Qual o nível de Atenção do Sistema Único de Saúde correto, em que estão inseridos os Programas de Hanseníase e Tuberculose?
As doenças e agravos de Notificação Compulsório se renovam constantemente devido às mudanças epidemiológicas que ocorrem em determinadas regiões ou até em nível mundial. No Brasil, qual a Portaria atual que é utilizada para definir essas doenças e agravos?
Analise o trecho abaixo e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:
“A Estratégia Saúde da Família (ESF) foi oficialmente implantada em 1994, pelo _____________________________ como um programa e posteriormente em _________________, alçada à condição de estratégia de reorganização do modelo assistencial."
“É um sistema de informação que visa descrever e predizer de maneira contínua, tendências das condições de nutrição e alimentação de uma população, e seus fatores determinantes, com fins ao planejamento e avaliação dos efeitos de políticas, programas e intervenções."
O trecho acima faz referência ao:
O Brasil é o único país do mundo com mais de 100 milhões de habitantes que tem um sistema de saúde público e gratuito. Somente em 2014, o sistema contabilizou 4,1 bilhões de tratamentos ambulatoriais, 1,4 bilhão de consultas médicas e 11,5 milhões de internações. Apesar de todos esses resultados o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda enfrenta vários desafios. Em relação a isso podemos afirmar que o SUS ainda sofre com: I. Baixo investimento na qualificação dos trabalhadores, especialmente no que se refere à gestão participativa e ao trabalho em equipe. II. Controle social frágil dos processos de atenção e gestão do SUS. III. Valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores. IV. Aumento do grau de co-responsabilidade na produção de saúde e de sujeitos. Assinale a alternativa CORRETA:
O artigo de opinião de KERBAUY, 2005 analisa o legislativo municipal a partir de dois eixos: (1) a ênfase em suas características nacionais e regionais, com base em dados sobre a composição social e político-partidária do legislativo municipal no Brasil, no período de 1996, 2000 e 2004; e (2) os diferentes modos como os poderes legislativos locais de São Paulo e Santa Catarina percebem os poderes executivos no que se refere ao processo decisório. IN: KERBAUY, Maria Teresa M. As câmaras municipais brasileiras: perfil
de carreira e percepção sobre o processo decisório local. OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, Vol. XI, nº 2, Outubro, 2005, p. 337-365.
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/op/v11n2/26418.pdf.
Assinale a alternativa CORRETA de acordo com o artigo de opinião “As câmaras municipais brasileiras:
perfil de carreira e percepção sobre o processo decisório local", KERBAUY, 2005.
Com base na Lei n.º 8.080/1990 e no parâmetro para atuação de assistentes sociais na política de saúde, julgue o próximo item.
As ações destinadas a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social também dizem respeito à saúde, sendo previstas em legislação pertinente.
No que se refere ao SUS, julgue o item subsequente.
Um acontecimento determinante que influenciou a criação do SUS foi a Conferência Nacional de Reforma da Psiquiatria, realizada em 1986, em Brasília.
Sobre os coeficientes de morbidade, considere os itens a seguir:
I- Coeficiente de incidência da doença: representa o número de casos presentes (novos mais antigos) em uma determinada comunidade num período de tempo especificado;
II- Coeficiente de prevalência da doença: representa o risco de ocorrência (casos novos) de uma doença na população.
Sobre os itens:
Com relação ao controle de risco ambiental, a listagem dos riscos ambientais mapeados para cada aspecto ambiental incorporado, tem como objetivo a:
Para a captura de alados poderão ser utilizados o “puçá de filó" ou algum capturador de sucção. Os mosquitos deverão ser mortos com acetato de etila e transferidos para caixas preparadas com naftalina, usadas para acondicionamento e remessa. A captura de alados objetiva:
I- Levantamento de índice.
II- Vigilância em localidades não infestadas.
III- Inspeção em navios e aviões.
Dos itens acima:
A Equipe de Saúde da Família (ESF) é a estratégia prioritária de atenção a saúde e visa à reorganização da Atenção básica no país, de acordo com os preceitos do SUS. É considerada como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da Atenção Básica, por favorecer uma orientação do processo de trabalho com maior potencial de ampliar a resolutividade e impactar na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo- efetividade. A ESF deve ser composta por no mínimo:
Através da visita domiciliar o Agente Comunitário de Saúde (ACS) pode identificar o desejo do indivíduo ou do casal em querer ou não querer filhos, bem como suas necessidades de informação sobre os meios de evitar gravidez ou de engravidar. É um método definitivo de prevenção da gravidez:
São diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Rede de Atenção à Saúde (RAS), devendo ser operacionalizadas na atenção básica, EXCETO:
A família é a primeira e mais importante influência na vida das pessoas. É na família que adquirimos os valores, os usos e os costumes que irão formar nossa personalidade e bagagem emocional. Podemos chamar de família os vínculos afetivos, de consanguinidade e de convivência. A família é o ponto de partida para o trabalho do ACS na comunidade. Por isso, é preciso identificar e compreender a formação e como funcionam as famílias da sua área de abrangência.
Qual das afirmativas NÃO corresponde à identificação das famílias pelo ACS?