais na gestão da política de assistência social. O impacto destas estratégias no município será potencializado se forem implantadas ações:
A pobreza pode ser conceituada a partir de diferentes referenciais teóricos, assim como possui características multidimensionais que geram impactos na sociedade e no cotidiano dos indivíduos, representando uma forma de inserção na vida social e uma condição de classe. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.
Em seu Artigo 6°, a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) dispõe sobre a organização das ações na área de Assistência Social, assim como define os objetivos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A referida legislação coloca _____ como base de organização das ações ofertadas para proteção às famílias e indivíduos. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
A consolidação da profissão de Serviço Social veio acompanhada de avanços, tanto em sua dimensão técnico-operativa, quanto conceitual e teórica. Desse modo, o profissional tem sido inserido também na formulação, gestão e avaliação de políticas públicas. Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de acordo com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), é uma unidade pública estatal, localizada em áreas de vulnerabilidade social. Sobre este assunto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O CRAS é responsável pelo desenvolvimento do Projeto de Atendimento Institucional às Famílias (PAIF).
( ) A equipe do CRAS deve prestar informação e orientação para a população de sua área de abrangência.
( ) O serviço de proteção social básica é realizado estritamente pelo CRAS, que tem como responsabilidade articular os serviços locais, encaminhando as famílias conforme suas necessidades.
( ) O CRAS atua com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando a orientação e o convívio sociofamiliar e comunitário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo
Conforme descrito na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) deve prestar apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.
Desse modo, assinale a alternativa incorreta.
Com base nas legislações que regem as políticas de saúde, de assistência social e previdência social, julgue os itens a seguir, considerando que as siglas PNAS, SUAS e LOAS referem-se, respectivamente, à Política Nacional de Assistência Social, ao Sistema Único de Assistência Social e à Lei Orgânica de Assistência Social.
Há princípios e diretrizes comuns à PNAS e à LOAS, porém a PNAS acrescenta como diretriz a centralidade na família.