Considerando que o projeto ético-político da categoria profissional
dos assistentes sociais contempla em seu núcleo o reconhecimento
da liberdade como valor ético central, sendo três as dimensões
que o materializam, julgue os itens a seguir.
É dever do assistente social, em sua relação com o usuário, democratizar as informações, por meio da criação de mecanismos de desburocratização dos serviços prestados, a fim de que elas possam ser utilizadas para o fortalecimento dos interesses e da participação institucional dos usuários.
Analise as sentenças a seguir e assinale V para
verdadeiro e F para falso:
Barroco (2009), ao discorrer sobre os fundamentos
éticos do Serviço Social, sugere algumas estratégias
para ampliação da consciência ética e política. Quais
seriam essas estratégias?
( ) Mais obtenção de recursos públicos e atuação
na gestão
( ) Executar com eficiência e eficácia a profissão
( ) Acesso à informação e à capacitação
( ) Mobilização e incentivo à participação
Assinale a alternativa que apresenta a sequencia
CORRETA de V e F de cima para baixo:
Na reflexão realizada por Iamamoto (2009), no que diz respeito à autonomia profissional nos espaços socio-ocupacionais é INCORRETO afirmar que:
Em relação ao aparecimento da “questão social” na Primeira República, com base nos argumentos de Iamamoto e Carvalho (2006), é CORRETO afirmar:
Para Mota (1999), a seguridade social é produto histórico das lutas do trabalho reconhecidas pelo Estado e pelo patronato. Apesar desse entendimento, deve-se observar que:
O atual Código de Ética Profissional do/a assistente social é um marco para o Serviço Social brasileiro, pois afirma princípios e valores do Projeto éticopolítico da profissão. Sobre esse código, é CORRETO afirmar que:
Considere as duas afirmativas abaixo.
Um dos princípios das ações governamentais, na área da assistência
social, é a descentralização político-administrativa
PORQUE
é um objetivo da Assistência Social promover a participação da
população, por meio de organizações representativas, na formulação
das políticas e no controle das ações em todos os níveis.
Após análise das asserções acima, conclui-se que
Sobre o Código de Ética do/a Assistente Social, é INCORRETO afirmar que
Julgue os itens seguintes à luz do Decreto nº 6.214/2007, que regulamenta o BPC da assitência social devido à pessoa com deficiência e ao idoso.
É permitido ao beneficiário do BPC acumular o recebimento desse benefício com o do seguro-desemprego.
Julgue os itens seguintes à luz do Decreto nº 6.214/2007, que regulamenta o BPC da assistência social devido à pessoa com deficiência e ao idoso.
O valor a ser pago ao beneficiário do BPC é de um salário mínimo mensal.
Em relação às instâncias deliberativas do SUAS, julgue os itens a seguir à luz da Lei nº 8.742/1993.
compete ao CNAS aprovar a PNAS, assim como convocar, ordinariamente, a cada quatro anos, a conferência nacional de assistência social, que tera a atribuição de avaliar a situação da assistência social e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do sistema.
O CRAS deve localizar-se em áreas que concentram situações de vulnerabilidade e risco social. O processo de implantação de um CRAS deve ser planejado e cronologicamente organizado, de modo a identificar os processos que podem ser executados concomitantemente, aqueles que estão em andamento e as projeções para o futuro, com a descrição das atividades em cada etapa do projeto, definição das responsabilidades dos envolvidos e os prazos para seu cumprimento. Na etapa de elaboração do diagnóstico socioterritorial e identificação das necessidades de serviços, estão previstas as atividades de
Conforme Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 — Estatuto do Idoso —, no que se refere a educação, cultura, esporte e lazer, o idoso tem direito a diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade, bem como o poder público deve criar oportunidades de acesso à educação, mediante adequação de currículos, metodologias e material didático aos programas educacionais a ele destinados.
Com base nessa lei, é correto afirmar:
A Política Nacional de Assistência Social prevê a assistência aos usuários da Proteção básica, média complexidade e alta complexidade. No caso da Proteção básica, tem-se um dos equipamentos o PAIF. Nesse, consideram-se seus usuários. Sobre os usuários do PAIF, identifique com V os itens verdadeiros e com F, os falsos. ( ) Famílias beneficiárias de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais. ( ) Famílias que atendem os critérios de elegibilidade a tais programas ou benefícios, mas que ainda não foram contempladas. ( ) Famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros. ( ) Pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social. A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
Com relação às disposições da Lei n° 8.080/90 referentes à Saúde do Trabalhador, é correto afirmar: