O modo de conduzir o processo psicodiagnóstico pode advir de diferentes referenciais da psicologia e apresentar características em conformidade com eles, tais quais o processo psicanalítico de Ocampo e Arzeno, o modelo compreensivo de Trinca e o fenomenológico de Yehia.
Numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1, de modo a identificar as características básicas conforme os referenciais.
Coluna 1
As técnicas de dinâmica de grupo são largamente utilizadas em diferentes contextos.
Analise as afirmativas abaixo, em relação à utilização de dinâmica de grupo:
1. Dinâmica de grupo é uma técnica que objetiva avaliar como uma pessoa age por meio de situações reais experienciadas no local de trabalho.
2. O planejamento, a escolha e a aplicação da técnica de dinâmica de grupo devem ocorrer com base em objetivos claros e na busca de resultados preestabelecidos.
3. Na atividade de dinâmica de grupo em processos seletivos o facilitador não deve falar sobre a empresa ou a função do cargo para o qual os candidatos estão concorrendo.
4. Em caso de seleção de pessoal, o requisitante da vaga não deve participar do momento da dinâmica de grupo, caso não tenha formação para observar e avaliar grupos, atividade exclusiva de psicólogo.
5. Para sistematizar as observações dos candidatos a emprego realizadas durante a condução de dinâmica de grupo, o facilitador pode utilizar uma tabela de avaliação para facilitar sua análise posterior do desempenho dos candidatos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Assinale a alternativa correta, no que se refere à utilização de técnicas de seleção e apresentação de resultados de processos seletivos:
Analise a seguinte conceituação:
Tem por objetivo facilitar o momento da escolha ao jovem, auxiliando-o a compreender sua situação específica de vida, na qual estão incluídos aspectos pessoais, familiares e sociais. É a partir dessa compreensão que ele terá mais condições de definir qual a melhor escolha a escolha possível no seu projeto de vida.
O conceito refere-se à atividade de:
As práticas do psicólogo em gestão de pessoas nas organizações, por suas características, requerem metodologias de trabalho partilhadas, desenvolvendo-se com frequência em equipe interdisciplinar. Dentre os profissionais de nível superior usualmente componentes dessa equipe, considerando a compatibilidade entre sua formação, competências e as demandas do campo da gestão de pessoas, são encontrados, além do psicólogo:
Analise as afirmativas abaixo, relativamente a processos seletivos:
1. Recrutamento e seleção são processos que visam preencher vagas, por meio da utilização de técnicas diversas por meio das quais se busca proporcionar melhor qualidade e maior precisão a esses processos.
2. Candidatos não selecionados não podem ser cientificados das razões pelas quais foram preteridos em função do risco de rebaixamento da autoestima que essa ciência pode trazer.
3. A seleção de um trabalhador com perfil e potencial maiores que a capacidade da organização de oferecer oportunidades para seu aproveitamento no exercício do cargo objeto da seleção pode levar à desmotivação.
4. Provas de conhecimento são uma técnica de seleção cujo objetivo consiste em avaliar o grau de cultura geral e/ou específica dos candidatos, bem como conhecimentos profissionais considerados imprescindíveis para o desempenho do cargo objeto da seleção.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
No que concerne às causas do fracasso escolar, julgue os itens
subsecutivos.
Para que a evasão deixe de ser um agente causador do fracasso escolar, é suficiente que o professor elabore ações de integração com as famílias dos alunos.
No que concerne às causas do fracasso escolar, julgue os itens
subsecutivos.
A necessidade de o aluno trabalhar, a desnutrição e a falta de apoio das famílias são exemplos de fatores sociais externos à escola que contribuem para a evasão e a repetência escolar.
No que se refere à atuação esperada do psicólogo em face de
problemas como evasão, repetência e fracasso escolar, julgue os
itens que se seguem.
O desemprego de pais de alunos e a consequente falta de renda familiar constituem problemas que excedem a competência do psicólogo escolar, haja vista que, em regra, tais problemas não interferem no desenvolvimento escolar dos filhos.
A respeito da epistemologia genética de Jean Piaget, julgue os itens
a seguir.
Para Piaget, o pensamento constitui a base que sustenta a aprendizagem, visto que corresponde ao modo como a inteligência se manifesta.
A respeito da epistemologia genética de Jean Piaget, julgue os itens
a seguir.
De acordo com a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, os estágios de desenvolvimento cognitivo são interdependentes e contribuem para a qualidade da aprendizagem humana.
No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do
behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.
A contiguidade, a repetição e a contingência são mecanismos associativos empregados em situações de aquisição de novos repertórios comportamentais.
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens
a seguir.
De acordo com os estudos da aprendizagem humana, a noção de necessidades básicas deve ser utilizada como incentivo para a aprendizagem.
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens
a seguir.
A atenção é um requisito para a aprendizagem humana, pois, por meio dela, o indivíduo seleciona e controla as características relevantes dos conteúdos que está aprendendo.
Um psicólogo é chamado para depor em juízo, e o juíz decidiu pela quebra do sigilo profissional. Nesse caso, esse psicólogo deverá