
Para que o ofício hipotético acima esteja de acordo com os padrões
estabelecidos no Manual de Redação da Presidência da
República,
a identificação do tipo e do número do expediente deve ser alterada para: Ofício n.º 265/2013/GC-EAS.

Em relação ao exemplo de correspondência oficial acima apresentado, julgue os itens de 16 a 20.
O texto do documento apresentado está adequadamente desenvolvido, com apresentação e detalhamento do assunto que motivou a comunicação, de forma clara, direta e concisa, e com conclusão que reitera a solicitação feita.
Na correspondência oficial apresentada, o emprego da primeira pessoa do singular, por meio das formas verbais Submeto e permitindo-me sugerir, embora não represente uma postura de modéstia, possibilitou que o assunto fosse comunicado de modo claro e impessoal, o que se verifica pela ausência, no corpo do texto, de impressões individuais e parciais do remetente.
O expediente oficial veiculado no modelo constitui uma exposição de motivos, encaminhada por uma ministra de governo à presidenta da República Federativa do Brasil.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem.
O caráter impessoal das comunicações oficiais decorre da ausência de impressões individuais de quem comunica, da impessoalidade conferida ao destinatário da comunicação e do tratamento impessoal a ser dado aos assuntos tratados nas comunicações.
Acerca das características gerais dos diversos tipos de comunicação oficial, julgue os itens seguintes.
Para atender à exigência de uniformidade, um dos atributos da redação oficial, os expedientes oficiais de qualquer tipo devem ser estruturados conforme o padrão ofício de diagramação.
Acerca das características gerais dos diversos tipos de comunicação oficial, julgue os itens a seguir.
Para que correspondências oficiais enviadas por correio eletrônico sejam aceitas como documentos originais, é necessária certificação digital que ateste a identidade do remetente.
Ao redigir uma Circular, todas as partes são obrigatórias, ou seja, devem constar do corpo do documento, exceto uma, que é opcional. Assinale- a.
Considerando as orientações constantes do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens subsequentes
O despacho ao memorando deve ser dado por meio de outro memorando. Assim, torna-se possível historiar o andamento de matéria que seja tratada no memorando, formando-se uma espécie de processo simplificado.
Considerando as orientações constantes do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens subsequentes
O ofício segue o mesmo padrão do aviso quanto ao formato, sendo que se diferencia quanto à finalidade por tratar também de assuntos oficiais com particulares.
Buscando a padronização dos endereços, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos estabeleceu a sequência correta que deve ser observada no preenchimento dos dados relativos ao destinatário emuma correspondência.
1. Nome da rua / número / complemento
2. Forma de tratamento
3. Bairro
4. CEP/ cidade /UF
5. Nome do destinatário
Asequência correta é:
Julgue os itens subsequentes,com base no que estabelece o Manual de Redação da Presidência da República.
Por estar de acordo com as regras de concordância do padrão culto da linguagem, a frase Vossa Excelência indicareis a vossa nova secretária seria adequada para compor a redação de documento oficial.
No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais, julgue os itens de 17 a 22 com base no Manual de Redação da Presidência da República.
Juntamente com documentos enviados por fax, recomenda-se que se encaminhe folha de rosto em que constem os dados de identificação da mensagem a ser enviada.
No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais, julgue os itens de 17 a 22 com base no Manual de Redação da Presidência da República.
Tratando-se de ofício, a numeração das páginas deve iniciar-se a partir da segunda. Nesse caso, os números podem ser impressos em ambas as faces do papel, desde que as distâncias das margens esquerda e direita sejam invertidas nas páginas pares
Com base no que estabelece o Manual de Redação da Presidência da República, as comunicações oficiais devem .