Entre as dificuldades apontadas pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), estão "as fortes pressões que os processos de exclusão sociocultural geram sobre as famílias brasileiras, acentuando suas fragilidades e contradições", e aponta que "os serviços de proteção social básica e especial" devem ser prestados diretamente por:
O ato de priorizar, em planejamento social, deve levar em conta o diagnóstico da situação no território, e observar também o maior número possível de fatores que provocam esta situação, tais como a:
Reconhece-se que a existência de políticas sociais é um fenômeno associado:
A Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, estabelece em seu art. 5º, quais são as atribuições privativas do Assistente Social. Isto equivale a dizer que:
A Política Nacional de Assistência Social (PNAS), de 2004, possui em seus objetivos:
O questionário socioeconômico é um importante instrumento da metodologia do Assistente Social para realizar um estudo socioeconômico que, em geral, viabiliza o acesso do cidadão a um programa ou benefício. Tal instrumento é parte da seguinte forma de abordagem:
Assinale a alternativa que indica a finalidade do Programa Nacional de Assistência Estudantil (estabelecido pelo Decreto nº 7.234 de 19/07/2010), que está em consonância com a afirmação do autor.
Em relação ao serviço de proteção de média complexidade apresentados no PNAS, assinale a alternativa correta.
“O assistente social ocupa espaços em organizações públicas e privadas dos quadros dominantes da sociedade. Essa atuação é uma ação eminentemente ____________ e _________________." (IAMAMOTO, 1992, p. 40)
Assinale a alternativa que apresenta as palavras que preenchem corretamente as lacunas.
Em uma análise qualitativa, é possível considerar instrumentos e técnicas para coletas de dados:
O Serviço Social no pós-64 está inserido no movimento de “intenção de ruptura”. Esta intenção busca:
O Serviço Social é socialmente necessário porque ele atua sobre questões que dizem respeito a sobrevivência social e material dos setores majoritários da população trabalhadora. Viabiliza o acesso não só a recursos materiais, mas as ações
implementadas incidem sobre as condições de sobrevivência social dessa população. Diante da análise de Iamamoto, podemos concluir que:
Segundo Iamamoto (2005), ora é entendida como desigualdade, ora como rebeldia, por envolver sujeitos que vivenciam
desigualdades e a ela resistem e se opõem. É nesta tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência, que trabalham os assistentes sociais, situados neste terreno movidos por interesses sociais distintos, aos quais não é possível abstrair ou deles fugir porque tecem a vida em sociedade. Portanto é de fundamental importância para o
Serviço Social, decifrar as novas mediações por meio das quais se expressam a base de sua fundação como especialização do trabalho. O contexto refere-se:
Na realização de uma pesquisa, a classificação de dados que exigem leitura exaustiva e repetida, assumindo uma relação
interrogativa; elaboração de uma primeira classificação, onde cada assunto, tópico ou tema, é separado e guardado e enxugamento da classificação por temas mais relevantes, identificam qual fase da pesquisa?
Constituem-se como direitos do Assistente Social, conforme o Código de Ética Profissional, EXCETO: