Para manter a impessoalidade, as comunicações oficiais devem ser sempre formais.
IDENTIFIQUE o fator que NÃO concorre para a formalidade na Redação Oficial:
Os princípios norteadores da Redação Oficial visam facilitar o trabalho do redator bem como garantir a precisão e a eficiência daquela comunicação.
Sobre Redação Oficial, é INCORRETO afirmar:
No que diz respeito à correspondência empresarial e oficial, ao conhecimento de organização, à redação, à elaboração de parecer técnico, à elaboração de relatórios e registros, à organização de um arquivo, às técnicas e aos métodos de arquivamento, aos modelos de arquivos e tipos de pastas e ao arquivamento de registros informatizados, julgue o item a seguir.
Na comunicação oficial por meio de ofício, não é necessário incluir o endereço da pessoa a quem é dirigida a comunicação, junto do nome e do seu cargo.
Para cada vocativo há um tratamento específico. Assinale a alternativa que mostra inadequação no tratamento.
Leia as proposições sobre a linguagem usada nos documentos oficiais de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República e,em seguida, responda ao que se pede.
I- A redação oficial se caracteriza pela obrigatoriedade do uso do padrão culto da língua. É importante saber que existe, sim, uma preferência pelo uso de determinadas expressões ou ainda uma certa obediência por uma tradição no emprego de algumas formas sintáticas, mas isso não implica que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática que dificulte a compreensão.
II- A uniformidade nos documentos oficiais não deve, obrigatoriamente, ser obedecida. Muitas vezes é necessário adaptar a linguagem a cada situação apresentada para que haja melhor entendimento.
III- Ao produzir um texto oficial, torna-se necessário deixá-lo impessoal, ou seja, deve-se eliminar qualquer impressão pessoal. A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade.
IV- Texto conciso é aquele que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para isso, é importante que se tenha conhecimento sobre o assunto, assim como também, tempo para revisar o texto depois de pronto.
Está CORRETO o que se afirma apenas em
O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é:
Considerando o fragmento de texto apresentado, julgue o seguinte item, de acordo com o disposto no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).
A redação dos atos normativos deve permitir que cada cidadão, a partir de suas condições próprias de leitura, atribua ao texto legal sua própria interpretação.
É o meio usual de comunicação escrita utilizado pelas autoridades públicas. Caracteriza-se como um tipo de carta expedida para tratar sobre assuntos de ordem administrativa ou oficial. Mais do que qualquer documento deve distinguir-se pela concisão, clareza e simplicidade:
De acordo com o Manual de Redação da Presidência, redação oficial caracteriza-se:
Sabe-se que o uso de pronomes de tratamento e locuções pronominais tem larga tradição na Língua Portuguesa. Esse uso é empregado nas comunicações oficiais com o sentido de distinção e respeito. Assim:
I. Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento “digníssimo" (DD) às autoridades como como Presidente da República, Presidentes do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional etc. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.
II. Fica dispensado o emprego do superlativo “ilustríssimo" para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. É suficiente o uso do pronome de tratamento “Senhor".
III. “Doutor" não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Como regra geral, empregue-o apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham concluído curso de doutorado. IV. A forma “Vossa Excelência" é dirigida a uma pessoa com quem se fala. A forma “Sua Excelência" é dirigida a uma pessoa de quem se fala.
Ao ler as afirmações acima, assinale a alternativa correta:
“A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial, pois possibilita a imediata compreensão pelo leitor. No entanto, a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende das demais características da redação oficial. " – Adaptado do Manual de Redação da Presidência da República (2002).
Assinale a alternativa que NÃO concorre para a clareza do texto:
Ainda sobre o Manual de Redação da Presidência da República, no que trata sobre a adequação da linguagem em documentos oficiais, podemos identificar a alternativa incorreta em:
Com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue o item que se segue.
A redação oficial constitui atos normativos e comunicações do poder público necessariamente uniformes e destinados exclusivamente para órgão do serviço público.
Quanto ao preenchimento correto do endereço externo de uma carta, deve-se sempre:
Considerando que o texto apresentado constitua um expediente hipotético, julgue o item a seguir, acerca de aspectos da redação oficial.
De acordo com as recomendações pertinentes ao emprego de vocativos em correspondências oficiais, o vocativo Excelentíssimo Presidente está incorreto, razão por que deveria ser substituído por Excelentíssimo Senhor Presidente.