A definição “... é o grau em que se alcançam os objetivos e metas do projeto na população beneficiária, em um determinado período de tempo, independentemente dos custos implicados" (COHEN; FRANCO, 2004, p. 102), refere-se ao conceito de:
Considerando aspectos relativos à organização da produção, discutidos por Iamamoto (2005), é a explicação adequada sobre Toyotismo:
Analise os argumentos apresentados no quadro a seguir:
Estão CORRETOS os argumentos nos quadros:
No âmbito da previdência social, o termo _______________ refere-se às lesões decorrentes de causas externas, aos traumas e envenenamentos ocorridos no ambiente do trabalho durante a execução de atividades ocupacionais e/ou durante o trajeto de ida ou retorno para o trabalho, e às doenças ocupacionais. Os benefícios resultantes são chamados de ________________.
As lacunas do texto são preenchidas corretamente por:
Com base no projeto ético-político do serviço social, na Lei de Regulamentação da Profissão (Lei n.º 8.662/1993) e no Código de Ética do(a) Assistente Social (1993), julgue o item a seguir.
Na área de serviço social, competências profissionais são ações que os assistentes sociais podem desenvolver, embora não lhes sejam exclusivas.
A respeito das transformações sociais e suas implicações para o serviço social, julgue o item que se segue.
Na contemporaneidade, as respostas dadas pela profissão às demandas e exigências apresentadas requer que o assistente social seja um profissional culto, com conhecimento especializado, capaz de desenvolver caminhos para a emancipação política do sujeito.
Em um estudo social sobre violação de direitos humanos conduzido por um assistente social, foram realizados, em conjunto com um psicólogo, atendimentos e entrevistas com os sujeitos envolvidos na situação. Durante a entrevista com um dos participantes do estudo — uma mulher de quarenta e cinco anos de idade, denunciada por não prover condições de sobrevivência a seus filhos —, houve vários momentos de silêncio por parte da entrevistada, os quais foram respeitados pelos profissionais. Para finalizar o atendimento, o assistente social fez orientações socioeducativas à entrevistada, refletindo com ela sobre sua realidade.
Considerando a situação hipotética descrita e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item que se segue.
Como resultado do estudo realizado, é dispensável que o laudo social expresse o detalhamento integral dos conteúdos do estudo, embora deva ser documentado por meio de diversos registros e permanecer devidamente arquivado no espaço de trabalho do assistente social.
Em relação à pesquisa social, julgue o item subsequentes.
A realização de pesquisas que mostram o modo de vida e de trabalho de uma população pode impulsionar a consciência crítica e favorecer tanto o atendimento de efetivas necessidades sociais quanto o despertar de uma cultura pública democrática na população.
Em relação à pesquisa social, julgue o item subsequente.
Os métodos quantitativos são indicados em pesquisas que utilizam técnicas de estímulo uniformes para explorar comportamentos inesperados e, assim, compreender os significados na perspectiva do objeto em estudo.
No que se refere a planejamento e avaliação de planos, programas e projetos, julgue o próximo item.
A avaliação, como estratégia de conhecimento do contexto anterior à intervenção de um projeto, deve ser realizada ao longo de todo o processo de planejamento.
Julgue o item a seguir, referentes aos direitos de cidadania e à questão social e suas formas de enfrentamento.
A produção abundante de riquezas materiais e culturais e a sua acumulação em territórios e classes sociais específicos têm como causa primordial as várias expressões da questão social.
Marlene compareceu ao serviço social da empresa onde trabalhava para pedir orientação. Ela relatou que estava desesperada e que não sabia mais como agir diante das muitas agressões que seus filhos sofriam, quase todos os dias. Relatou que o marido era sempre agressivo e pouco afetuoso com os filhos e que isso tinha se agravado com a chegada da adolescência deles. Ela informou que ele tinha comportamento violento, especialmente depois que chegava em casa alcoolizado. Informou, ainda, que o marido humilhava frequentemente os filhos, não os elogiava quando estes agiam corretamente e muito menos os estimulava para os desafios da vida.
Com relação a essa situação hipotética e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o próximo item.
No atendimento a crianças e adolescentes em situação de violação de direitos, como no caso em apreço, o aparato legal sobre o qual se pauta o Sistema Único de Assistência Social apresenta relevante inovação, que é o entendimento de que casos individuais são, na realidade, parte de uma situação social coletiva.
O assistente social de uma unidade de saúde atendeu à paciente Odete, senhora com oitenta anos de idade, com diagnósticos de hipertensão, diabetes e depressão leve. Durante o atendimento, o profissional percebeu que havia sinais indicativos de violência doméstica, que foi confirmada pela mulher após alguns minutos de conversa. Ela relatou que havia passado por diversos episódios de maus-tratos cometidos por seu único filho, um homem de cinquenta anos de idade, com quem ela residia.
Acerca dessa situação hipotética e de aspectos a ela relacionados, julgue o item seguinte.
Se a Sr.a Odete não tivesse confirmado os maus-tratos a que fora submetida o assistente social estaria impossibilitado de notificar a violência em questão.
No que tange ao arcabouço legal da política de saúde e de assistência social, julgue o item que se segue.
O Sistema Único da Assistência Social, configurado como o novo reordenamento da Política de Assistência Social na perspectiva de promover maior efetividade de suas ações, é um sistema descentralizado, com caráter contributivo e participativo.
Acerca da Lei n.º 8.212/1991, que dispõe sobre a seguridade social, julgue o item a seguir.
Constitui princípio e diretriz da seguridade social o caráter democrático e descentralizado da gestão administrativa, com a participação de membros da comunidade, entre os quais, os empresários.