[...]
9. Por fim, apesar de a Coordenadoria de Controle de Recursos
Antecipados ter expedido o documento, os técnicos responsáveis
farão a fiscalização in loco.
10. Vossa Excelência será informada acerca do andamento do
processo.
Atenciosamente,
[assinatura]
[identificação do signatário]
Considerando o fragmento de texto apresentado, que contém os
parágrafos finais e o fecho de um expediente em padrão ofício,
julgue os seguintes itens, de acordo com o Manual de Redação da
Presidência da República (MRPR).
Dado o emprego do fecho Atenciosamente, infere-se que o destinatário da comunicação em análise ocupa cargo de nível hierárquico igual ou inferior ao do signatário.
Ofício n.º 0064/2016 – TCE/SC
Florianópolis, 25 de janeiro de 2016.
XXXXXX
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Palácio Barriga Verde — R. Dr. Jorge Luz Fontes, 310 — Centro
88020-900 — Florianópolis — SC
Assunto: Encaminhamento de documento — Ofício n.º 242/2016-GP
XXXXXXX,
Em resposta ao Ofício n.º 242/2016-GP, encaminho, anexa, cópia
do Parecer n.º 01/2016 da DCE — TCE/SC acerca das inspeções
realizadas em hospitais da rede pública estadual, no ano de 2015.
Respeitosamente,
[Assinatura]
[identificação do signatário]
Tendo como referência a comunicação hipotética apresentada,
julgue os itens a seguir à luz das normas do Manual de Redação
da Presidência da República (MRPR).
O expediente em apreço consiste em uma forma de comunicação eminentemente interna.
Os documentos elaborados com base no Padrão Ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação: I - O espaçamento entre as linhas deve ser de 1,5 pontos e de 6 pontos após cada parágrafo. II - É obrigatória constar a partir da segunda página o número da página. III - Todos os tipos de documentos do Padrão Ofício devem ser impressos em papel de tamanho A-4, ou seja, 29,7 x 21,0 cm. IV - Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé. V - Ofícios, Memorandos e anexos destes não poderão ser impressos em ambas as faces do papel. Estão CORRETAS as afirmativas:
Em relação à comunicação realizada com documentos oficiais, podemos afirmar que:
Com base nas Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília (NPD/UnB), julgue os itens a seguir, acerca de aspectos gerais da redação oficial.
É admitido o emprego das abreviações a/c (aos cuidados),
art. (artigo), c/c (com cópia), e/m (em mãos) e pp. (páginas)
nas comunicações oficiais da UnB.
Ainda com relação ao documento XXXX n.º 01/2016/MRT, julgue os itens seguintes com base nas NPD/UnB.
Por se tratar de documento assinado pelo reitor da UnB e
direcionado a chefe de departamento, o uso do fecho
“Respeitosamente" é impróprio.

Ainda com relação ao documento XXXX n.º 01/2016/MRT, julgue os itens seguintes com base nas NPD/UnB.
Em vez de “Sua Excelência", no primeiro parágrafo do texto,
deveria ter sido empregada a forma de tratamento Vossa
Senhoria.
Cada um dos itens subsequentes apresenta um trecho de documento oficial, seguido de uma proposta de classificação do documento a que esse trecho pertence. Julgue-os quanto à adequação da proposta de classificação apresentada e à linguagem empregada.
O PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO E REITOR DA
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, no uso de suas atribuições
estatutárias e de acordo com art. 18, inciso XIV, do Regimento
Geral aprovado pela Resolução n.º 015/2000 do Conselho
Diretor da FUB e publicado no DOU de 25/4/2001,
R E S O L V E:
Art. 1.º Aprovar a estrutura organizacional da Diretoria de
Museus, vinculada ao Decanato de Extensão. / DESPACHO
Qual é o nome dado ao documento
destinado a registrar as ocorrências de uma
reunião?
As questões numeradas de 12 a 15 têm como base o MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA (2ª edição revista e atualizada 2002).
Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa. É que o verbo concorda com o substantivo que integra a locução como seu núcleo sintático. Para autoridades do poder executivo, como Prefeitos Municipais, o pronome de tratamento indicado é:
Solicitamos a liberação para a exportação dos seguintes
produtos biológicos humanos para análise no exterior: substâncias
para diagnósticos e substâncias infecciosas.
Considerando que o trecho de texto apresentado anteriormente seja
parte de um documento oficial hipotético (Xx/2016) enviado à
ANVISA pela empresa particular, também hipotética,
Biodiagnósticos Ltda. (BDL), julgue os itens a seguir à luz do
disposto no Manual de Redação da Presidência da República
(MRPR) sobre a redação oficial.
Situação hipotética: O responsável pelo atendimento da
demanda da BDL deve reportar-se ao diretor-presidente da
ANVISA, em documento interno, para dirimir dúvidas antes de
responder definitivamente à solicitação da empresa. Assertiva:
Nessa situação, deve ser empregado, nesse documento interno,
o vocativo Excelentíssimo Senhor Diretor-presidente, uma vez
que tal comunicação dirige-se ao ocupante do cargo de maior
hierarquia na agência.
Mem. 23/2013–TC
Brasília, 15 de março de 2016.
Assunto: Aquisição de novos computadores.
Cumpre-me informar que, nos termos do plano de estratégia
estabelecido na reunião do colegiado de fevereiro deste ano,
solicitamos a Vossa Senhoria a tomada de orçamentos para
a aquisição de novos equipamentos de informática para
o Departamento de Recursos Humanos.
As especificações dos computadores deverão ser obtidas junto
ao departamento de informática, e os orçamentos deverão ser
apresentados na próxima reunião.
Abraços,
Senhor João da Silva
A partir do memorando hipotético apresentado, julgue os itens que
se seguem com base nas normas do Manual de Redação da
Presidência da República (MRPR).
O emprego de Abraços como fecho do documento apresentado contraria as determinações do MRPR quanto às características da redação oficial, especialmente no que se refere à formalidade e à impessoalidade.
Com base no disposto no MRPR, julgue os itens a seguir, que versam sobre correspondências oficiais.
De acordo com MRPR, o órgão emissor do documento oficial deve adotar o padrão estrutural mais adequado em suas comunicações, conforme suas especificidades.
Com base no disposto no MRPR, julgue os itens a seguir, que versam sobre correspondências oficiais.
O MRPR adota o memorando como padrão para a redação dos documentos oficiais.
Com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os itens a seguir, que versam sobre correspondências oficiais.
A redação de documentos oficiais visa à comunicação entre órgãos da administração pública; por essa razão, nesse tipo de documento, deve-se primar pela impessoalidade e pela uniformidade, entre outros aspectos