Segundo disciplina o Decreto Presidencial n° 7.508/2011, considera-se Região de saúde
“A estruturação territorial do Sistema Único de Saúde (SUS) vem sendo feita no Brasil por meio da chamada territorialização da saúde. É uma política e uma técnica utilizada para definir territórios de atuação dos serviços..." “...a expressão a saúde é direito de todos carrega consigo os três princípios doutrinários SUS - universalidade, equidade e integralidade - e encaminha para a necessidade do arranjo territorial (integrado, sistêmico, equitativo) dos serviços e das ações" (Rivaldo Mauro de Faria, 2013). De modo geral, a estruturação territorial dos serviços do SUS vem sendo feita no Brasil através da chamada “territorialização da saúde". Assim, é correto afirmar que a territorialização é:
Na conceituação da díade saúde-doença como processo, alguns modelos têm sido descritos, dentre eles o da história natural da doença (HND), o de vigilância da saúde e, mais recentemente, o modelo dos determinantes sociais da saúde, o qual não tem preocupação fundamental em conceituar saúde. Nesse último modelo, os chamados determinantes intermediários da saúde são
Considere o excerto abaixo.
No campo da assistência à saúde, a cidadania regulada se manifesta basicamente a partir
A Atenção Primária em Saúde (APS) tem estado no centro do debate sobre a organização dos serviços de saúde, particularmente os de base universal, desde a Declaração de Alma-Ata, em 1978. Inicialmente interpretada como uma ação restritiva, hoje a APS é concebida a partir de uma perspectiva abrangente. Em 2002, Bárbara Starfield propôs os atributos essenciais dos serviços de APS como: (i) primeiro contato, (ii) longitudinalidade, (iii) abrangência ou integralidade e (iv) coordenação. Nesse contexto, a longitudinalidade,
Um conceito muito importante adotado no método do Planejamento Estratégico é o de “nó crítico”. Ele surge como uma forma de auxiliar na decisão sobre a definição das ações a serem executadas. São características fundamentais para um componente explicativo ser considerado um nó crítico:
O estabelecimento das fontes de recursos para custear as despesas com ações e serviços públicos de saúde atende a um dos pilares da seguridade social, fazendo valer o direito de acesso da população. Para garantir o acesso da população a informações sobre os financiamentos do SUS foi criado o sistema de informação em saúde (SIS), o qual constitui instrumento para acompanhamento do cumprimento do dispositivo constitucional que determina a aplicação mínima de recursos em ações e serviços públicos de saúde. Esse sistema é o
No primeiro semestre de 2010, foi relatado um surto de toxoplasmose no município de Natal-RN. Essa zoonose acometeu os seres humanos frequentadores de academias e possivelmente consumidores de açaí. A fim de investigar a relação do consumo do açaí com o desenvolvimento da toxoplasmose e dar resposta rápida à população acerca dessa relação, o desenho de estudo epidemiológico escolhido foi o do tipo
“...um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos”, define:
Com base na história natural e prevenção de doenças, analise as afirmativas a seguir
I. A prevenção primária se faz com a intercepção dos fatores pré-patogênicos, sendo uma de suas formas a promoção da saúde.
II. Segundo Leavel & Clark são estágios do período de patogênese a interação estímulo-hospedeiro e a doença precoce discernível.
III. O isolamento de um paciente para evitar a propagação de uma doença é um exemplo de prevenção terciária.
Está correto apenas o que se afirma em:
Assinale a alternativa Correta com respeito ao Sistema Único de Saúde:
Um município aderiu ao 3º Ciclo do Programa de Melhoria e Avaliação da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB). Todas as equipes de saúde passam a desenvolver um conjunto de ações para qualificação da Atenção Básica, com o apoio da gestão, previstas no Eixo Estratégico Transversal de Desenvolvimento do programa. São consideradas ações de qualificação contidas nesse Eixo:
O relatório Errar é Humano do Institute of Medicine (IOM) trouxe à tona a ocorrência de 44.000 a 98.000 mortes evitáveis decorrentes de falhas no processo assistencial nos Estados Unidos. A divulgação do relatório provocou, em vários países e organizações internacionais, uma mobilização no sentido de apoiar estratégias destinadas a prevenir e evitar falhas nos sistemas de assistência à saúde. No Brasil, esse movimento teve como um dos desdobramentos a implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente, instituído pela portaria GM/MS nº 529/2013. Um dos pressupostos que possibilitam a cultura de segurança, prevista nessa portaria é
Tendo como base a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, instituída pela Portaria Nº 1.823, de 23 de agosto de 2012, à direção nacional do Sistema de Único Saúde compete:
O Controle Social é uma diretriz e princípio do Sistema Único de Saúde (SUS). Um das instâncias colegiadas responsável por exercer este controle é o seguinte órgão: