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XXX n.º 524/2016/MA

Brasília, 15 de março de 2016.

A Sua Excelência o Senhor Deputado

[Nome]

Câmara dos Deputados

70.000-000 – Brasília – DF

Assunto: Reforma agrária

Senhor Deputado,

Em complemento aos documentos enviados ao seu

gabinete na semana passada, informo-lhe que todas as medidas

cabíveis foram tomadas. Vossa Senhoria poderá levar os projetos

de lei para votação no Plenário da Câmara dos Deputados, de

acordo com os prazos regimentais.

Atenciosamente,

XXXXXXX

Senhor João da Silva

Chefe do Departamento Fundiário do Ministério da Agricultura

A respeito da correspondência oficial hipotética apresentada,

julgue os itens a seguir com base no que dispõe o Manual de

Redação da Presidência da República (MRPR).

O fecho do documento foi empregado em conformidade com o que dispõe o MRPR.

XXX n.º 524/2016/MA

Brasília, 15 de março de 2016.

A Sua Excelência o Senhor Deputado

[Nome]

Câmara dos Deputados

70.000-000 – Brasília – DF

Assunto: Reforma agrária

Senhor Deputado,

Em complemento aos documentos enviados ao seu

gabinete na semana passada, informo-lhe que todas as medidas

cabíveis foram tomadas. Vossa Senhoria poderá levar os projetos

de lei para votação no Plenário da Câmara dos Deputados, de

acordo com os prazos regimentais.

Atenciosamente,

XXXXXXX

Senhor João da Silva

Chefe do Departamento Fundiário do Ministério da Agricultura

A respeito da correspondência oficial hipotética apresentada,

julgue os itens a seguir com base no que dispõe o Manual de

Redação da Presidência da República (MRPR).

Para garantir a adequação do documento às normas constantes no MRPR quanto ao uso de pronomes de tratamento, o termo Vossa Senhoria, empregado no corpo do texto, tem de ser substituído por Vossa Excelência.

Em relação às finalidades dos textos oficiais, julgue os itens seguintes.

A exposição de motivos é o expediente dirigido ao presidente ou ao vice-presidente da República, geralmente emitido por um ministro de Estado.

Com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os itens a seguir, que versam sobre correspondências oficiais.

Nas comunicações oficiais, deve-se evitar o jargão burocrático, com vistas a garantir a clareza, a padronização e a impessoalidade dos documentos oficiais.

Mem. 123/2016-DCF

Em 22 de março de 2016.

Ao Sr. Diretor de Infraestrutura

Assunto: instalação de pontos de rede

1 Solicito a Vossa Senhoria verificar a viabilidade de instalar

quatro pontos de rede na sala desta Diretoria.

2 A instalação desses pontos é necessária para dar

prosseguimento às atividades desenvolvidas neste setor.

3 Certo de contar com as providências e com a atenção especial

de Vossa Senhoria, antecipo meus agradecimentos e renovo

protesto de elevada consideração.

Atenciosamente,

[nome do signatário]

[cargo do signatário]

Tendo como referência o documento hipotético apresentado, julgue

os próximos itens com base no disposto no Manual de Redação da

Presidência da República (MRPR).

Para garantir a adequação do documento ao que dispõe o MRPR, deveria ser suprimida a numeração dos parágrafos do texto.

Com base nas Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília (NPD/UnB), julgue os itens a seguir, acerca de aspectos gerais da redação oficial.

É recomendável a utilização das formas de tratamento

Digníssimo, Ilustríssimo e Doutor nas comunicações oficiais

direcionadas à comunidade acadêmica da UnB.

Com base nas Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília (NPD/UnB), julgue os itens a seguir, acerca de aspectos gerais da redação oficial.

Fica a critério de cada unidade acadêmica definir os

tipogramas e as assinaturas a serem utilizados em suas

comunicações oficiais, haja vista a inexistência de normas que

disponham especificamente acerca da utilização do símbolo

da UnB.

Em relação às normas para elaboração de correspondências oficiais, julgue os itens a seguir.

Se o artigo tiver dois ou mais parágrafos, estes deverão ser

numerados sequencialmente com algarismos arábicos,

precedidos do símbolo §, como no exemplo seguinte: § 10.

Em relação às normas para elaboração de correspondências oficiais, julgue os itens a seguir.

Considerando-se que todas as informações relativas ao

endereço e ao cargo apresentadas a seguir sejam verdadeiras,

é correto afirmar que a seguinte estrutura está correta para

compor o endereçamento de um ofício.

Cada um dos itens subsequentes apresenta um trecho de documento oficial, seguido de uma proposta de classificação do documento a que esse trecho pertence. Julgue-os quanto à adequação da proposta de classificação apresentada e à linguagem empregada.

Foi justificada a ausência dos Conselheiros Fulano e Beltrano

porque estavam fora da cidade em férias nas praias do litoral.

Também estiveram presentes os convidados, amiguinhos de

infância do reitor, que teimaram em conhecer a capital da

república e também o funcionamento da Universidade. Esses

convidados saudaram os conselheiros e elogiaram o trabalho

do reitor à frente da Universidade. Aberta a sessão, o

Presidente procedeu rapidamente aos informes. Dando-se

início à ordem da pauta, foi analisado o primeiro item. / ATA

Sobre o conceito de Redação Oficial é correto afirmar que: 

Assinale a opção cujas partes do documento, no padrão Ofício, estão na ordem correta. 

Para obtenção de bons resultados na organização de uma reunião, é necessário providenciar: 

Escrita que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras, trata-se de:

Observe as assertivas abaixo.

 

 

I. O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

II. Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental e, para que possa ser aceito como documento originai, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.

III. Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

 

Estão corretas as assertivas:

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