Um baralho possui 52 cartas distintas, sendo 13 cartas de cada naipe. Com base nessa situação hipotética, julgue o item
Escolhendo‐se 4 cartas aleatoriamente, a chance de serem todas de naipes diferentes é maior que (13/50)3.
Um anagrama é uma permutação das letras de uma palavra. Por exemplo, ERVIV é um anagrama da palavra VIVER. Com relação aos anagramas dessa palavra, julgue o item.
Existem mais de 20 anagramas da palavra VIVER em que as duas letras V estão juntas.
1) Se Sônia toma sorvete, então faz calor.
2) Se faz calor, o Sol está no céu.
A partir das sentenças acima, julgue o item
Se faz calor, então Sônia toma sorvete.
1) Se Sônia toma sorvete, então faz calor.
2) Se faz calor, o Sol está no céu.
A partir das sentenças acima, julgue o item
Se o Sol não está no céu, então Sônia não toma sorvete
A: Se Fabiano estuda xadrez, então ele se torna um bom enxadrista.
B: Judith gosta de xadrez ou Fabiano estuda xadrez.
C: Se o professor ensina xadrez aos alunos, então Judith gosta de xadrez.
Considerando que as proposições acima sejam verdadeiras, julgue o item
Se Judith não gosta de xadrez, então Fabiano se torna um bom enxadrista
Em uma cidade de 30 mil habitantes, 70% têm computador, 50% têm ar‐condicionado e 30% têm videogame.
Com base nesse caso hipotético, julgue o item
Existem pessoas na cidade que não possuem nem computador nem ar‐condicionado.
João e Maria correm todos os dias no circuito de 1.500 m de um parque. João faz o percurso em 8 minutos e Maria em 10 minutos. Se eles partem juntos do ponto inicial do percurso, a diferença entre o número de metros percorridos por João e o número de metros percorridos por Maria, quando se encontrarem novamente no ponto de partida, supondo que mantenham o mesmo ritmo durante todo o exercício, é
Considere a seguinte proposição:
Se x é um número natural, tal que x ≥ 3 e x possui apenas dois divisores também naturais e diferentes entre si, então x é um número da forma x = 2k +1, com k ∈ Ν.
Marque a alternativa que apresenta corretamente a negação dessa proposição.
Em uma região de Poços de Caldas, trabalham 12 agentes censitários, sendo 2 muito experientes, 4 com bom desempenho e 6 iniciantes. Suas produções individuais foram testadas no Condomínio Vila das Flores, que possui 3 blocos idênticos, sendo cada um com 30 apartamentos com mesmas características e os resultados foram os seguintes:
• Os agentes censitários experientes conseguiram fechar o processo de pesquisa em 2 dias
• Os agentes censitários com bom desempenho concluíram o processo de pesquisa em 3 dias
• Os agentes censitários iniciantes levaram 5 dias para concluir a pesquisa.
Trabalhando individualmente durante todos os dias do mês de setembro, quantas casas ao todo, na mesma região e possuindo as mesmas características daquelas em que os agentes foram observados, os 12 agentes conseguirão concluir este processo de pesquisa.
Sabendo-se que é verdadeira a afirmação “Todos os filhos de José sabem inglês”, então é verdade que
A análise combinatória estuda o número de possibilidades de ocorrência de um determinado evento. Dez candidatos estão disputando quatro vagas em um concurso público.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE quantas são as possibilidades para esses candidatos ocuparem as três primeiras vagas.
Na sala de espera do consultório de um pediatra há três mães, Ana, Beatriz e Cláudia, acompanhadas de seus respectivos filhos. Elas vestem blusas de cores diferentes (azul, verde e vermelho), usam calçados diferentes (bota, sandália e tênis) e têm quantidades de filhos diferentes (apenas um, dois e três). Ana veste uma blusa vermelha; a que veste blusa azul calça bota; Beatriz tem mais filhos do que Ana; a que usa tênis tem dois filhos. Sabendo que Cláudia não calça bota e tem apenas um filho, é correto afirmar que
Sempre que eu passo na frente da casa de Rosa, o cão late. Se o cão late, então o gato mia, o bebê chora e o guarda apita. Quando o bebê chora e a babá não está em casa, a mãe não dorme. Se a mãe dorme e a babá não está em casa, então
Pedro, José e Antônio têm alturas diferentes, praticam esportes diferentes (um deles pratica futebol, outro, natação e o terceiro, voleibol, não necessariamente nessa ordem) e têm cores de cabelos diferentes (um deles é ruivo, outro, loiro e o terceiro, moreno, não necessariamente nessa ordem). Sabendo que Pedro é o mais baixo e não pratica natação, que o que pratica voleibol é o mais alto, que o ruivo pratica natação e que Antônio é loiro, então,
A seguinte afirmação:
Se estou fazendo essa prova, então sou programador.
é equivalente a