A seguir, um exemplo de memorando.
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o memorando:
Correspondência é toda espécie de comunicação escrita, que circula nos órgãos ou entidades, à exceção dos processos. A correspondência mantida entre órgãos ou entidades da Administração Pública Federal ou destes para outros órgãos públicos ou empresas privadas denomina-se:
Em uma organização, a documentação, quanto à sua natureza, classifica-se em interna e externa, oficial e particular, recebida e expedida. Define-se a documentação oficial como a
O vocativo e o pronome de tratamento, respectivamente, que um funcionário deve utilizar quando da redação de uma correspondência para o Prefeito de um município é
A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Para ela concorrem a (o):
I– Impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto;
II– Uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão;
III– Formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos;
IV– Concisão, que faz desaparecer do texto os excessos lingüísticos que nada lhe acrescentam.
Está correta a alternativa:
Considerando-se os padrões utilizados em Redação Oficial, define-se corretamente comunicação interna como
O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade obvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os termos padronizados empregados como fechos em todas as diferentes modalidades de comunicação oficial são:
I – respeitosamente;
II – cordialmente;
III – atenciosamente;
IV – carinhosamente;
V – formalmente.
Verifica-se que estão corretos:
Preparação de Assembleia, organização e registro dos arquivos, elaboração de Atas e gestão de correspondências fazem parte das tarefas do secretariado, no item:
Considerando o emprego dos pronomes de tratamento nas comunicações oficiais, quais das alternativas abaixo apresenta uma autoridade do poder executivo para a qual deve-se utilizar “Vossa Excelência”?
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), na redação de expedientes oficiais, é necessário
Mem. 546/2016 – ConEx – FUNPRESP
Em 5 de janeiro de 2016.
À Senhora Diretora de Administração
Assunto: relatório de atividades
Sirvo-me da presente para encaminhar a Portaria
n. 002/FUNPRESP – Exe/Presi, de 4/1/2016, através da qual Vossa
Senhoria é designada para gestão do Contrato n. 001/2016.
Sem mais para o momento, subscrevo-me.
Atenciosamente,
João José
Secretário do Gabinete
A partir da comunicação hipotética apresentada, — Mem. 546/2016
– ConEx – FUNPRESP —, julgue os itens a seguir com base no
disposto no MRPR.
Se o destinatário da correspondência em tela fosse um homem,
o vocábulo designada deveria ser substituído por designado,
já que, no emprego dos adjetivos, deve-se considerar o gênero
da pessoa com quem se fala.
xxx n. 524/2016/RH – FUNPRESP
Brasília, 7 de janeiro de 2016.
A Sua Excelência a Senhora
Maria da Silva
Coordenadora de Cerimonial
[endereço completo]
Assunto: utilização de auditório
Senhora Coordenadora,
1. Solicito a Vossa Excelência autorização para a utilização
do auditório localizado no edifício sede dessa instituição, conforme
especificado a seguir.
2. A FUNPRESP pretende promover um seminário
direcionado aos novos servidores, com intuito de explicar-lhes as
vantagens e os benefícios da adesão ao plano de previdência
complementar.
3. O evento está previsto para acontecer no dia 23 de
fevereiro, das 9 h às 12 h, com público estimado de 200 pessoas.
Atenciosamente,
Ana Maria
Coordenadora-Geral
Tendo como referência o documento hipotético xxx
n. 524/2016/RH – FUNPRESP, julgue os próximos itens com base
no que dispõe o MRPR.
O pronome de tratamento adequado ao expediente oficial em
apreço seria Vossa Senhoria, uma vez que o cargo de
Coordenadora de Cerimonial não está no rol de autoridades
tratadas por Excelência.
Na redação oficial, qual alternativa abaixo é incorreta:
Principais componentes de uma ata:
Com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens seguintes.
Os trechos a seguir apresentados estão adequados para compor
um ofício a ser enviado pelo INSS a um particular.
Brasília, 2 de fevereiro de 2016.
Ao Digníssimo Senhor
Pedro Albuquerque
SQS 1016, bloco Z, ap. 001
70.000-900 – Brasília – DF
Assunto: Concessão de aposentadoria
(…)
Respeitosamente,
Maria da Silva