A gasolina é empregada em motores de combustão interna do ciclo Otto. Nestes, tem-se inicialmente a admissão, para o interior de um cilindro, de uma mistura de ar e gasolina vaporizada. A mistura é então comprimida por um pistão e, como resultado do trabalho de compressão, tem-se o aquecimento do sistema.
Internet: (com adaptações).
Um dos principais componentes da gasolina é o n-heptano (C7H16), cuja combustão completa pode ser descrita pela reação não balanceada a seguir.
C7H16 (l) + O2 (g) → CO2 (g) + H2O (g)
A partir dessas informações e considerando que MH = 1 g/mol, MC = 12 g/mol, e MO = 16 g/mol, que o volume molar de um gás ideal seja de 22,4 L e que todos os gases se comportem de forma ideal, julgue os itens a seguir.
Quando 1 mol do gás n-heptano é queimado com excesso de O2, 5 mol de CO2 (g) são formados.
A palavra petróleo deriva do latim, da combinação das palavras petrus, que significa pedra, e oleum, que significa óleo. O termo petróleo é normalmente empregado para descrever a fração oleosa que é extraída dos reservatórios. Entretanto, as reações que dão origem ao petróleo formam compostos que podem conter de um a várias dezenas de átomos de carbono. Assim, seus constituintes podem ser encontrados nos três estados da matéria: gás, líquido e sólido. A fase líquida, oleosa, contém gases dissolvidos e sólidos dispersos. Além de hidrocarbonetos, fazem-se presentes no petróleo compostos que contêm enxofre, nitrogênio e oxigênio, além de metais e outros elementos.
Internet: <https://rvq-sub.sbq.org.br> (com adaptações).
Considere que o dióxido de enxofre (SO2) liberado na atmosfera sofra oxidação ao reagir com o gás oxigênio (O2), produzindo SO3, de acordo com a reação demonstrada a seguir, e que a reação tenha atingido o estado de equilíbrio.
2 SO2 (g) + O2 (g) ⇌ 2 SO3 (g)
Nesse caso, o estado de equilíbrio em questão pode ser alterado pela variação da pressão atmosférica.
Na gasolina brasileira, um componente presente que merece destaque especial é o etanol. O Decreto n.º 10.940/2022 estabelece que a gasolina do tipo C deve conter 27% de etanol. O principal papel desse componente é atuar como antidetonante. Um ensaio simples para verificar o teor de etanol na gasolina comercial consiste em transferir 50 mL da amostra a ser avaliada para uma proveta de 100 mL, completando-se o volume com água destilada. Após agitação e repouso, a mistura contendo gasolina, etanol e água sofrerá separação.
Tendo como referência o ensaio acima descrito e considerando os usos da gasolina, julgue os itens que se seguem.
A gasolina é bastante utilizada em geradores elétricos, os quais produzem força eletromotriz que é totalmente convertida em energia elétrica.
Uma das causas do aquecimento global é o aumento da concentração de gás carbônico (CO2) na atmosfera, pois esse gás
é um dos que provoca o chamado efeito estufa. As emissões de CO2 são oriundas principalmente da queima de combustíveis
fósseis e de processos industriais. Uma das formas de se reduzir essa emissão consiste em passar a fumaça gerada por plantas
industriais através de uma suspensão aquosa de CaSiO3, onde ocorre a seguinte reação química.
2 CO2 (g) + H2O (l) + CaSiO3 (s) → SiO2 (s) + Ca(HCO3)2 (s)
Com base nessa reação química, julgue os próximos itens.
O Ca(HCO3)2 é o carbonato de cálcio.
2 H2O ⇌ 2 H2 + O2
Considerando a reação de eletrólise da água mostrada acima, e sabendo que ZH = 1, ZO = 8, ZP = 15, MH = 1,0 g/mol, MO = 16,0 g/mol e que R = 0,082 atm ∙ L ∙ K−1 ∙ mol−1 é a constante universal dos gases perfeitos, julgue os itens que se seguem.
Segundo a classificação periódica dos elementos, o hidrogênio é considerado um metal alcalino.
Com referência a funções orgânicas, julgue os itens que se seguem.
