Pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.
A redação oficial deve caracterizar-se pela:
Considere a situação hipotética descrita abaixo:
Ao se dirigir, respectivamente, ao Reitor, ao Juiz de Direito e ao Gerente do Banco, os vocativos indicados de acordo com o cargo e função de cada um correspondem corretamente à alternativa:
Os funcionários técnico-administrativos de uma organização fizeram uma reunião para tratar dos assuntos de rotina dos diferentes setores, registrando as decisões em Ata. Sobre a Ata, analise os itens a seguir e marque a alternativa correta. I. Constitui-se como o resumo escrito dos fatos e decisões de uma assembleia, reunião ou sessão, realizada para um determinado fim. II. Deve ser lavrada de forma que não se possa acrescentar ou modificar as decisões nela contidas, evitando-se espaços que permitam alterações de sentido ao texto. III. O tempo verbal da ata deve ser, preferencialmente, o pretérito perfeito do indicativo. IV. Em caso de engano, na hora da redação da ata, o erro não poderá ser corrigido. Nesse caso, o secretário ou escrevente responsável deve iniciar uma outra ata, com o devido cuidado para não errar novamente.
Supondo que uma escola da rede privada tenha de contratar professores e servidores administrativos para o preenchimento de vagas, mediante realização de concurso público, considere os itens a seguir sobre os procedimentos a serem tomados quanto à divulgação a ser feita do referido processo: I. Contatar diretamente com pretensos candidatos, cujo currículo integrava o banco de dados da escola, priorizando sua participação em respeito ao fato de terem se candidatado anteriormente para trabalhar na escola. II. Publicar uma nota nos jornais locais, para comunicar a existência de vagas e valer-se de eventos públicos para a divulgação do concurso, a fim de que mais interessados tomem conhecimento do concurso. III. Estabelecer contato com os interessados por meio do corpo docente e do pessoal técnico-administrativo. IV. Publicar nos jornais locais e em outros meios de divulgação edital específico para o concurso, de forma a notificar a existência de vagas e a realização do concurso público a todos os interessados. Está (estão) certo(s) o(s) item (itens):
Segundo a afirmação inicial do texto II, “a reunião em si é uma ferramenta fundamental na comunicação interna". O registro das reuniões de uma escola ou organização deve ser feito em Ata. Sobre a Ata, leia as afirmativas a seguir e assinale a única correta.
Analise as afirmativas acerca da correspondência técnico-oficial, usando a letra C para indicar a(s) certa(s) e a letra E para a(s) errada(s). Após, marque a alternativa correta com a sequência das letras de cima para baixo.
( ) O Atestado é um documento firmado por uma pessoa a favor de outra, atestando a verdade a respeito de determinado fato. Difere da certidão, porque enquanto esta prova fatos permanentes, o atestado se refere a fatos transitórios.
( ) Relatório é o documento através do qual se expõem os resultados de atividades variadas de uma organização, permitindo aos diretores e administradores conhecer e acompanhar fatos, situações e problemas que devam ser de seu conhecimento. Portanto, deve ser objetivo, informativo e apresentável.
( ) Considerando a natureza e finalidade do Parecer e do Relatório, pode-se dizer que os mesmos atendem a uma mesma estrutura textual e podem ser empregados em situações análogas.
( ) Procuração é o instrumento por meio do qual uma pessoa – física ou jurídica – outorga poderes a outra para agir em seu nome, a fim de cumprir com um determinado mandato. A pessoa que autoriza a outorga denomina-se outorgante e a pessoa que recebe a outorga como mandatário denomina-se outorgado.
( ) O instrumento utilizado para notificação pública, afixado em local de acesso dos interessados e publicado (integral ou resumidamente) nos órgãos da imprensa (oficial ou particular) denomina-se Edital.
( ) O Requerimento é um documento específico de solicitação coletiva, em que não se coloca a assinatura dos requerentes, mas apenas uma referência para identificá-los, usado especialmente para reivindicar algo a que julgam ter direito, como, por exemplo, o asfaltamento de uma determinada rua do bairro da cidade onde residem.
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, “a omissão de certos termos ao fazermos uma comparação, omissão própria da língua falada, deve ser evitada na língua escrita, pois compromete a clareza do texto: nem sempre é possível identificar, pelo contexto, qual o termo omitido. A ausência indevida de um termo pode impossibilitar o entendimento do sentido que se quer dar a uma frase" (BRASIL, 2002).
Em qual sentença a omissão comprometeu a clareza do texto?
Em relação à correspondência empresarial e oficial, às formas de tratamento, às abreviações e aos documentos, julgue o item subsecutivo.
A concisão, a clareza, a subjetividade e a informalidade são características presentes nos expedientes oficiais.
Responda V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que contém a ordem correta das respostas, de cima para baixo.
Em relação ao memorando:
(__) - É a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente;
(__) - Sua característica principal é a heterogeneidade;
(__) - Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, a serem adotados por determinado setor do serviço público.
O texto a seguir é um e-mail fictício, enviado por um funcionário de um hemocentro a um de seus fornecedores.
Prezado Sr. Silva, venho por meio deste confirmar o recebimento de material descartável na sexta feira à tarde. Nossos sinceros agradecimentos e sem mais para o momento!!!
Bjos e abs!
Com base no texto e nas normas da redação oficial, julgue o próximo item.
O campo assunto do formulário de correio eletrônico mensagem deve ser sempre preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente.
Quanto aos tipos de documentos, às abreviações e às formas de tratamento nas correspondências oficiais e comerciais, julgue o item subsequente.
O pronome de tratamento “Vossa Excelência" deve ser utilizado para os juízes.
Quanto aos tipos de documentos, às abreviações e às formas de tratamento nas correspondências oficiais e comerciais, julgue o item subsequente.
Nos documentos no padrão ofício, é facultativo constar o número da página a partir da segunda página.
Julgue o item subsequente, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.
Ressalte-se que as pesquisas acerca de atendimento terapêutico mediado pelo computador deverão ser identificadas com certificado eletrônico próprio para pesquisa, desenvolvido e conferido pelo Conselho Federal de Medicina, sob a forma de selo, número com hiperligação ou equivalente, a ser incluído visivelmente nos meios em que forem realizadas, como sítios e páginas de Internet.
Julgue o seguinte item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.
Dados os resultados constantes no Relatório de Fiscalização encaminhado a esta Comissão de Controle e Fiscalização, recomenda-se a realização de supervisão técnica junto à entidade fiscalizada.
Julgue o item subsequente, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.
Segue anexa a declaração solicitada por Vossa Senhoria pela participação como apoio técnico das oficinas de elaboração e revisão de textos, no período de 25/02/2018 a 30/03/2018, promovidas por este Instituto de Língua Portuguesa, em Brasília-DF.