Julgue o item
A negação de “Os ursos hibernam no inverno” é “Os ursos não hibernam no inverno”.
Considere os seguintes conjuntos:

e, assim, sucessivamente.
Com base nessas informações, julgue o item que se segue:
Escolhendo-se aleatoriamente um integrante do conjunto P, a probabilidade de ele ter entre dois e três anos de experiência no exercício do cargo é dada por n(P2 — P3)/n(P3), em que n(X) indica o número de elementos do conjunto X e P2 — P3 é o conjunto formado pelos indivíduos que estão em P2, mas não estão em P3
Sendo A, B e C três conjuntos tais que: A = {x ∈ Z ∣ 1 ≤ x ≤ 5.000}; B = { x ∈ A | x é um múltiplo de 3}; e C = { x ∈ A | x é um múltiplo de 5}, julgue o item.
O número de elementos da união dos conjuntos B e C é igual a 2.333.
Sabe‐se que, a cada 10 pênaltis marcados a favor de um time de futebol, 6 são cobrados por Bárbara e 4 por Débora. A probabilidade de um pênalti ser convertido por Bárbara é de 90% e a de ser convertido por Débora, de 80%.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item.
A probabilidade de esse time desperdiçar um pênalti é maior que 15%.
Foi modelado que o espalhamento de uma notícia em uma população — entendido como o percentual de indivíduos dessa população que recebe essa notícia por unidade de tempo — é diretamente proporcional ao percentual de indivíduos da população que já conhecem a notícia multiplicado pelo percentual de indivíduos dessa população que ainda não a conhecem até aquele instante. A constante k de proporcionalidade depende, entre outros fatores, do impacto da notícia na vida dos envolvidos e de propriedades dos meios de comunicação disponíveis.
Tendo como base essas informações e considerando que, para certa notícia, k = 1, julgue o item a seguir.
De acordo com a modelagem realizada, é possível que, em determinado instante, o espalhamento da notícia seja superior a 50% por unidade de tempo
Bruno, Everton e Gabriel, 3 colegas farmacêuticos, estavam desenvolvendo uma pesquisa ultrassecreta quando seu supervisor, o prof. Renato, foi informado de que um deles estava sabotando o estudo. Ao serem questionados,Bruno disse: – “O Gabriel está sabotando a pesquisa”. Everton disse: – “O Gabriel está mentindo”. Gabriel disse: – “O Bruno está sabotando a pesquisa”. Sabendo, nessa situação hipotética, que o sabotador sempre mente e que os outros 2 pesquisadores sempre falam a verdade, assinale a alternativa correta.

Com base nessas informações, julgue o item seguinte.
No momento T = 845 segundos, todas as lâmpadas estarão apagadas.
Em um certo escritório de advocacia, o produto do número de advogados pelo número de advogadas é igual a 264.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item
Esse escritório de advocacia possui, no mínimo, 34 advogados (homens e mulheres).
Uma pesquisa foi feita no aeroporto de Aracaju, na qual foram entrevistados 350 turistas, acerca da apreciação dos seguintes três pratos da culinária sergipana:
prato I: moqueca de camarão;
prato II: carne de sol com pirão de leite;
prato III: robalo ao molho de camarão.
Nessa pesquisa, verificou-se que cada um dos turistas entrevistados provou pelo menos um dos pratos citados. Também se verificou que 200 deles provaram o prato I, 150 provaram o prato II e 100 provaram o prato III. Além disso, a pesquisa revelou que 50 desses turistas provaram os pratos I e II, 40 provaram os pratos II e III e que nenhum deles provou os três pratos.
Com base nessas informações, conclui-se que, dos turistas entrevistados,
150 provaram somente o prato I.
Com relação a estruturas lógicas, julgue o item a seguir, nos quais são utilizados os símbolos usuais dos conectivos lógicos e as letras P, Q, R e S representam proposições lógicas.
A negação da frase: “Se Ana é professora então ou Pedro é médico ou Roberto é enfermeiro” é igual a “Ana é professora e Pedro não é médico e Roberto não é enfermeiro
Com relação a estruturas lógicas, julgue o item a seguir, nos quais são utilizados os símbolos usuais dos conectivos lógicos e as letras P, Q, R e S representam proposições lógicas.

Considere que a figura acima apresenta as colunas iniciais de uma tabela verdade, com P e Q representando proposições lógicas. Nessa situação, a última coluna da tabela-verdade referente à proposição lógica P ⇒ (∿Q), em que o símbolo ∿ representa o conectivo de negação, quando escrita na posição horizontal, é igual a:

Independentemente de sua inserção num complexo social de mudança, a crise da palavra escrita em face da imagem explica-se, igualmente, por motivos psicológicos. [...] a palavra escrita é um sinal, isto é, uma convenção que, para ser compreendida, deve antes provocar todo um sistema de esforço intelectual. A imagem, ao contrário, oferece-se por assim dizer diretamente à consciência: ela dispensa, em grande parte, o exercício crítico e “reconstrutor” exigido pelo sinal. Na diferença psicológica entre o sinal e a imagem reside todo o segredo do enorme prestígio desta última, do seu poder sugestivo infinitamente maior. A imagem não requer quase nada de colaboração por parte do homem: ela traz em si mesma o seu significado.
(MARTINS, Wilson. A palavra escrita. 2. ed. São Paulo: Ática, 1996, p. 427)
A hipótese principal do texto está presente na seguinte afirmação:
O departamento de recursos humanos de uma empresa lançou um programa de formação para os funcionários do setor de produção composto de três cursos: Controle de Qualidade 1 (CQ1), Controle de Qualidade 2 (CQ2) e Segurança do Trabalho (ST). O diagrama a seguir, em que o retângulo corresponde ao conjunto de todos os funcionários do setor de produção, é usado para representar o percentual de funcionários desse setor que já concluíram cada um dos cursos.

Os responsáveis pela execução do programa de formação identificaram que:
- 55% dos funcionários já concluíram o curso de Segurança do Trabalho;
- 65% dos funcionários já concluíram o curso de Controle de Qualidade 1;
- 30% dos funcionários já concluíram o curso de Controle de Qualidade 2;
- 10% dos funcionários já concluíram os três cursos;
- 10% dos funcionários ainda não concluíram qualquer um dos três cursos.
De acordo com esses dados, o percentual de funcionários que concluíram um único curso é
P1: Se a fiscalização foi deficiente, as falhas construtivas não foram corrigidas
P2: Se as falhas construtivas foram corrigidas, os mutuários não tiveram prejuízos.
P3: Se as falhas construtivas foram corrigidas, os mutuários não tiveram prejuízos.
C: Os mutuários tiveram prejuízos
Considerando um argumento formado pelas proposições precedentes, em que C é a conclusão, e P1 a P3 são as premissas, julgue os itens a seguir.
A proposição P I é equivalente a "Não é verdade que a fiscalização foi deficiente e que as falhas construtivas foram corrigidas".
Ainda com base no texto 1A3-I, suponha que do grupo de 15 trabalhadores fosse constituída uma comissão de 3 membros e que exatamente um desses membros devesse ser escolhido entre os 5 trabalhadores novos. Nessa situação, a quantidade de comissões distintas que podem ser formadas é igual a