Diversos estudos e pesquisas demonstram a violência contra criança e adolescente como uma prática constante, conformada a partir de múltiplas expressões presentes na história de nossa sociedade. Nivia Valença Barros, no artigo intitulado “Panorama da Situação de Criança, Adolescente e Jovem na América Latina”, considera que este processo é uma construção sócio-histórico-cultural, que caracteriza o contexto de identificação das seguintes relações:
Leia as assertivas acerca da Organização e da Gestão da assistência social e assinale a alternativa INCORRETA:
A Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. De acordo com a Lei (art. 5º), são objetivos do Sistema Único de Saúde SUS, EXCETO:
Assinale a alternativa que NÃO representa um dever do assistente social nas suas relações com os usuários:
No planejamento social a avaliação é uma atividade que tem por objetivo maximizar a eficácia dos programas na obtenção de seus fins e a eficiência na alocação de recursos para a consecução dos mesmos. (COHEN, 1993, p. 77). No processo de avaliação os principais instrumentos utilizados são efetividade, eficácia, eficiência. Na efetividade busca-se:
De acordo com a Política Nacional de Assistência Social- PNAS e com o Sistema Único de Assistência Social - SUAS, proteção social especial é a modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e, ou, psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras. O acesso a esse tipo de proteção no âmbito da política se dá através:
O Título II do Código de Ética do/a Assistente social, trata dos direitos e das responsabilidades gerais do/a Assistente Social, tendo como objeto Jurídico: “A Defesa das prerrogativas e da qualidade do exercício profissional do Assistente Social". Considerando o Art. 2º, constitui-se um dos direitos do profissional:
A Política Nacional de Assistência Social (PNAS) de 2004, é o resultado de intenso e amplo debate nacional, reafirmando a necessidade de articulação com outras políticas e indicando que as ações públicas devem ser múltiplas e integradas no enfrentamento das expressões da questão social. Assim, é CORRETO afirmar que um dos objetivos da PNAS é:
Na afirmação da sua instrumentalidade, o Assistente Social acaba por utilizar-se de um repertório técnico operativo comum a outras profissões sociais, porém a intencionalidade posta na utilização do instrumental técnico porta a tendência de propiciar resultados condizentes com a perspectiva para a qual sua ação se direcionou. É CORRETO afirmar que:
O controle social, enquanto direito conquistado pela Constituição Federal de 1988, mais precisamente do princípio “participação popular", pretende ampliar a democracia representativa para a democracia participativa de base. Estão previstas duas instâncias de participação nas políticas sociais. Assim, é CORRETO afirmar que estas instâncias são:
Uma das diretrizes da política pública que visa coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher está expressa na seguinte alternativa:
A análise de Boschetti (2009) acerca do atual modelo de proteção social brasileiro aponta para um processo de desmonte permanente e gradual, no qual seus princípios constitucionais estão sendo diluídos em sucessivas contrarreformas. Nessa lógica, para a autora, o único princípio da seguridade social que vem sendo assegurado com rigor é concebido como:
A realização das competências e atribuições privativas desenvolvidas pela categoria de assistentes sociais no âmbito da política de assistência social requer o uso de instrumentais adequados a cada situação social a ser enfrentada profissionalmente. Porém, segundo o CFESS (2009), sua utilização pressupõe a superação do seguinte aspecto:
Na Política Nacional de Assistência Social consta como serviço da Proteção Social de Média e de Alta Complexidade:
Segundo o MDS, 2004, “O SUAS define e organiza os elementos essenciais e imprescindíveis à execução da política de assistência social possibilitando a normatização dos padrões nos serviços, qualidade no atendimento, indicadores de avaliação e resultado, nomenclatura dos serviços e da rede socioassistencial e, ainda, os eixos estruturantes e de subsistemas." estando fora da lógica do texto: