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Julgue o próximo item, com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).

Os assuntos objetos dos expedientes oficiais devem ser tratados de forma estritamente impessoal, uma vez que a redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos.

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue:

Entre os documentos oficiais, o email é o que apresenta maior flexibilidade formal, uma vez que, nesse tipo de comunicação, se admite o uso de abreviações como vc e pq.

As manchetes a seguir foram retiradas do jornal “Paraíba Online". Marque a alternativa que preenche CORRETAMENTE as referidas manchetes, considerando as normas ortográficas explicitadas pelo Manual de Redação da Presidência da República.

  1. Presidente da ALPB _______ PT de fazer _______ e causar crise política no PSB.
  2. Justiça concede liminar e evita _______ de cargos de confiança na UFPB e IFPB.
  3. Suspeito de furto é preso em _______ em Campina Grande.
  4. Após denúncias anônimas, _______ é fechado em Campina Grande.

Segundo o Manual de Redação Oficial 2018, o fecho da comunicação deve ser formatado da seguinte maneira:

I – alinhamento: alinhado à margem esquerda da página;
II – recuo de parágrafo: 2,5 cm de distância da margem esquerda;
III – espaçamento entre linhas: simples;
IV – espaçamento entre parágrafos: de 3 pontos após cada parágrafo;

Marque a alternativa correta:

O fecho das comunicações oficiais objetiva, além da finalidade de arrematar o texto, saudar o destinatário. Assinale a alternativa correta quanto ao fecho das comunicações oficiais.

O mero conhecimento das regras gramaticais não é suficiente para que se escreva bem. No entanto, o domínio da ortografia, do vocabulário e da maneira de estruturar as frases certamente contribui para uma melhor redação. Quanto à formatação do texto de um documento oficial, assinale a alternativa correta.

Julgue o item quanto à correção gramatical dos trechos apresentados e à adequação da linguagem à correspondência oficial.

Solicitamos a divulgação junto as associações de bairro, da visita da Comissão de Reestruturação Urbana, agendada para o mês de abril de 2020, conforme cronograma em anexo e na qual contará com a presença do prefeito da cidade.

Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem informar o signatário. Assinale a alternativa que traz o padrão a ser seguido para identificação do signatário de acordo com as regras de Redação Oficial:

Assinale a alternativa que apresenta os parâmetros da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira que devem ser atendidos para que o correio eletrônico seja aceito como documento original e tenha valor documental.

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue, acerca de aspectos da redação oficial.

Em uma correspondência oficial destinada a um procurador-geral de estado, o vocativo a ser empregado é Excelentíssimo Senhor Procurador-Geral.

Julgue o próximo item, com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).

O MRPR prevê somente dois fechos diferentes para as modalidades de comunicação oficial entre autoridades da administração pública: Respeitosamente, caso o destinatário seja autoridade de hierarquia superior à do remetente; e Atenciosamente, caso o destinatário seja autoridade de mesma
hierarquia ou de hierarquia inferior à do remetente. Ficam excluídas dessa norma as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue:

O texto de um documento oficial deve seguir a estrutura padronizada de introdução, desenvolvimento e conclusão, exceto em casos de encaminhamento de documentos.

Com relação à comunicação e à redação oficial, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Quando se fala em redação oficial, quem comunica é o serviço público (secretarias,departamentos, ministérios, divisão, serviço, seção), e o que se comunica deve ser algum assunto relativo às atribuições do órgão em questão.
( ) Na redação oficial, deve-se considerar a intenção do emissor e a finalidade do documento, para que o texto seja adequado à finalidade e à situação comunicativa.
( ) Comunicar com objetividade e acessibilidade é a finalidade básica da redação oficial, impondo certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de modo distinto daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular, etc.
( ) A clareza é uma qualidade de todo texto oficial e implica em buscar uniformidade do tempo verbal em todo o texto, usar frases curtas e bem estruturadas, apresentar as orações na ordem direta, evitar intercalações excessivas e explicitar o significado da sigla em sua primeira referência.

Assinale a sequência correta.

Vossa Magnificência é um pronome de tratamento utilizado para:

Acerca dos aspectos gerais da redação oficial, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. As comunicações oficiais requerem o uso do padrão culto da língua, o que implica o emprego de linguagem rebuscada.

II. Os textos oficiais devem ser isentos de interferências pessoais em sua elaboração.

III. A concisão é uma qualidade dos textos oficiais e um texto conciso é aquele que transmite o máximo de informações com o mínimo de palavras.

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