A Política Nacional para a População de Rua surge pelo Decreto n° 7053 de 23 de dezembro de 2009 com o objetivo geral de Proteção Social para Pessoas em Situação de Rua. Em relação aos princípios da Política Nacional para a População de Rua, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiros (V) ou Falso (F).
( ) Respeito à dignidade da pessoa humana.
( ) Direito a convivência familiar e comunitária.
( ) Desvalorização e desrespeito à vida e à cidadania.
( ) Atendimento humanizado e universalizado.
( ) Desrespeito às condições sociais e diferenças de origem, raça, idade, nacionalidade, gênero, orientação sexual e religiosa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Colocar-se no lugar do outro, habilidade de compreender o sentimento do outro e desapego em relação ao próprio eu e à autoimagem, são características que se referem à uma habilidade específica. Sobre esta, assinale a alternativa correta.
Conforme o Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146/2015, consideram-se barreiras qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa com deficiência, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros. Deste modo, as barreiras nas comunicações e na informação são classificadas como:
No cotidiano escolar se apresentam situações que revelam diferentes dimensões da questão social que interferem no processo ensino-aprendizagem. Há diversas possibilidades de intervenção ética e democrática do assistente social no âmbito escolar, sendo que NÃO é uma possibilidade:
Segundo Selma Marques Magalhães (2006), há um importante instrumento de apoio no trabalho desenvolvido em instituições, o qual requer habilidade e treino profissional. O uso desse instrumento permite o atendimento de um maior número de pessoas. O instrumento ao qual a autora se refere é:
De acordo com a Política Nacional de Assistência Social, os Centros de Referência da Assistência Social — CRAS, atuam na orientação de indivíduose famílias com vistas ao fortalecimento do convívio sócio familiar e comunitário. Na concepção que orienta as ações do Serviço Programa de Atenção Integral à Família - PAIF, é correto afirmar:
A produção de conhecimentos em Serviço Social, aliada à dimensão investigativa da profissão, são pilares para a construção da ação profissional do Assistente Social. Nesse sentido, a formação acadêmica foi se transformando com o objetivo de melhor preparar os alunos para realização de intervenções consistentes e coerentes ao projeto ético-político da categoria profissional. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
Conforme explicitado na Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS), a família é conceituada “como núcleo afetivo, vinculado por laços consanguíneos, de aliança ou afinidade, que circunscrevem obrigações recíprocas e mútuas, organizadas em torno de relações de geração e gênero”. Essa conceituação é mais recente e historicamente as ações de assistência social às famílias foi baseada em uma lógica. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Conforme apontado pela autora Joaquina Barata Teixeira, “não bastam pronunciamentos políticos gerais e abstratos que afirmem intenções sociais. É necessário que sejam materializadas por meio de um cuidadoso processo de planejamento institucional, com alcance capilar, indicando desde concepções globais até ações (na ponta), de execução de políticas públicas”. Quanto ao documento onde constam os estudos, análises situacionais e diagnósticos que auxiliam na identificação das demandas para a formulação de políticas públicas, assinale a alternativa correta.
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) organiza as ações socioassistenciais no território nacional e é composto por serviços, programas, projetos e benefícios que pressupõem a gestão compartilhada pelas três esferas de governo. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A matricidade sociofamiliar é caracterizada como um dos eixos estruturantes do SUAS, uma vez que, a política de Assistência Social têm como foco a atenção às famílias, ainda que de maneira não prioritária.
( ) Os serviços socioassistenciais preconizados no SUAS se organizam a partir das referências de vigilância socioassistencial, plantão social, defesa social e institucional.
( ) A política de Assistência Social compõe o tripé da Seguridade Social e deve se inserir, de forma imprescindível, na articulação com outras políticas sociais.
( ) As ações desenvolvidas pelo SUAS são organizadas através de um sistema descentralizado e participativo, formado pelas entidades e organizações de Assistência Social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
As competências do Assistente Social, nos ambientes sociocupacionais, são materializadas através de seu projeto de trabalho, que traduzirá as estratégias a serem utilizadas no atendimento das demandas institucionais. Sendo assim, assinale a alternativa correta.
Julgue as assertivas abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) A questão social - matéria que justifica o fazer profissional — é vista como produto e cria do modo de produção capitalista, portanto, seus efeitos não podem ser enfrentados de forma moralizante e de responsabilidade individual.
( ) O cotidiano é o espaço das respostas imediatas em todas as esferas da nossa sociabilidade, inclusive as relativas ao trabalho.
( ) Uma profissão se legitima a partir das respostas que consegue emitir para usuários(as) dos seus serviços e para seus(suas) contratantes. Essas respostas podem ser maiores ou menores, dependendo da competência do coletivo profissional.
( ) A competência técnico-operativa, conjunto de habilidades técnicas necessárias para o desenvolvimento das ações do profissional, é a principal competência da formação em serviço social, destacando-se, portanto, das demais.
( ) No âmbito da competência ético-política, é importante que o profissional do serviço social, frente à realidade social, mantenha sua neutralidade na intervenção profissional.
A sequência correta é:
Com base no Estatuto do Idoso, assinale a alternativa correta: