Estudos científicos recentes indicam a possibilidade de se sintetizar um novo elemento químico, o átomo superpesado de número atômico 120. Sabe-se que, se o novo elemento for sintetizado, provavelmente suas propriedades químicas serão semelhantes às de uma família da tabela de classificação períodica atual.
Essa família é denominada:
Em um recipiente fechado misturam-se, sob condições adequadas de temperatura e pressão, gás nitrogênio (N2) e gás hidrogênio (H2), que reagem entre si segundo equação química balanceada:
N2(g) + 3H2(g) → 2NH3(g)
A mistura inicial é representada na figura a seguir, na qual os círculos escuros representam os átomos de nitrogênio e os círculos claros os átomos de hidrogênio.

De modo a obedecer a lei da conservação da massa, o diagrama que representa uma possível mistura final, após a reação gerar o produto NH3, é
Recentemente o mundo acompanhou a escolha de um novo papa. Quando o conclave papal se reúne para a eleição, a fumaça da queima das cédulas dos cardeais indica o resultado. A fumaça branca é a sinalização que uma decisão foi tomada. Tal fumaça é produzida a partir da mistura de clorato de potássio, lactose e breu (resina de pinheiro).
O sal inorgânico utilizado na produção da fumaça branca possui a fórmula química:
No verão, são frequentes os acidentes entre caravelas-portuguesas (Physalia physalis) e banhistas que entram em contato com os tentáculos urticantes desses cnidários. Curiosamente, a caravela não é um animal, mas sim um agrupamento de diferentes zooides (oupólipos) que desempenham funções específicas. Enquanto os gastrozooides são responsáveis pela alimentação, a reprodução fica a cargo das gonodendras. Já a defesa contra predadores é realizada pelos longos tentáculos urticantes dos dactilozooides. A interação entre os zooides da caravela-portuguesa é um exemplo de:
Os materiais combustíveis da classe de incêndio D são os metais como sódio (Na), zinco (Zn), magnésio (Mg), potássio (K), bário (Ba), cálcio (Ca), alumínio (Al), zircônio (Zr) e titânio (Ti). Conforme a tabela periódica, os átomos dos elementos Na, Mg e Al têm o mesmo:
Em um determinado processo de análise duas amostras hipotéticas (A e B) foram estudadas por meio de diversos experimentos.
O gráfico a seguir apresenta os resultados obtidos para a relação entre massa e volume de cada uma dessas amostras, medidos a 25 ºC.
A partir dos dados apresentados é possível afirmar que, nessa temperatura, a razão entre as densidades das amostras A e B é igual a:
Com base em testes realizados em ratos, concluiu-se que os compostos nitrosos são substâncias mutagênicas, ou seja, produzem mutações nas células e possivelmente câncer. Esses compostos podem ser obtidos pela reação entre o nitrito de sódio, que é um conservante adicionado às carnes, e o ácido clorídrico. O ácido nitroso produzido irá reagir com compostos nitrogenados, como as aminas, dando origem aos compostos nitrosos.
Em qual órgão esse processo será iniciado?
número de oxidação do hidrogênio é
Ainda acerca da tabela periódica da figura 1A03, o elemento químico indicado por D corresponde a um
Considere que a relação entre a massa atômica (A) e o número atômico (Z) de um elemento X seja estabelecida pela expressão A = 2Z + 1 e que os últimos cinco elétrons do elemento X ocupem orbitais 2p. Nessa situação, é correto afirmar que X é isótono do átomo

Na figura precedente, que corresponde ao diagrama de fases de uma substância obtida a partir do fracionamento do
petróleo, as regiões 1, 2 e 3, delimitadas pelas curvas, estão associadas aos estados físicos da substância, de acordo com as condições de temperatura (T) e pressão (P).
Com base na figura e nas informações precedentes, julgue o próximo item.
A mudança de fase da substância do estado 1 diretamente para o estado 3 corresponde ao que se denomina sublimação.
Julgue os seguintes itens, em relação à eletroquímica.
O potencial da semirreação representada a seguir não depende do pH.
![]()
O petróleo é essencialmente formado por hidrocarbonetos parafínicos, naftênicos e aromáticos, e por pequenas quantidades de heterocompostos que contêm átomos de enxofre, nitrogênio e oxigênio. Alguns compostos inorgânicos estão presentes no petróleo em teores variados, sendo considerados impurezas. Metais também são encontrados na maioria dos petróleos, em concentrações que vão de µg/L a mg/L. Basicamente, apresentam-se em duas formas: como compostos organometálicos e como sais inorgânicos dissolvidos na água emulsionada ao petróleo.
Considerando as informações apresentadas, julgue os itens subsequentes.
Hidrocarbonetos como metano, etano e propano são pouco solúveis em água, ao passo que álcoois com cadeias pequenas (com até três átomos de carbono), como metanol, etanol e propanol, são infinitamente solúveis em água (totalmente miscíveis), resultado da forte ligação de hidrogênio entre água e álcool.
A palavra petróleo deriva do latim, da combinação das palavras petrus, que significa pedra, e oleum, que significa óleo. O termo petróleo é normalmente empregado para descrever a fração oleosa que é extraída dos reservatórios. Entretanto, as reações que dão origem ao petróleo formam compostos que podem conter de um a várias dezenas de átomos de carbono. Assim, seus constituintes podem ser encontrados nos três estados da matéria: gás, líquido e sólido. A fase líquida, oleosa, contém gases dissolvidos e sólidos dispersos. Além de hidrocarbonetos, fazem-se presentes no petróleo compostos que contêm enxofre, nitrogênio e oxigênio, além de metais e outros elementos.
Internet: <https://rvq-sub.sbq.org.br> (com adaptações).
Apesar de assemelhar-se a um produto líquido, o petróleo cru é uma emulsão constituída por componentes no estado líquido, no qual estão dispersos componentes gasosos e sólidos.
A gasolina é empregada em motores de combustão interna do ciclo Otto. Nestes, tem-se inicialmente a admissão, para o interior de um cilindro, de uma mistura de ar e gasolina vaporizada. A mistura é então comprimida por um pistão e, como resultado do trabalho de compressão, tem-se o aquecimento do sistema.
Internet: (com adaptações).
Um dos principais componentes da gasolina é o n-heptano (C7H16), cuja combustão completa pode ser descrita pela reação não balanceada a seguir.
C7H16 (l) + O2 (g) → CO2 (g) + H2O (g)
A partir dessas informações e considerando que MH = 1 g/mol, MC = 12 g/mol, e MO = 16 g/mol, que o volume molar de um gás ideal seja de 22,4 L e que todos os gases se comportem de forma ideal, julgue os itens a seguir.
A massa de H2O (g) produzida pela queima de 500 g desse combustível, com excesso de O2, é maior que 700 g.