Segundo a Portaria n. 1.600, de 7 de julho de 2011, que trata da Política Nacional de Atenção às Urgências e institui a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde (SUS),
Promoção da saúde e proteção específica são formas de prevenção:
Em 1904, Oswaldo Cruz motivou o governo a enviar ao Congresso um projeto para reinstaurar a obrigatoriedade em todo o território nacional da vacina contra:
De acordo com a Constituição Federal, a saúde é um direito de todos e dever do( a):
O Conselho de Saúde é um órgão:
Com base nas competências das três esferas administrativas do SUS, estabeleça a correta correspondência entre a coluna I e a coluna II.
Coluna I
1- Direção nacional
2- Direção estadual
3- Direção municipal
Coluna II
( ) acompanhar, controlar e avaliar as redes hierarquizadas do Sistema Único de Saúde.
( ) controlar e fiscalizar os procedimentos dos serviços privados de saúde.
( ) definir e coordenar o sistema de vigilância sanitária.
( ) gerir laboratórios públicos de saúde e hemocentros.
( ) estabelecer normas, em caráter suplementar, para o controle e avaliação das ações e serviços de saúde.
A alternativa que corresponde a uma porta de entrada aos serviços ambulatoriais. especializados é:
Com base nas disposições acerca da notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública, analise as afirmativas a seguir
I. A notificação compulsória deve ser realizada somente diante da confirmação de doença ou agravo.
II. A notificação compulsória imediata deve ser realizada em até 48 horas, a partir do conhecimento da ocorrência de doença, agravo ou evento de saúde pública.
III. A comunicação de doença, agravo ou evento de saúde pública de notificação compulsória pode ser realizada à autoridade de saúde por qualquer cidadão que deles tenha conhecimento.
Está correto apenas o que se afirma em:
No sistema Único de Saúde (SUS) são previstas instâncias colegiadas regulamentadas pela Lei 8.142/90. Assinale a resposta CORRETA.
Leia as afirmativas a seguir: I. A Estratégia Saúde da Família busca realizar a análise permanente da situação de saúde da população. II. No Brasil, a saúde é direito de todos e dever do Estado. III. No Brasil, as instituições privadas podem participar de forma complementar do Sistema Único de Saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio. IV. O funcionamento das Unidades de Saúde da Família se dá pela atuação de uma ou mais equipes de profissionais que devem se responsabilizar pela atenção à saúde da população, vinculada a um determinado território. Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir: I. A Estratégia Saúde da Família busca humanizar as práticas de saúde por meio de estabelecimento de vínculo de confiança e contribuindo para a democratização do conhecimento do processo saúde-doença. II. A Estratégia Saúde da Família visa à desorganização da atenção básica no Brasil. III. O Estado brasileiro deve garantir o direito à saúde mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos, entre outras ações. IV. Não compete às equipes da Unidade de Saúde da Família realizar o diagnóstico de saúde do território adscrito. Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir: I. Em oncologia, a cirurgia paliativa ocorre quando a cura não é possível. O seu objetivo é trazer conforto e promover uma vida satisfatória e produtiva. II. A Vigilância à Saúde é uma proposta de redefinição das práticas sanitárias que não se fundamenta no princípio de integralidade. III. A descentralização, com direção única em cada esfera de governo, é uma diretriz das ações e serviços públicos de saúde no Brasil. IV. A Estratégia Saúde da Família busca reduzir a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades. Marque a alternativa CORRETA:
O Sistema Único de Saúde (SUS) apesar de ter sido definido pela Constituição de 1988, somente foi regulamentado através da Lei n. 8.080 em 19 de setembro de 1990. Sobre este assunto, marque V para verdadeiro e F para falso: ( ) O princípio da equidade do SUS diz que o acesso às ações e serviços de saúde deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, renda, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais; ( ) Segundo a Lei n. 8.080, os serviços devem ser organizados em níveis de complexidade tecnológica crescente, dispostos numa área geográfica delimitada e com a definição da população a ser atendida; ( ) Um dos princípios do SUS é o da descentralização, que é entendida como uma redistribuição das responsabilidades quanto às ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo. A sequência correta de cima para baixo é:
Leia as seguintes afirmativas em relação ao uso de medicamentos pelas pessoas idosas.
I. A administração de medicamentos em qualquer faixa etária pode gerar reações indesejadas (não intencionais), entretanto, a incidência destas aumenta proporcionalmente com a idade.
II. As interações medicamentosas são causas especiais de reações adversas, em que os efeitos farmacológicos de um medicamento podem ser alterados por outro(s), quando administrados concomitantemente. As interações medicamentosas são sempre danosas ao organismo, principalmente nos idosos.
III. A co-administração de um agente farmacológico pode interferir no perfil farmacocinético do outro, alterar a absorção, competir por sítios de ligação nas proteínas plasmáticas, modificar o metabolismo pela indução ou inibição enzimática ou, ainda, alterar a taxa de eliminação.
IV. A interação medicamentosa é um fator que afeta o resultado terapêutico, e que, muitas vezes, pode ser prevenida com reajuste de dose, intervalo de 1-2 h entre as administrações dos medicamentos e monitorização cuidadosa da pessoa idosa.
Estão corretas as afirmativas:
De acordo com o Decreto Nº 7.508, de 2001, o acesso universal e igualitário à assistência farmacêutica pressupõe:
I. estar o usuário assistido por ações e serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS);
II. ter o medicamento sido prescrito por profissional de saúde, no exercício regular de suas funções no SUS;
III. estar a prescrição em conformidade com a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e com os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas ou com a relação específica complementar estadual, distrital ou municipal de medicamentos.
Estão corretas as afirmativas: