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[...]

9. Por fim, apesar de a Coordenadoria de Controle de Recursos

Antecipados ter expedido o documento, os técnicos responsáveis

farão a fiscalização in loco.

10. Vossa Excelência será informada acerca do andamento do

processo.

Atenciosamente,

[assinatura]

[identificação do signatário]

Considerando o fragmento de texto apresentado, que contém os

parágrafos finais e o fecho de um expediente em padrão ofício,

julgue os seguintes itens, de acordo com o Manual de Redação da

Presidência da República (MRPR).

Dado o emprego do fecho Atenciosamente, infere-se que o destinatário da comunicação em análise ocupa cargo de nível hierárquico igual ou inferior ao do signatário.

Ofício n.º 0064/2016 – TCE/SC

Florianópolis, 25 de janeiro de 2016.

XXXXXX

Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

Palácio Barriga Verde — R. Dr. Jorge Luz Fontes, 310 — Centro

88020-900 — Florianópolis — SC

Assunto: Encaminhamento de documento — Ofício n.º 242/2016-GP

XXXXXXX,

Em resposta ao Ofício n.º 242/2016-GP, encaminho, anexa, cópia

do Parecer n.º 01/2016 da DCE — TCE/SC acerca das inspeções

realizadas em hospitais da rede pública estadual, no ano de 2015.

Respeitosamente,

[Assinatura]

[identificação do signatário]

Tendo como referência a comunicação hipotética apresentada,

julgue os itens a seguir à luz das normas do Manual de Redação

da Presidência da República (MRPR).

O expediente em apreço consiste em uma forma de comunicação eminentemente interna.

Os documentos elaborados com base no Padrão Ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação: I - O espaçamento entre as linhas deve ser de 1,5 pontos e de 6 pontos após cada parágrafo. II - É obrigatória constar a partir da segunda página o número da página. III - Todos os tipos de documentos do Padrão Ofício devem ser impressos em papel de tamanho A-4, ou seja, 29,7 x 21,0 cm. IV - Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé. V - Ofícios, Memorandos e anexos destes não poderão ser impressos em ambas as faces do papel. Estão CORRETAS as afirmativas:

Em relação à comunicação realizada com documentos oficiais, podemos afirmar que:

Com base nas Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília (NPD/UnB), julgue os itens a seguir, acerca de aspectos gerais da redação oficial.

É admitido o emprego das abreviações a/c (aos cuidados),

art. (artigo), c/c (com cópia), e/m (em mãos) e pp. (páginas)

nas comunicações oficiais da UnB.

Ainda com relação ao documento XXXX n.º 01/2016/MRT, julgue os itens seguintes com base nas NPD/UnB.

Por se tratar de documento assinado pelo reitor da UnB e

direcionado a chefe de departamento, o uso do fecho

“Respeitosamente" é impróprio.

Ainda com relação ao documento XXXX n.º 01/2016/MRT, julgue os itens seguintes com base nas NPD/UnB.

Em vez de “Sua Excelência", no primeiro parágrafo do texto,

deveria ter sido empregada a forma de tratamento Vossa

Senhoria.

Cada um dos itens subsequentes apresenta um trecho de documento oficial, seguido de uma proposta de classificação do documento a que esse trecho pertence. Julgue-os quanto à adequação da proposta de classificação apresentada e à linguagem empregada.

O PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO E REITOR DA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, no uso de suas atribuições

estatutárias e de acordo com art. 18, inciso XIV, do Regimento

Geral aprovado pela Resolução n.º 015/2000 do Conselho

Diretor da FUB e publicado no DOU de 25/4/2001,

R E S O L V E:

Art. 1.º Aprovar a estrutura organizacional da Diretoria de

Museus, vinculada ao Decanato de Extensão. / DESPACHO

Qual é o nome dado ao documento

destinado a registrar as ocorrências de uma

reunião?

As questões numeradas de 12 a 15 têm como base o MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA (2ª edição revista e atualizada 2002).

Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa. É que o verbo concorda com o substantivo que integra a locução como seu núcleo sintático. Para autoridades do poder executivo, como Prefeitos Municipais, o pronome de tratamento indicado é:

Solicitamos a liberação para a exportação dos seguintes

produtos biológicos humanos para análise no exterior: substâncias

para diagnósticos e substâncias infecciosas.

Considerando que o trecho de texto apresentado anteriormente seja

parte de um documento oficial hipotético (Xx/2016) enviado à

ANVISA pela empresa particular, também hipotética,

Biodiagnósticos Ltda. (BDL), julgue os itens a seguir à luz do

disposto no Manual de Redação da Presidência da República

(MRPR) sobre a redação oficial.

Situação hipotética: O responsável pelo atendimento da

demanda da BDL deve reportar-se ao diretor-presidente da

ANVISA, em documento interno, para dirimir dúvidas antes de

responder definitivamente à solicitação da empresa. Assertiva:

Nessa situação, deve ser empregado, nesse documento interno,

o vocativo Excelentíssimo Senhor Diretor-presidente, uma vez

que tal comunicação dirige-se ao ocupante do cargo de maior

hierarquia na agência.

Mem. 23/2013–TC

Brasília, 15 de março de 2016.

Assunto: Aquisição de novos computadores.

Cumpre-me informar que, nos termos do plano de estratégia

estabelecido na reunião do colegiado de fevereiro deste ano,

solicitamos a Vossa Senhoria a tomada de orçamentos para

a aquisição de novos equipamentos de informática para

o Departamento de Recursos Humanos.

As especificações dos computadores deverão ser obtidas junto

ao departamento de informática, e os orçamentos deverão ser

apresentados na próxima reunião.

Abraços,

Senhor João da Silva

A partir do memorando hipotético apresentado, julgue os itens que

se seguem com base nas normas do Manual de Redação da

Presidência da República (MRPR).

O emprego de Abraços como fecho do documento apresentado contraria as determinações do MRPR quanto às características da redação oficial, especialmente no que se refere à formalidade e à impessoalidade.

Com base no disposto no MRPR, julgue os itens a seguir, que versam sobre correspondências oficiais.

De acordo com MRPR, o órgão emissor do documento oficial deve adotar o padrão estrutural mais adequado em suas comunicações, conforme suas especificidades.

Com base no disposto no MRPR, julgue os itens a seguir, que versam sobre correspondências oficiais.

O MRPR adota o memorando como padrão para a redação dos documentos oficiais.

Com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os itens a seguir, que versam sobre correspondências oficiais.

A redação de documentos oficiais visa à comunicação entre órgãos da administração pública; por essa razão, nesse tipo de documento, deve-se primar pela impessoalidade e pela uniformidade, entre outros aspectos

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