
Na figura precedente, que corresponde ao diagrama de fases de uma substância obtida a partir do fracionamento do
petróleo, as regiões 1, 2 e 3, delimitadas pelas curvas, estão associadas aos estados físicos da substância, de acordo com as condições de temperatura (T) e pressão (P).
Com base na figura e nas informações precedentes, julgue o próximo item.
A mudança de fase da substância do estado 1 diretamente para o estado 3 corresponde ao que se denomina sublimação.
O petróleo é essencialmente formado por hidrocarbonetos parafínicos, naftênicos e aromáticos, e por pequenas quantidades de heterocompostos que contêm átomos de enxofre, nitrogênio e oxigênio. Alguns compostos inorgânicos estão presentes no petróleo em teores variados, sendo considerados impurezas. Metais também são encontrados na maioria dos petróleos, em concentrações que vão de µg/L a mg/L. Basicamente, apresentam-se em duas formas: como compostos organometálicos e como sais inorgânicos dissolvidos na água emulsionada ao petróleo.
Considerando as informações apresentadas, julgue os itens subsequentes.
Hidrocarbonetos como metano, etano e propano são pouco solúveis em água, ao passo que álcoois com cadeias pequenas (com até três átomos de carbono), como metanol, etanol e propanol, são infinitamente solúveis em água (totalmente miscíveis), resultado da forte ligação de hidrogênio entre água e álcool.
A pentano-5-lactama é uma amida cíclica que tem aplicações na síntese de fármacos e pode ser obtida pela desidratação intramolecular, entre os grupos funcionais de ácido carboxílico e amina primária, provenientes de um composto de cadeia alifática, saturada, normal e homogênea.

O composto que, em condições apropriadas, dá origem a essa amida cíclica é

A figura acima ilustra diversos processos químicos que ocorrem para a fabricação do Policloreto de Vinila (PVC), um dos polímeros mais utilizados no mundo, com vasta aplicação, principalmente na construção civil, moda e medicina.
Assinale a alternativa que melhor descreve a explicação do processo químico apresentado
Em virtude de características estruturais e eletrônicas, algumas espécies químicas orgânicas são classificadas como aromáticas. Na figura a seguir estão apresentadas algumas estruturas de moléculas ou íons orgânicos
As espécies químicas aromáticas são aquelas representadas pelos números
O metano é um dos subprodutos dos aterros sanitários, produzido pela decomposição anaeróbica de resíduos orgânicos. Os produtos de sua combustão são C02 e H2O. Quantos mols de vapor de água podem ser produzidos por 4,0 g de metano?
O Tolueno é uma substância presente em certas colas, que, se “cheiradas”, podem produzir uma excitação semelhante àquela causada pelo consumo de álcool, como visão dupla, fala inarticulada e falta de coordenação, podendo, ainda, resultar em estupor, coma e morte. A fórmula estrutural dessa substância éimagem
As propriedades físicas e químicas dos compostos orgânicos, como acidez, pontos de ebulição e fusão, entre outras, dependem de suas funções e estruturas. Analise as seguintes estruturas químicas dos compostos orgânicos.

Com base no exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
Considerando as informações do texto acima e sabendo que as massas molares do K e do Cl são, respectivamente, 40 gmol1 e 35 gmol1 , julgue os itens a seguir.
Considerando-se a estrutura do íon pancurônio, apresentada a seguir, é correto afirmar que essa molécula é formada por cinco anéis aromáticos.