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O XXIX Encontro Nacional CFESS/CRESS (2000) deliberou por fazer a luta em defesa da seguridade social no país, aprovando o documento “Carta de Maceió – Seguridade Social Pública: é possível". Neste documento a seguridade social é entendida como:

O projeto ético-político do serviço social é fruto de lutas travadas no interior da profissão com vistas à afirmação da direção social assumida hegemonicamente. Compreende-se que esse projeto é composto de elementos que se constituem em mediações privilegiadas, formulando, entre outros componentes,

A conjuntura atual requer do assistente social um perfil que tenha por base a competência crítica, sendo capaz de pensar, analisar, pesquisar e decifrar a realidade. Para tanto, a dimensão investigativa

De acordo com a SEÇÃO III-da FAMÍLIA SUBSTITUTA do Estatuto da Criança e do Adolescente–ECA, a colocação em família substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissível na modalidade de:

Nos termos da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é realizado em grupos e organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, na perspectiva de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Em relação a esse serviço, analise os seguintes objetivos gerais: I. Complementar o trabalho social com família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária. II. Promover o acesso de crianças e adolescentes à rede Socioasssistencial, aos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demais políticas públicas setoriais. III. Identificar famílias e indivíduos com direitos violados, a natureza das violações, garantindo a proteção integral de crianças e adolescentes usuárias do serviço. IV.Favorecer o desenvolvimento de atividades geracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários. Constituem objetivos gerais do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos os que estão presentes nos itens

A composição da equipe de referência dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) para prestação de serviços e de execução das ações no âmbito da Proteção Social Básica, nos municípios de médio e grande porte, metrópole e DF, para cada grupo de cinco mil famílias, conta com:

Leia as afirmativas a seguir: I . A família é o conjunto de pessoas unidas exclusivamente por laços consanguíneos, cuja sobrevivência e reprodução social não pressupõem obrigações recíprocas ou o compartilhamento de renda e ou dependência econômica. II. As famílias usuárias do CRAS têm direito a ter protegida sua privacidade, dentro dos princípios e diretrizes da ética profissional, desde que não acarrete riscos a outras pessoas. III. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal centralizada da política de assistência social, na qual é vedada a oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). IV. A oferta dos serviços no CRAS deve ser planejada e independe do conhecimento do território e das famílias que nele vivem. Marque a alternativa CORRETA:

As políticas sociais no Brasil aparecem de forma tardiamente, comparada com de outros países centrais, como por exemplo, Estados Unidos e França, que segundo Behring e Boschetti (2011), somente percebe-se suas primeiras manifestações como tal no início do século XX. Isto se deve a diferentes fatores e podemos destacar dentre eles um importante, que foi o retardo de conscientização operária brasileira na mobilização de classe na luta pelos seus direitos sociais. Somente na passagem do século XX que emergem as primeiras formações dos sindicatos dos operários. Outro fator que eclode para a compreensão do formato da política social brasileira como forma originária da previdência social no período subsequente é demonstrado em qual das alternativas abaixo?

A criança e o adolescente vêm ao longo do tempo ganhando destaque em políticas públicas e sociais que assegurem seus direitos e preconizem sua condição como sujeitos em desenvolvimento, respeitando suas peculiaridades. A respeito disso, pode-se expor o avanço das legislações que protegem as crianças e adolescentes, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Esse Estatuto (Lei 8.069/93) protege o direito a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes, assegurando no seu 19° artigo o direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral. Com a atualizada redação dada pela lei número 13.509, de 2017, o inciso 1° do artigo 19° do Estatuto da Criança e do Adolescente regulamenta sobre a situação de crianças e adolescentes em programa de acolhimento e assegura que:

A Resolução do CFESS nº 533, de 29 de setembro de 2008, regulamenta a supervisão direta de estágio no Serviço Social, estando o estágio e a própria supervisão em consonância com os princípios do Código de Ética dos Assistentes Sociais, com as bases legais da Lei de Regulamentação da Profissão e com as exigências teórico-metodológicas das Diretrizes Curriculares do Curso de Serviço Social aprovadas pela ABEPSS, bem como o disposto na Resolução CNE/CES 15/2002 e na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Nesse sentido, o/a Assistente Social que supervisiona o estagiário na instituição concedente de estágio,

A Constituição Federal de 1988 estabelece a Proteção Integral à Criança e ao Adolescente como responsabilidade da família, sociedade e do Estado. Anos depois o ECA reafirma a responsabilidade estatal como provedor pela proteção desse segmento. Essa nova perspectiva de proteção social procurou superar um modelo

As diversas configurações familiares revelam a complexidade dessa instituição, pois a mesma é construída e reconstruída nas relações entre seus membros, cotidianamente, e em todas as esferas da sociedade. Sendo assim, é correto afirmar que a família contribui para a

A formação profissional supõe um projeto pedagógico com valores e diretrizes. Nesse projeto, ao processo sistemático de ações com vistas a investigar e interpretar um objeto, dá-se o nome de

A formação profissional em Serviço Social concebe que os instrumentos e técnicas

Com relação à dimensão técnico-operativa na atuação profissional do(a) assistente social, assinale a alternativa correta.

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