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A seguir, um exemplo de memorando.


De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o memorando:

Correspondência é toda espécie de comunicação escrita, que circula nos órgãos ou entidades, à exceção dos processos. A correspondência mantida entre órgãos ou entidades da Administração Pública Federal ou destes para outros órgãos públicos ou empresas privadas denomina-se:

Em uma organização, a documentação, quanto à sua natureza, classifica-se em interna e externa, oficial e particular, recebida e expedida. Define-se a documentação oficial como a

O vocativo e o pronome de tratamento, respectivamente, que um funcionário deve utilizar quando da redação de uma correspondência para o Prefeito de um município é

A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Para ela concorrem a (o):

I– Impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto;

II– Uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão;

III– Formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos;

IV– Concisão, que faz desaparecer do texto os excessos lingüísticos que nada lhe acrescentam.

Está correta a alternativa:

Considerando-se os padrões utilizados em Redação Oficial, define-se corretamente comunicação interna como


O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade obvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os termos padronizados empregados como fechos em todas as diferentes modalidades de comunicação oficial são:

I – respeitosamente;

II – cordialmente;

III – atenciosamente;

IV – carinhosamente;

V – formalmente.

Verifica-se que estão corretos:

Preparação de Assembleia, organização e registro dos arquivos, elaboração de Atas e gestão de correspondências fazem parte das tarefas do secretariado, no item: 

Considerando o emprego dos pronomes de tratamento nas comunicações oficiais, quais das alternativas abaixo apresenta uma autoridade do poder executivo para a qual deve-se utilizar “Vossa Excelência”?

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), na redação de expedientes oficiais, é necessário

Mem. 546/2016 – ConEx – FUNPRESP

Em 5 de janeiro de 2016.

À Senhora Diretora de Administração

Assunto: relatório de atividades

Sirvo-me da presente para encaminhar a Portaria

n. 002/FUNPRESP – Exe/Presi, de 4/1/2016, através da qual Vossa

Senhoria é designada para gestão do Contrato n. 001/2016.

Sem mais para o momento, subscrevo-me.

Atenciosamente,

João José

Secretário do Gabinete

A partir da comunicação hipotética apresentada, — Mem. 546/2016

– ConEx – FUNPRESP —, julgue os itens a seguir com base no

disposto no MRPR.

Se o destinatário da correspondência em tela fosse um homem,

o vocábulo designada deveria ser substituído por designado,

já que, no emprego dos adjetivos, deve-se considerar o gênero

da pessoa com quem se fala.

xxx n. 524/2016/RH – FUNPRESP

Brasília, 7 de janeiro de 2016.

A Sua Excelência a Senhora

Maria da Silva

Coordenadora de Cerimonial

[endereço completo]

Assunto: utilização de auditório

Senhora Coordenadora,

1. Solicito a Vossa Excelência autorização para a utilização

do auditório localizado no edifício sede dessa instituição, conforme

especificado a seguir.

2. A FUNPRESP pretende promover um seminário

direcionado aos novos servidores, com intuito de explicar-lhes as

vantagens e os benefícios da adesão ao plano de previdência

complementar.

3. O evento está previsto para acontecer no dia 23 de

fevereiro, das 9 h às 12 h, com público estimado de 200 pessoas.

Atenciosamente,

Ana Maria

Coordenadora-Geral

Tendo como referência o documento hipotético xxx

n. 524/2016/RH – FUNPRESP, julgue os próximos itens com base

no que dispõe o MRPR.

O pronome de tratamento adequado ao expediente oficial em

apreço seria Vossa Senhoria, uma vez que o cargo de

Coordenadora de Cerimonial não está no rol de autoridades

tratadas por Excelência.

Na redação oficial, qual alternativa abaixo é incorreta:

Principais componentes de uma ata:

Com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens seguintes.

Os trechos a seguir apresentados estão adequados para compor

um ofício a ser enviado pelo INSS a um particular.

Brasília, 2 de fevereiro de 2016.

Ao Digníssimo Senhor

Pedro Albuquerque

SQS 1016, bloco Z, ap. 001

70.000-900 – Brasília – DF

Assunto: Concessão de aposentadoria

(…)

Respeitosamente,

Maria da Silva

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