O Estatuto do Idoso prevê, entre outros o Benefício de Prestação Continuada BPC, assinale a alternativa CORRETA.
O Estatuto da Criança e do Adolescente, traz em seu capítulo III que toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional, terá sua situação reavaliada no máximo:
É dever constitucional do Estado ofertar atendimento para portadores de necessidades especiais, que inicia na educação infantil. Assinale a alternativa CORRETA sobre educação especial:
Com base na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS):Art. 5º A organização da assistência social tem como base as seguintes diretrizes: EXCETO:
Relacione as colunas referente aos direitos e deveres dos/ das assistentes sociais:
I - Direitos
II - Deveres
( ) desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a Legislação em vigor;
( ) ampla autonomia no exercício da Profissão, não sendo obrigado a prestar serviços profissionais incompatíveis com as suas atribuições, cargos ou funções;
( ) participação na elaboração e gerenciamento das políticas sociais, e na formulação e implementação de programas sociais;
( ) abster-se, no exercício da Profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes;
Assinale a alternativa que condiz com a sequência CORRETA:
Os fundamentos teóricos e metodológicos do Serviço Social, possibilitam a compreensão das condições sociais e institucionais e suas relações com os processos históricos e as contradições que particularizam a dinâmica da realidade social. Na atuação prática, o estabelecimento dos diferentes níveis de complexidade dessas relações é fundamental compreendê-las como mediações concretas que podem ser:
É uma atribuição privativa do assistente social segundo a Lei n.º8.662/93.
O CFESS/ABEPSS, 2009, elucida alguns fundamentos Éticos do Serviço Social: I- A Ética pouco referenciasse através de um Código de Ética: conjunto de valores e princípios, normas morais, direitos, deveres e sanções, orientador do comportamento individual dos profissionais, dirigido à regulamentação de suas relações éticas com as entidades da categoria profissional. II- A ética profissional é isenta dos processos de alienação. Pode, favorecida por condições sociais e diante de motivações coletivas, ser direcionada a uma intervenção consciente realizadora de direitos, necessidades e valores que respondam às necessidades dos usuários. III- Historicamente, desde a sua origem, o Serviço Social se configura como uma profissão fortemente influenciada pelo conservadorismo moral e político. IV- O que dá materialidade e organicidade à consciência ética dos profissionais é o pertencimento a um projeto profissional que possa responder aos seus ideais, projeções profissionais e societários, enquanto profissionais, cidadãos e categorias organizadas. V- A Ética profissional é uma dimensão específica do Serviço Social, suas determinações são medidas pelo conjunto de necessidades e possibilidades, de demandas e respostas que legitimam a profissão na divisão social do trabalho da sociedade capitalista, marcando a sua origem e sua trajetória histórica.
A mediação é uma das categorias centrais da dialética que possui uma dupla dimensão: ontológica e reflexiva. Para Martinelli (1993) as mediações presentes no fazer profissional do Assistente Social são categorias instrumentais pelas quais se processa a operacionalização da ação profissional, é uma forma de objetivar a prática. Tomando por base essa reflexão se infere que:
A Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (TNSS), aprovada através da Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009, veio padronizar os serviços socioassistenciais no âmbito do SUAS. De acordo com a Tipificação a Proteção Social Básica é composta pelo:
I. Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF);
II. Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI);
III. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;
IV. Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas;
V. Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua
A partir das alternativas listadas, estão corretas apenas.
A Política Nacional de Assistência Social foi aprovada em 2004 através da resolução n.145, de 15 de outubro de 2004 pelo Conselho Nacional de Assistência Social. Reafirmando a necessidade de articulação com outras políticas e indicando que as ações públicas devem ser múltiplas e integradas no enfrentamento das expressões da questão social, a PNAS apresenta como um dos seus objetivos.
O fazer profissional do Assistente Social é balizado pelas legislações especificas da profissional, a destacar o Código de Ética Profissional e a Lei 8.662/93. Entre as atividades exercidas pelo assistente social incluem-se: “planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais", que constituem:
Considera-se o absenteísmo um elemento oneroso tanto na perspectiva social, quanto na perspectiva econômica, nas organizações públicas e privadas. Uma das causas que contribuem para o absenteísmo é a presença de
O Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA é uma referência para a população em geral e segmentos considerados mais vulneráveis, para o acesso ao teste e orientação de prevenção do HIV e outras DST. Entre os objetivos do CTA está
As formas de objetivação da ética ocorrem contraditoriamente, variando em cada formação social. Nesse sentido, considere:
I. O núcleo básico constituído pela existência da divisão social do trabalho, da propriedade privada e da exploração do
trabalho é indispensável para compreender as formas de objetivação da ética.
II. As objetivações éticas se reproduzem pela afirmação e negação da própria ética, em seus modos de ser.
III. É fundamental para a apreensão das objetivações éticas: a moral, a virtude e as motivações singulares.
Está correto o que consta em