Sobre a participação da comunidade na gestão, assinale a alternativa INCORRETA.
Em relação às ações e serviços de média e alta complexidade, a Política Nacional de Atenção às Urgências e Emergências na Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) afirma que são componentes dessa rede os seguintes serviços:
A Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) apresenta elementos importantes para a prática dos profissionais que prestam serviços nessas unidades. Reconhecer as diretrizes e os princípios da instituição de saúde onde se pretende estar inserido é fundamental para uma prática de qualidade. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.
O conjunto de ações de saúde desenvolvidas em âmbito individual e coletivo que vão desde a promoção e proteção da saúde, a prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento e reabilitação e manutenção da saúde através de ações que visam à integralidade da assistência é o que compõe a Atenção Básica em Saúde. Assinale a única alternativa que NÃO caracteriza as expectativas de países orientados à atenção primária à saúde.
No Sistema Único de Saúde (SUS) existe uma atuação contínua, articulada, integrada e solidária das áreas de planejamento das três esferas de gestão com o objetivo de assegurar a resolutividade e qualidade dos serviços prestados à população. Assinale a alternativa que NÃO caracteriza um problema organizacional do SUS.
Sobre as leis que regulamentam as ações do Sistema Único de Saúde é CORRETO afirmar.
Leia as afirmativas a seguir: I. Na perspectiva da Estratégia Saúde da Família, a família e o seu espaço social constituem o núcleo básico de abordagem no atendimento à saúde. II. A prática de saúde, enquanto prática educativa, tem por base o processo de capacitação de indivíduos e grupos para atuarem sobre a realidade e transformá-la. III. A quimioterapia é uma técnica que se limita à aplicação de uma dose única do medicamento para alcançar a regressão do tumor. IV. As equipes das Unidades de Saúde da Família devem não realizar o cadastramento das famílias em sua área de abrangência. Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir: I. As ações de Educação em Saúde não devem ser integradas às ações de saneamento ou à atenção integral à saúde. II. A Estratégia Saúde da Família não permite o estabelecimento de equipes multiprofissionais. III. A Estratégia Saúde da Família busca embaraçar os processos de trabalho dos profissionais da atenção básica. IV. As equipes da Unidade de Saúde da Família devem reconhecer os problemas de saúde prevalentes e os riscos a que a população do território adscrito está exposta. Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir: I. Entre os objetivos da Estratégia Saúde da Família inclui-se a prestação da assistência integral e contínua de boa qualidade à população. II. É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no Brasil, salvo nos casos previstos em lei. III. Prover o atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais, é uma diretriz das ações e serviços públicos de saúde no Brasil. IV. A Educação Permanente em Saúde parte do pressuposto da aprendizagem significativa e problematizadora. Marque a alternativa CORRETA:
Assinale a opção que descreva o princípio da integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS).
Leia as afirmativas a seguir: I. Em oncologia, a radioterapia é o método capaz de destruir células tumorais empregando fitoterápicos. II. A Vigilância à Saúde busca articular o enfoque populacional (promoção) com o enfoque de risco (proteção) e o enfoque clínico (assistência). III. A Saúde da Familia é uma das principais estratégias, propostas pelo Ministério da Saúde do Brasil, para reorientar o modelo assitencial do Sistema Único de Saúde, a partir da atenção básica. IV. A quimioterapia pode ser combinada com outras modalidades de tratamento em oncologia. Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:
As DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis) são as principais causas de morte no mundo; aproximadamente 80% das mortes por DCNT ocorrem em países de baixa e média renda. Quanto aos fatores de risco para essas doenças, marque a alternativa que apresenta apenas fator de risco não modificável.
Segunda a Lei 8080 de 1990, Art. 13, a articulação das políticas e programas, a cargo das comissões intersetoriais, abrangerá, entre outras, as seguintes atividades:
I. Alimentação e nutrição.
II. Saneamento e meio ambiente.
III. Vigilância epidemiológica.
IV. Recursos humanos.
Estão corretos os itens:
A Equipe de Saúde da Família (ESF) é a estratégia prioritária de atenção à saúde e visa à reorganização da Atenção Básica no país, de acordo com os preceitos do SUS. Sobre o assunto, não se pode afirmar que: