Conforme a Lei nº. 10.741 de 01.12.03, a Política de Atendimento ao Idoso far-se-á por meio do conjunto articulado de ações
governamentais e não-governamentais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. São linhas de ação da política de atendimento, EXCETO:
O trabalho de assistentes sociais atuantes no SUAS, requer interface com as políticas da saúde, previdência, educação, trabalho, lazer, meio ambiente, comunicação social, segurança e habitação, na perspectiva de mediar o acesso dos(as) cidadãos(ãs) aos direitos sociais. Assim a sua abordagem deve assegurar uma intervenção interdisciplinar tendo em vista garantir que:
Assinale uma única questão CORRETA:
Ao longo da história da organização do trabalho coletivo em saúde, torna-se cada vez mais evidente cada vez a necessidade do trabalho dos assistentes sociais no interior desse processo de trabalho em saúde. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA:
Para Faleiros (2005), a infância e a adolescência têm sido foco de políticas de ação ou omissão do Estado, assim como objeto de ação da família e da sociedade. Somente no século XX, a Convenção dos Direitos da Criança de 1989 reconhece a criança como sujeito de direitos, sendo consagrado no Brasil com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei n. 8.069, de 1990. O ECA, nesse sentido, vem garantir a proteção integral à criança e ao adolescente. Sobre o ECA, é CORRETO afirmar:
I. O art. 4º refere que é dever da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, à liberdade entre outros também à convivência familiar e comunitária.
II. O art. 5º aponta que nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
III. O art. 19 enfatiza que toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado somente no seio da sua família.
IV. O art. 35 refere que a guarda da criança ou adolescente poderá ser revogada a qualquer tempo, mediante ato judicial fundamentado, ouvido o Ministério Público.
V. O art. 36 evidencia que a tutela será deferida, nos termos da lei civil, à pessoa de até 18 (dezoito) anos completos.
É correto o que se afirma APENAS em:
Considere as afirmativas a respeito do objeto no Serviço Social, método, metodologia e estratégia de ação.
I. As estratégias de ação do assistente social estão voltadas para a intervenção nas diferentes manifestações da questão social com vistas a contribuir com a redução das desigualdades e injustiças sociais.
II. O assistente social deverá imprimir em sua intervenção profissional uma direção, sendo necessário conhecer e problematizar o objeto de sua ação profissional, ou seja, ter atitude investigativa.
III. A atitude investigativa é o fomento básico do exercício profissional do assistente social, que se refere à crítica do desocultamento do real.
IV. O trabalho do assistente social deverá ser norteado por um plano de intervenção profissional objetivando construir estratégias coletivas para o enfrentamento das diferentes manifestações de desigualdades e injustiças sociais.
É correto o que se afirma APENAS em
A respeito das reflexões éticas do cotidiano profissional de assistente social, assinale a opção correta.
A avaliação e o monitoramento constituem um imperativo da prática profissional. A esse respeito, assinale a opção correta.
O conhecimento da realidade requer estudos e diagnósticos. A esse respeito, assinale a opção correta.
Assinale a opção correta, a respeito do sistema de seguridade social brasileiro.
O tratamento de saúde indicado por profissional ao idoso que não está no domínio de suas faculdades mentais será decidido
Assinale a opção correta no que se refere ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
Em relação à adoção internacional, assinale a opção correta.
De acordo com o ECA, no processo de colocação de criança ou adolescente indígena em família substituta, deve-se
No setor privado, a contratação de qualquer forma de trabalho remunerado, seja por meio de vínculo empregatício (regime da Consolidação das Leis do Trabalho com registro do contrato de trabalho na Carteira de Trabalho e Previdência Social) ou por meio da prestação de serviços (autônomo), além de outras, mais específicas, torna obrigatória a contribuição à previdência e propicia a filiação previdenciária. Com isso, os filiados ou segurados da previdência social adquirem direito a determinados benefícios. O auxílio- doença é o benefício pago ao segurado, desde que já tenha contribuído, na data da incapacidade, por pelo menos
A qualificação da família como principal agente da socialização primária e de locus privilegiado para o desenvolvimento da cidadania, da proteção e do cuidado de seus membros certamente foi determinante para sua primazia na concepção e implementação da política de Assistência Social, uma vez que, para assumir esse papel que lhe é socialmente atribuído, faz-se necessário que ela seja alvo de atenção pelo Estado. Todavia, para além da centralidade da família, a Política Nacional de Assistência Social estabelece a matricialidade sociofamiliar, colocando em foco