Considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial, Julgue o item.
Solicito que seja encaminhado a esta Comissão de Fiscalização e Controle, com a máxima urgência, o documento original de denúncia que deu origem à abertura do Processo n.º XXXX/2019, relativo ao registro irregular da Empresa ZXY, para que se proceda ao devido apensamento conforme os procedimentos legais previstos.
Considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial, Julgue o item
Informamos que a inclusão de sua empresa no Programa de Desenvolvimento Sustentável foi aceita pela Direção desta Entidade, sendo necessário a confirmação da inscrição no sítio descrito à baixo.
A redação oficial preconiza que as comunicações administrativas devem ser sempre formais, com a finalidade de:
I. Emprego correto de pronomes de tratamento para uma autoridade.
II. Exigência da utilização de uma forma burocrática de linguagem.
III. Respeito à civilidade no próprio enfoque do assunto.
IV. Evitar a pobreza de expressões e utilizar linguagem coloquial.
V. Necessidade de uniformidade das comunicações.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
Em relação à diagramação, os expedientes utilizados no padrão ofício que se diferenciam pela finalidade do que pela forma são:
I. Aviso, memorando e declaração.
II. Ofício, aviso e memorando.
III. Declaração, aviso e circular.
IV. Ofício, memorando e relatório.
V. Memorando, aviso e declaração.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta.
Considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial, Julgue o item.
Referente as propostas que receberam os valores totais, informamos que não há necessidade de devolução dos referidos saldos desde que seja aplicado para o mesmo componente e dirigida exclusivamente à mesma entidade contemplada.
Acerca do padrão ofício de redação oficial, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I- Os dados do órgão, tais como endereço, telefone, endereço de correspondência eletrônica, sítio eletrônico oficial da instituição, podem ser informados no rodapé do documento, centralizados;
II- O endereçamento é a parte do documento que informa quem receberá o expediente;
III- O fecho das comunicações oficiais objetiva, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, saudar o destinatário
Aviso nº 45/SCT-PR
Brasília, 27 de fevereiro de 1991.
A Sua Excelência o Senhor
Fabrício Miranda
Ministro do Meio Ambiente
Assunto: Seminário sobre economia de energia
Esse é o início de um texto representativo da redação oficial.
Sobre os componentes acima indicados, a única informação INCORRETA é:
Sobre adicional noturno, em conformidade com a Lei Municipal nº 804/1996 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município, assinalar a alternativa CORRETA:
Sobre o uso do e-mail nas comunicações oficiais, analise as proposições.
É CORRETO o que se afirma em:
Apesar de ser uma alternativa linguística admissível dentro do contexto poético e na linguagem literária, o uso da ambiguidade não é recomendado em texto oficiais, cuja objetividade revela-se como um fator primordial.
Identifique nos enunciados abaixo quais deles apresentam ocorrência de ambiguidade em sua construção:
Marque a alternativa que apresenta situação de ambiguidade.
A respeito da redação oficial de documentos, julgue o item
Em se tratando de comunicação oficial ao presidente da República, é recomendado o uso da abreviatura “V. Exa.”.
Considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial, Julgue o item
Lhe solicito o encaminhamento do documento anexo a Comissão de Controle e Fiscalização para as providências que se fizer necessário em função da gravidade do teor do mesmo.
Um tipo de documento que tem inúmeras funções, tais como: apresentar síntese de variados tipos de trabalhos ou apresentação de resultados, parciais ou finais, de atividades variadas, das acadêmicas às prestações de contas, é
A redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Nas opções abaixo são apresentadas algumas características fundamentais do texto oficial, EXCETO:
O correio eletrônico (e-mail) é, sem dúvida, atualmente um dos mecanismos mais utilizados para a troca de mensagens entre órgãos e instituições e para o envio de documentos oficiais. Considerando-se as regras da redação oficial para este gênero, é correto afirmar que