O planejamento de comunicação, quando pensado a partir da perspectiva do paradigma da complexidade, deve
Sobre a Teoria Geral da Excelência em Relações Públicas, assinale a alternativa INCORRETA.
A comunicação para mobilização social deve ser, em seu âmago, entendida como
Sobre as normas do cerimonial público é correto afirmar que:
Os principais objetivos de uma Assessoria de
Imprensa são:
I - Estabelecer relações temporárias com os meios de
comunicação e seus agentes, com o objetivo de se
tornar fonte de informação respeitada e requisitada.
II - Criar situações para a cobertura sobre as atividades
do assessorado, para alcançar e manter – em alguns
casos, recuperar – uma boa imagem junto à opinião
pública.
III - Apresentar, firmar e consolidar as informações
pertinentes aos interesses do assessorado no contexto
midiático local, nacional e internacional.
IV – Dispensar uma cultura de comunicação nos
aspectos externo relativamente ao assessorado por
meio de condutas proativas junto à estrutura midiática.
V- Capacitar o assessorado e outras fontes
institucionais a entender e lidar com a imprensa.
Assinale a única alternativa correta:
A atividade de captação de recursos depende de três fatores principais:
De acordo com o Código de Ética de profissionais de relações públicas, este profissional deve basear seu trabalho no respeito aos princípios:
Os funcionários de uma organização devem ser considerados formadores e multiplicadores de imagem. Desta forma, tendo como base o funcionamento da comunicação interna é correto afirmar que:
Considerando as disposições da Resolução Normativa Nº 43, de 24 de agosto de 2002, sobre as variações da Auditoria de Opinião, avalie as seguintes afirmações:
I. A auditoria ou pesquisa de risco é um método que identifica, mede e prioriza os riscos para possibilitar a focalização nas áreas auditáveis, imprescindíveis para a operacionalidade da organização.
II. a auditoria ou pesquisa de imagem é uma técnica que objetiva, exclusivamente, a identificação da imagem, mediante o conceito que tem o entrevistado em relação à organização.
III. a auditoria ou pesquisa de clima organizacional é uma técnica que visa identificar os níveis de satisfação e insatisfação do indivíduo e do grupo e que, em seu conjunto, determinam qual o tipo de harmonia ou conflito existente na organização ou parte dela.
IV. a auditoria ou pesquisa de perfil organizacional é um método que pretende identificar as características institucionais, administrativas, políticas e de procedimentos e que, consolidadas, permite que seja formulada a definição sobre a organização.
É CORRETO apenas o que se afirma em
Segundo a Lei nº 5377, de 11 de dezembro de 1967, são consideradas atividades específicas das Relações Públicas, EXCETO:
Analise as afirmativas sobre os Estudos Culturais e coloque “V" para verdadeira e “F" para falsa.
( ) A identificação explícita das culturas vividas como um projeto distinto de estudo, o reconhecimento da autonomia e complexidade das formas simbólicas em si mesmas são características dos Estudos Culturais.
( ) Os Estudos Culturais acreditavam que as classes populares possuíam suas próprias formas culturais, dignas de nome, recusando todas as denúncias, por parte da chamada alta cultura, do barbarismo das camadas sociais mais baixas.
( ) A perspectiva marxista permitiu que os Estudos Culturais compreendessem a cultura como dependente das relações econômicas.
( ) A criação cultural se situa apenas no espaço social, dentro do qual a atividade criativa é determinada.
( ) Os Estudos Culturais não configuram uma “disciplina", mas uma área na qual diferentes disciplinas interatuam, visando ao estudo de aspectos culturais da sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a sequência de letras.
Sobre o Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, considere as seguintes afirmativas:
I. O aprimoramento de novas técnicas de debates é uma função obrigatória do profissional de Relações Públicas, assim como a defesa da democratização e a popularização das informações.
II. Formulado com base nos princípios da “Declaração Universal dos Direitos do Homem", o Código de Ética estabelece o combate à desigualdade social como uma das diretrizes norteadoras dos profissionais de Relações Públicas.
III. Além de definir padrões de comportamento objetivos dos profissionais da área com seus empregadores, o Código aborda também tópicos mais amplos de grande importância que afetam o impacto da profissão na sociedade, como a proibição da difusão de informações inverídicas ou que não possam ser comprovadas por fatos e a proibição de práticas que possam corromper a integridade dos meios de comunicação.
IV. O profissional de Relações Públicas deve guardar sigilo de sua atuação e não poderá ser obrigado a revelar assuntos que possam ser lesivos a seus clientes e empregadores, mesmo em casos delituosos previstos em lei.
Em relação a essas afirmativas, está/estão CORRETA(s):
São todos aspectos importantes das estratégias contemporâneas de comunicação de uma organização como a Universidade Federal de Minas Gerais, EXCETO:
São premissas básicas dos estudos de comunicação para mobilização social, EXCETO:
Em relação à tipologia de eventos, assinale a única alternativa correta.