Em relação às exigências da redação de correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem.
O trecho a seguir está adequado e correto para compor um ofício: Viemos informar que vamos estar enviando oportunamente os relatórios solicitados via email, com todas as informações referentes ao desenvolvimento das auditorias citadas.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue
os itens seguintes, referentes a adequação da linguagem, formato e
características da correspondência oficial.
Na redação oficial, a impessoalidade refere-se ao emprego adequado de estruturas formais, como a utilização de pronomes de tratamento para determinada autoridade, à polidez e à civilidade no enfoque dado ao assunto que se pretende comunicar.

Em relação ao exemplo de correspondência oficial acima apresentado, julgue os itens de 16 a 20.
O fecho, Respeitosamente, está corretamente empregado, visto que o documento em apareço é endereçado a autoridade de mesma hierarquia da do remetente.
Acerca das correspondências oficiais, julgue os itens seguintes.
Quanto à forma, ofício e memorando seguem o modelo do padrão ofício; entretanto, no ofício, emprega-se o vocativo, que invoca o destinatário; no memorando, consta apenas o destinatário, que deve ser identificado pelo cargo.
"Na redação administrativa, é preciso pautar- se em regras que facilitam a elaboração de documentos e fazem com que a mensagem que queremos transmitir seja redigida de forma clara. Entre estas regras está o(a) ____________________, que consiste em evitar digressões inúteis, palavras supérfluas, adjetivação desmedida e períodos extensos e emaranhados." Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Para se solicitar à autoridade pública algo que tenha amparo legal, tal como auxílio doença, ajuda de custo, férias e salário família, qual documento deve ser utilizado?
Considerando as orientações constantes do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens subsequentes
O memorando é uma forma de comunicação estritamente interna.
Considerando as orientações constantes do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens subsequentes.
O ofício e o aviso se diferenciam do memorando quanto a sua forma e finalidade.
Assinale a alternativa em que a forma de tratamento apresentado na Coluna I corresponde à respectiva autoridade naColuna II.
Coluna I
1. VossaMagnificência
2. Vossa Excelência
3. Vossa Senhoria
Coluna II
( ) prefeito
( ) reitor
( ) chefe de gabinete
( ) presidente da república
( ) juiz de direito
Julgue os itens a seguir com base nas prescrições do Manual de Redação da Presidência da República para a elaboração de correspondências oficiais.
O trecho a seguir estaria correto e adequado para constituir parte de um memorando interno:
Segue cópia do Relatório Resumido da Execução Orçamentária do município XYZ referente ao segundo bimestre do exercício corrente.
Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Julgue os itens subsequentes,com base no que estabelece o Manual de Redação da Presidência da República.
Embora as redações oficiais devam ser redigidas, em regra, de forma clara e objetiva,há situações em que se recomenda a prolixidade, como nas exposições de motivos, nas quais a redundância é necessária
Com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens seguintes, a respeito da adequação do formato e da linguagem às correspondências oficiais.
O emprego do vocativo Ilustríssimo Senhor para autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares confere a adequada distinção ao destinatário da comunicação oficial, no caso de esse ser uma autoridade do Estado.
Assinale a opção cujo excerto apresente, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, as características de texto oficial, a saber: impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e uso da norma padrão da língua escrita.
Com relação ao tipo de linguagem adequado a um expediente oficial, assinale a opção correta.