O modelo piagetiano de desenvolvimento cognitivo aponta que o adolescente é capaz de formar esquemas conceituais abstratos dos 12 anos em diante. Trata-se do período
Para Erich Neumann qualquer discussão que se coloque na perspectiva da Psicologia Analítica a respeito do desenvolvimento da personalidade e, de modo especial, da personalidade da criança, deve começar assumindo o fato de que o que vem primeiro é
A manifestação simultânea de dois ou mais transtornos, em crianças ou adolescentes, é denominada
Acerca do desenvolvimento de pessoas, assinale a opção correta.
No intuito de lidar de maneira saudável com o processo de envelhecimento, o idoso deve
Acerca de teorias da personalidade e desenvolvimento, assinale a opção correta.
Com relação a violência sexual na infância e na adolescência, assinale a opção correta.
Departamentalizar uma organização significa hierarquizá-la, estabelecendo-se, inclusive, a autoridade responsável pela tomada de decisões.
As escalas autoaplicadas são instrumentos de avaliação que devem, preferencialmente, ser utilizados em associação com entrevistas estruturadas ou semiestruturadas.
O treinamento de assertividade é uma prática adequada para ensinar empregados de determinado setor a reduzir o estresse decorrente de demanda de trabalho considerada excessiva.
As sugestões hipnóticas para o manejo da dor incluem procedimentos de indução à anestesia, que podem evocar uma percepção anestésica do passado, e procedimentos de analgesia, que podem associar sensações de leveza, relaxamento e bem-estar, capazes de alterar a experiência álgica como um todo.
A psicoterapia comportamental tem sido utilizada com sucesso no tratamento da obesidade e os melhores resultados são alcançados quando há associação com o tratamento nutricional, orientação para atividade física e envolvimento familiar.
A avaliação do comportamento alcoolista inclui a investigação de gatilhos ou desencadeadores situacionais, emocionais e químicos
Os sintomas apresentados pelo paciente em questão podem manifestar-se em decorrência de outras doenças físicas ou mentais, ou, ainda, em resposta ao uso de determinadas substâncias medicamentosas.
O tratamento psicológico demanda a identificação do gatilho biológico desencadeador dos sintomas apresentados pelo paciente, a fim de que o controle adequado de estímulos seja iniciado no processo terapêutico.