Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1641 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • Certo
    • Errado

Com base no disposto no MRPR, julgue os itens a seguir, que versam sobre correspondências oficiais.

A redação de documentos oficiais visa à comunicação entre órgãos da administração pública; por essa razão, nesse tipo de documento, deve-se primar pela impessoalidade e pela uniformidade, entre outros aspectos.

Acerca dos aspectos da redação oficial definidos no MRPR, julgue os itens a seguir.

O tratamento impessoal nas comunicações oficiais decorre, principalmente, do fato de o comunicador ser o serviço público.

Considerando os aspectos gerais da redação oficial, analise as afirmativas a seguir.

I.Pode-se dizer que a redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.


II.A redação oficial deve caracterizar-se, entre outras, pela impessoalidade, clareza, concisão, informalidade e uniformidade.


III.Nas comunicações oficiais, deve-se utilizar sempre a linguagem técnica, pois facilita o entendimento por parte de outros órgãos da administração.


IV.Os textos oficiais requerem o uso do padrão culto da língua, pois ele está acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas regionais e permite, portanto, uma compreensão mais ampla por parte dos cidadãos.


V.A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade de quem a elabora.



Estão CORRETAS as afirmativas:

Mem. 546/2016 – ConEx – FUNPRESP

Em 5 de janeiro de 2016.

À Senhora Diretora de Administração

Assunto: relatório de atividades

Sirvo-me da presente para encaminhar a Portaria

n. 002/FUNPRESP – Exe/Presi, de 4/1/2016, através da qual Vossa

Senhoria é designada para gestão do Contrato n. 001/2016.

Sem mais para o momento, subscrevo-me.

Atenciosamente,

João José

Secretário do Gabinete

A partir da comunicação hipotética apresentada, — Mem. 546/2016

– ConEx – FUNPRESP —, julgue os itens a seguir com base no

disposto no MRPR.

Tanto o tipo de expediente quanto a posição da numeração e da

data do documento contrariam os requisitos do padrão ofício

estabelecidos no MRPR.

Ofício n.º 0064/2016 – TCE/SC

Florianópolis, 25 de janeiro de 2016.

XXXXXX

Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

Palácio Barriga Verde — R. Dr. Jorge Luz Fontes, 310 — Centro

88020-900 — Florianópolis — SC

Assunto: Encaminhamento de documento — Ofício n.º 242/2016-GP

XXXXXXX,

Em resposta ao Ofício n.º 242/2016-GP, encaminho, anexa, cópia

do Parecer n.º 01/2016 da DCE — TCE/SC acerca das inspeções

realizadas em hospitais da rede pública estadual, no ano de 2015.

Respeitosamente,

[Assinatura]

[identificação do signatário]

Tendo como referência a comunicação hipotética apresentada,

julgue os itens a seguir à luz das normas do Manual de Redação

da Presidência da República (MRPR).

O expediente em análise não está adequado quanto à finalidade e à estrutura do padrão do ofício, visto que não contém parágrafos de desenvolvimento devidamente numerados nem comentários do signatário da comunicação a respeito do documento encaminhado.

A correspondência comercial: Dentre as alternativas qual é de vital importância na comunicação?

Considere as afirmativas a seguir sobre as normas de elaboração de requerimento e

memorando.

I. Requerimento é um documento pelo qual se solicita algo a uma autoridade.

II. Os fechos do memorando são bem específicos, tais como, 'nestes termos', 'pede

deferimento'.

III. O memorando é uma forma de comunicação eminentemente interna.

IV. A data deve figurar na mesma linha do número e da identificação do memorando.

V. Na numeração do memorando não consta o ano, mas o órgão de origem.

Estão CORRETAS apenas as afirmações constantes nos itens

A redação oficial e o meio pelo qual o poder público redige atos normativos e comunicações. Concebe-se, assim, que o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre da (o):

I- ausência de impressões individuais de quem comunica, embora se trate, por exemplo, de um expediente assinado por chefe de seção, e sempre em nome do serviço público que e feita a comunicação, a partir de uma desejável padronização, possibilitando que as comunicações elaboradas em diferentes setores da administração publica guardem entre si certa uniformidade;

II- impessoalidade de quem recebe a comunicação, com as possibilidades, de a comunicação oficial ser dirigida ao cidadão, sempre concebido como público e a outro órgão público, que em ambas as situações tem-se o destinatário, concebido de forma homogênea e impessoal;

III- caráter impessoal do próprio assunto tratado, em que o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, sendo inconcebível qualquer aspecto particular ou pessoal.

Verifica-se que estão corretos:

Assinale a alternativa incorreta.

O modelo de documento refere-se a

Redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público,

No Manual de Redação Oficial da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, lê-se que “é inadmissível que a Redação Oficial apresente incorreções, coloquialismos, gírias, expressões regionais e “burocratês", tipo de linguagem administrativa, constituída de formas arcaicas, inadequadas ao contexto contemporâneo." Considerando essas recomendações, está correta a escrita da seguinte frase:

Segundo manuais como o Manual de Redação da Presidência

da República, avisos, ofícios e memorandos expedidos

pelo órgão público devem conter oito partes.

Constitui parte dispensável desses três tipos de expediente

o(s) seguinte(s) dado(s):

O chefe do setor de compras de um órgão público recebeu, em 3/12/2015, o Memorando n.º 21, em que eram solicitadas cópias dos documentos referentes às compras efetuadas por esse setor no primeiro semestre do ano. Levando em consideração essa situação hipotética e as disposições do MRPR acerca da linguagem dos textos oficiais, assinale a opção que apresenta uma maneira correta, clara e coesa de se introduzir o texto do memorando de resposta a ser elaborado pelo funcionário responsável pelo referido setor.

Senhores Dirigentes de Recursos Humanos,

Encaminho, anexos, os procedimentos operacionais para

a inclusão de parcela remuneratória percebida em razão do local de

trabalho e do exercício de cargo ou função de confiança para

servidor participante do plano de benefícios da FUNPRESP.

Esclareço que, até o desenvolvimento da funcionalidade

específica no sistema, a inclusão das parcelas mencionadas

somente será realizada pela unidade pagadora do servidor, e

deverá ser utilizado o mesmo campo de desconto de PSS.

Atenciosamente,

Ana Maria

Coordenadora-Geral

No que se refere ao trecho de documento anteriormente

apresentado, julgue os itens subsequentes com base no que dispõe

o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).

Por se tratar de encaminhamento, é dispensável a numeração

dos parágrafos do documento.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282