O químico alemão Friedrich August Kekulé propôs a
definição: “Química Orgânica é o ramo da Química que
estuda os compostos do carbono”. Contudo, nem todo
composto que contém carbono é orgânico, como, por
exemplo, o dióxido de carbono e o ácido carbônico, mas
todos os compostos orgânicos contêm carbono.
A(s) razão(ões) para que haja muitos compostos
orgânicos é(são)
I. a capacidade do carbono de formar ligações
covalentes com ele mesmo.
II. que o raio atômico do carbono é relativamente
pequeno em relação aos outros elementos da família
4A.
III. que a eletronegatividade do carbono não é muito
forte, reagindo sem precisar de muita energia.
IV. que o carbono é encontrado no Sol, nas estrelas,
nos cometas e na atmosfera da maioria dos
planetas.
É correto o que se afirma em
Os diferentes usos e aplicações que atribuímos a cada tipo de matéria ou material dependem diretamente de suas propriedades. Dentre os diferentes tipos de propriedades da matéria estão as gerais, que são aquelas comuns a todo tipo de matéria. Assinale a alternativa que representa uma propriedade geral da matéria.
Será que todos os átomos de hidrogênio que existem na natureza são exatamente iguais? A reposta é não. A grande maioria dos átomos de hidrogênio pode ser representada por H. Contudo, além deles existem também outros, em menor quantidade, representados por H e H. Qual alternativa traz, respectivamente, a semelhança e a diferença existentes entre eles e o nome deste fenômeno?
A siderurgia (indústria do ferro) forma com as indústrias do carvão e do cimento a base da estrutura econômica de uma nação. Noventa por cento do metal utilizado no mundo é o aço, liga formada por ferro e carbono, mas não se encontram minas de aço na natureza. O aço é produzido, principalmente, a partir de um minério de ferro conhecido como hematita (Fe2 O3). Quimicamente esta substância é classificada como:
Conhecido desde a pré-história, o cobre é utilizado, atualmente, para a produção de materiais condutores de eletricidade e em ligas metálicas como latão e bronze. Na natureza são encontrados dois isótopos estáveis: Cu-63 (69,17%) e Cu-65 (30,83%). Determine a massa atômica do elemento químico cobre.
A palavra mol, introduzida na química por Wilhem Ostwald em 1896, vem do latim mole, que significa “monte" ou “quantidade". Mas, afinal, quanto vale esse número N que utiliza-se para chegar ao conceito de mol? Hoje sabe-se que seu valor é, aproximadamente, 6,02 X 10 entidades/mol. Esse valor é conhecido como constante de:
A queima de um palito de fósforo é uma reação de combustão que pode ser representada, simplificadamente, por:
Madeira + oxigênio → gás carbônico + água + calor
Nessa reação ocorre liberação de energia na forma de calor. Uma pergunta interessante sobre a reação é: De onde veio essa energia? A energia liberada estava contida nos reagentes e, quando eles se transformaram nos produtos, essa energia foi liberada.
Isso permite concluir que cada substância deve apresentar certo conteúdo de energia, que é denominada:
A sensação de contato com algo gelado que é sentida ao passar um algodão embebido em álcool em temperatura ambiente na mão é um fenômeno atribuído a
Uma física brasileira elucidou, em 1993, a estrutura da perovskita, mineral mais abundante na camada mais ampla do interior do planeta, com uma espessura de 2.200 km, bem menos conhecida que as camadas mais externas. Agora novos estudos indicaram que a camada posterior à perovskita tende a se dissociar em óxidos elementares, como, por exemplo, o óxido de magnésio, à medida que a pressão e a temperatura aumentam, como no interior dos planetas gigantes
Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
(Adaptado de: Revista Pesquisa FAPESP n. 198. Disponível em: http://agencia. fapesp.br/16030. Acesso em janeiro de 2013.)
O óxido citado no texto pode ser classifi cado como:
Lagoas onde são despejadas grandes quantidades de esgoto sofrem com a proliferação de cianobactérias. Esses micro-organismos produzem cianotoxinas que podem envenenar pessoas. A ingestão de 4 mg de uma toxina de massa molar 415 g.mol-1 pode levar uma pessoa à morte.
O número de moléculas dessa toxina que corresponde à dose citada corresponde, aproximadamente, a:
O glicerol (propan-1,2,3-triol) tem sido produzido em larga escala no Brasil em reações de transesterifi cações utilizadas na produção do biodiesel. Como a quantidade produzida dessa substância excede a demanda da indústria de cosméticos e produtos alimentícios, uma alternativa envolve a oxidação catalítica do glicerol, gerando um produto com maior valor agregado. Nessa reação, em condições adequadas, a oxidação dos álcoois primários gera ácido carboxílico e a oxidação do álcool secundário gera cetona sem quebrar a cadeia carbônica. A fórmula molecular do produto obtido nessas condições é:
Cristais azuis de sulfato de cobre (II) pentaidratado perdem água acima de 1500 C e formam um pó branco anidro. Esse fenômeno pode ser representado como:
Para um bom policial é importante conhecer a composição química do ar. Para que possa concluir com critério a perícia de uma cena de crime é necessário compreender que a atmosfera é um conjunto de gases que servem de proteção ao planeta Terra. Desse modo, quando se analisa o ar seco na atmosfera
encontramos três gases que chegam a ter mais de 99% de abundância. São eles:
Os hidrocarbonetos aromáticos, assim como os alcanos, sofrem reações de substituição. O metilbenzeno (tolueno), ao reagir com o cloro (Cl2 ) na presença de luz e calor, fornece como produto:
Uma amostra de 100,0 mL de água teve a concentração de íons cloreto determinada através da reação contra uma solução padrão de nitrato de prata. Sabe-se que uma alíquota de 10,00 mL da amostra, ao reagir com excesso de nitrato de prata, formou 287,0 mg de precipitado.
A concentração de íons cloreto, em mol.L-1, presente na amostra de água, é de