A molécula cuja fórmula estrutural é mostrada a seguir apresenta a funcionalidade de anidrido.

Na gasolina brasileira, um componente presente que merece destaque especial é o etanol. O Decreto n.º 10.940/2022 estabelece que a gasolina do tipo C deve conter 27% de etanol. O principal papel desse componente é atuar como antidetonante. Um ensaio simples para verificar o teor de etanol na gasolina comercial consiste em transferir 50 mL da amostra a ser avaliada para uma proveta de 100 mL, completando-se o volume com água destilada. Após agitação e repouso, a mistura contendo gasolina, etanol e água sofrerá separação.
Tendo como referência o ensaio acima descrito e considerando os usos da gasolina, julgue os itens que se seguem.
No ensaio descrito, devido à diferença de densidade entre os líquidos e considerando suas miscibilidades, três fases serão
observadas na proveta.
Julgue os itens subsequentes, relativos a reações orgânicas e a aspectos pertinentes a isomeria.
A reação que ocorre com o propeno na presença do reagentede Baeyer (KMnO4) em meio neutro, e cujo produto é o propilenoglicol, é um processo de oxidação.
Julgue os próximos itens, a respeito da equação de Nernst e de potencial de eletrodo, eletrodos indicadores e medidas de pH.
Para determinar a capacidade de um metal em atuar como anodo de sacrifício, é adequado montar um eletrodo com o referido metal, com potencial desconhecido, ligá-lo a um eletrodo de potencial conhecido e medir a diferença de potencial entre os eletrodos. Nesse contexto, pode-se usar, para a avaliação, um eletrodo de zinco metálico (Zn), que, em uma célula eletroquímica com solução 1 mol/L de ZnSO4, apresenta a seguinte semirreação no anodo.
Zn (s) → Zn2+ (aq) + 2 e−
Em relação à análise instrumental, julgue os itens a seguir.
Na cromatografia a líquido, os componentes de uma amostra se distribuem em duas fases: uma estacionária e outra móvel, e, com isso, são separados. Para tal, usa-se uma bomba de alta pressão que empurra a fase móvel através de um cilindro. O detector registra, de uma forma indireta, a concentração dos componentes na fase móvel que passa por ele.
Em relação à análise instrumental, julgue os itens a seguir.
Na cromatografia a gás, a fase móvel é um gás inerte (como hélio ou nitrogênio) e a fase estacionária é uma coluna com
revestimento especial. Via de regra, os componentes da amostra são separados com base em suas interações com a fase móvel.
Os elementos que possuem eletronegatividade baixa são conhecidos como
Na tabela periódica da figura 1A03, o elemento químico representado por C é um
Ainda referente à tabela periódica da figura 1A03, o elemento químico representado por B é um
Texto 1A6
A fumaça contém uma variedade de compostos orgânicos, como o metano (CH4), o brometo de metila (CH3Br), o metanal (CH2O) e o dissulfeto de carbono (CS2). Metais e metaloides,como o césio (Cs), o chumbo (Pb), o arsênio (As) e o antimônio (Sb), além de estarem presentes na fumaça, muitas vezes são encontrados também em águas e superfícies contaminadas. A exposição crônica a essas substâncias aponta a necessidade de avaliação quanto à implementação de estratégias de segurança laboral que promovam a proteção dos bombeiros.
Barros et al. Biomonitoring of firefighting forces: a review on biomarkers
of exposure to health-relevant pollutants released from fires.
In: J. Toxicol. Environ. Health B Crit. Rev. 2023, n.º 3,
p. 127-171 (em livre tradução e com adaptações).
Considerando as informações apresentadas no texto 1A6 e sabendo que ZF = 9, ZCl = 17, ZBr = 35 e que os elementos flúor (F), cloro (Cl) e bromo (Br) fazem parte do grupo 17 da tabela periódica, julgue os itens a seguir.
I No metanal, a ordem de ligação no grupo carbonila é igual a 2.
II No metanal, existem três ligações σ e uma ligação π.
III Para os compostos CH3F, CH3Cl e CH3Br, é esperado que o comprimento da ligação covalente C–X, em que X seja um halogênio, em ordem crescente, seja CH3F < CH3Cl < CH3Br.
Assinale a opção correta.