O SUAS se fundamenta na cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios e estabelece as respectivas competências e responsabilidades comuns e específicas, pois comporta quatro tipos de gestão: da União; dos Estados; do Distrito Federal; dos Municípios. NÃO constitui uma das responsabilidades comuns aos entes:
Tendo em vista que a partir do protocolo de gestão integração de serviços, benefícios e transferências de renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS é impressa "uma nova dimensão e significado para o campo da assistência social no país", pois "materializa o sistema descentralizado e participativo, com primazia da responsabilidade do Estado, conforme determina a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS)" (p. 3), considere-o para responder às questões 27 e 28.
Em relação às famílias com beneficiários do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC e Benefícios Eventuais, constitui procedimento para o atendimento das famílias beneficiárias:
O enfrentamento ao trabalho infantil realizado pelo SUAS tem como referência o PETI, que impulsiona o trabalho da rede para erradicação do trabalho infantil. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome orienta as ações para este enfrentamento nas “Orientações Técnicas sobre a Gestão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil”. Em relação às ações que devem ser implementadas, assinale a alternativa INCORRETA.
“O capital financeiro contemporâneo avança sobre o fundo público, formado tanto pelo lucro do empresariado quanto pelo trabalho necessário dos assalariados, que são apropriados pelo Estado sob a forma de impostos e taxas. Por outro lado, os investimentos especulativos em ações de empresas no mercado financeiro apostam na extração da mais-valia presente e futura dos trabalhadores para alimentar expectativas de lucratividade futuras das empresas, interferindo silenciosamente em direção a uma ampla regressão dos direitos que se encontra na raiz das metamorfoses do mercado de trabalho.” (Harvey, 1993; Alves, 2000; Antunes, 1997, 1999; Bhir, 1999; Santana, e Ramalho, 2003.) Assinale a alternativa que descreve de forma INCORRETA uma das interferências silenciosas supracitadas que contribui com a regressão dos direitos e que se encontra na raiz das metamorfoses do mercado de trabalho.
A propósito do serviço social e das correntes neoconservadoras, assinale a opção correta.
Os núcleos de fundamentação do atual projeto de formação profissional em serviço social
Com relação à dimensão técnico-operativa do serviço social, assinale a opção correta.
No que concerne a políticas e programas sociais dirigidos aos diversos segmentos, assinale a opção correta.
Acerca do serviço social como profissão, julgue os itens seguintes
O serviço social emergiu como profissão no estágio neoliberal
da sociedade capitalista, quando a questão social, por seu
caráter de classe, demandou do Estado, além de mecanismos
de intervenção econômica, também mecanismos de intervenção
política e social.
Acerca do serviço social como profissão, julgue os itens seguintes
O trabalho do assistente social como profissional, inscrito na
divisão sociotécnica do trabalho, insere-se no processo de
mercantilização e valorização do capital.
No que se refere aos fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social, julgue o item subsequente.
O serviço social, desde sua gênese, fundamentou-se em concepções pluralistas acerca do exercício profissional.
A respeito do movimento de reconceituação do serviço social e da renovação profissional, julgue os próximos itens.
A intenção de ruptura repercutiu internacionalmente no marco da crise do serviço social, dito então tradicional, e chegou a ser identificada como ponto de partida do movimento de reconceituação.
Julgue os itens a seguir, relativos à questão social e ao serviço social na contemporaneidade.
Os atuais instrumentos normativos do serviço social no Brasil, como a Lei de Regulamentação Profissional e o Código de Ética, expressam a materialização do projeto ético-político profissional construído nos últimos trinta anos no seio da categoria.
No que se refere ao planejamento para intervir na realidade social, julgue os itens subsecutivos.
No planejamento estratégico situacional, recomenda-se a
análise das motivações dos atores envolvidos para a definição
da viabilidade política de determinado programa.
Acerca das estratégias, dos instrumentos e das técnicas de intervenção utilizados pelo assistente social nos diferentes espaços sócio-ocupacionais, julgue os itens seguintes.
O profissional assistente social pode dispensar a elaboração prévia de roteiro para a condução de uma oficina se o objetivo desta for facilitar a discussão, incrementar a participação e promover a construção coletiva.