Com base na Lei nº 8.142/1990, que dispõe acerca da participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a respeito das transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde, e dá outras providências, assinale a alternativa correta.
A portaria nº 1.820, de 13 de agosto de 2008, dispõe sobre os direitos e deveres dos usuários da saúde. Sobre os direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Nas situações de urgência/emergência, qualquer serviço de saúde deve receber e cuidar da pessoa, bem como encaminhá-la para outro serviço no caso de necessidade.
( ) Quando houver alguma dificuldade temporária para atender às pessoas é da responsabilidade da direção e da equipe do serviço, acolher, dar informações claras e encaminhá-las sem discriminação e privilégios.
( ) O encaminhamento às especialidades e aos hospitais pela Atenção Básica será estabelecido em função da necessidade de saúde e indicação clínica, levando-se em conta a gravidade do problema a ser analisado pelas Centrais de Regulação.
( ) Toda pessoa tem direito ao acesso aos serviços de saúde, sendo, preferencialmente, nos serviços especializados, integrados por centros de saúde, postos de saúde, unidades de saúde da família e unidades básicas de saúde ou similares mais próximos de sua casa.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Os conceitos de eficácia, efetividade e eficiência são fundamentais quando abordamos os aspectos relacionados à qualidade em serviços de saúde e devem servir como diretrizes para as intervenções em saúde (SILVA, 2013, p.467).
Em relação aos conceitos de eficácia, efetividade e eficiência nos serviços de saúde, é correto afirmar que
As ações que se relacionam à avaliação são fundamentais para que se possa compreender de forma ampliada a Gestão dos Serviços de Saúde, sobretudo no processo de tomada de decisão por parte dos gestores (RAMOS; GRIGOLETTO, 2012).
Em relação à gestão dos serviços de saúde no que tange à avaliação, é correto afirmar que
Os diferentes profissionais das equipes de Saúde da Atenção Primária/Saúde da Família têm um papel importante no desenvolvimento das ações de vigilância em saúde, com algumas funções comuns e outras específicas a cada um. Devem atuar de maneira integrada de forma a potencializar o resultado do trabalho, evitando duplicidade de ações. Juntos, enfrentam os principais problemas de saúde-doença da comunidade. Quais ações devem ser realizadas no controle de vetores?
A leishmaniose tegumentar americana é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por:
A febre amarela é uma doença febril aguda, transmitida por vetores, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos. O conhecimento do vetor é necessário para seu combate, sendo assim, é correto afirmar que:
São fundamentos da atenção básica, segundo o Programa Nacional de Atenção Básica, exceto:
Quando se estuda os indicadores de saúde, surgem os termos “Eficácia", “Eficiência" e “Efetividade". A relação correta desses três ângulos é:
Assinale a alternativa correta:
A Lei nº 8.080/90 instituiu o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Sobre os princípios e diretrizes do SUS, assinale a alternativa correta
Na história das Políticas de Saúde do Brasil, como ficou conhecida a lei que determinou a primeira intervenção do Estado brasileiro em 1923, através da criação das Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAPs), que asseguravam aos trabalhadores e empresas, assistência médica, medicamentos, aposentadorias e pensões?
Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que não se refere a um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS):
Em relação as características do recém-nascido, assinale a alternativa incorreta:
De acordo com a Portaria nº 2.488/11, são itens necessários à estratégia Saúde da Família:
I - Existência de equipe multiprofissional (equipe saúde da família) composta por, no mínimo, médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, podendo acrescentar a esta composição, como parte da equipe multiprofissional, os profissionais de saúde bucal: cirurgião dentista generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal;
II - Cada equipe de saúde da família deve ser responsável por, no máximo, 2.000 pessoas, sendo a média recomendada de 1.200 pessoas, respeitando critérios de equidade para esta definição;
III - Cadastramento de cada profissional de saúde em apenas 01 (uma) ESF, exceção feita somente ao profissional médico que poderá atuar em no máximo 02 (duas) ESF e com carga horária total de 40 (quarenta) horas semanais.
Dos itens acima:
Estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), exceto: