As rápidas e constantes mudanças no ambiente externo das organizações acabam refletindo no comportamento organizacional. Segundo França (2006), em virtude dessas mudanças, a liderança deve ser:
Sobre a realização de estudos, pesquisas, ensino e treinamento, o Código de Ética Profissional do Psicólogo, em seu art. 30, alínea a, veda ao psicólogo:
Muito mais que a percepção das coisas, a percepção de pessoas está sujeita a uma série de distorções e ilusões. Esse processo leva a ver as pessoas com as quais se interage bem diferentes do que realmente são. Essa distorção se dá, por exemplo, através dos enganos cometidos por Efeito Halo, que ocorre quando:
Para Michel Foucault, o poder não é um objeto natural, uma coisa, mas uma prática social e, como tal, constituída historicamente. Assim, ao mesmo tempo em que pode estar associado a práticas de dominação, o poder também conota:
Os litígios entre o município do Rio de Janeiro e os seus servidores estatutários são resolvidos perante o seguinte órgão do Poder Judiciário:
Exigir, para si, diretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida configura o seguinte tipo penal:
“Visitando uma creche, para avaliar o que seria oferecido a seu filho de 2 anos, uma mãe foi convidada a observar o almoço das crianças da turma onde seu filho seria alocado. Para ajudar a esperar o almoço, cada criança recebeu um brinquedo: uma bola para os meninos e uma bonequinha para as meninas. Em certo momento, duas crianças quiseram trocar entre si os brinquedos: a menina queria a bola e o menino a boneca. A atendente não permitiu a troca, dizendo: “menino não brinca com boneca”. O comportamento da atendente é explicado como
Um estudo clássico mostrou que filhotes de macacos rhesus, colocados em situações de stress, dirigiam-se para “mães” cobertas com tecido macio em vez de buscarem “mães” de arame, capazes de alimentá-los por meio de dispositivos conectados às mamadeiras. Tais estudos tiveram importante influência na Psicologia do Desenvolvimento, abrindo novas discussões sobre a formação precoce dos vínculos. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir. I. Os estudos sobre a “mãe” de arame x a “mãe” de pano foram realizados por Harlow. II. Os estudos sobre a “mãe” de arame influenciaram a Teoria do Apego de Bowlby. III. A Teoria do Apego de Bowlby considera que a tendência para constituir vínculos de apego é inata. Assinale:
A respeito das disposições do Código de Ética Profissional, assinale a afirmativa incorreta.
Desde a identificação do vírus da AIDS, muitas questões foram colocadas para os profissionais de saúde. A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.
A respeito da abordagem sistêmica, que oferece novas compreensões sobre a família, bem como um modelo de atuação que privilegia o atendimento em grupo, assinale a afirmativa incorreta.
Com relação aos recentes estudos que atestam mudanças nas questões de gênero, analise as afirmativas a seguir. I. A hierarquização entre os sexos, ou seja, as relações baseadas no poder masculino e na fragilização da mulher, têm se modificado nos últimos anos. II. É possível estabelecer uma relação entre o empoderamento feminino e a crise de masculinidade relativa à perda de espaço pelo homem. III. Na tentativa de justificar a violência contra a mulher, referem-se a motivações externas (aceitação pela sociedade ou consumo de álcool pelo homem) e a motivações internas (a personalidade do agressor, o ciúme e o padrão cultural aprendido). Assinale:
O replanejamento do trabalho é um tema que se insere num conjunto de preocupações relacionadas com a saúde do trabalhador. Apesar de o corpo gerencial conceber a atividade de planejamento unilateralmente, os trabalhadores, por meio do conhecimento construído na prática, replanejam-no e então o executamcoma finalidade de:
Trabalhar com grupos é a estratégia central de uma metodologia participativa e é também um recurso precioso para os diversos profissionais. Nas prisões, os grupos terapêuticos promovem um espaço singular de convivência e de relacionamento interpessoal, sendo correto afirmar:
Um elemento essencial, do ponto de vista funcional ou gerencial, é que as organizações estão ancoradas numa racionalidade técnica, puramente instrumental, geralmente movida pelos interesses do capital, como a eficácia econômica e o lucro. Sobre esse ponto de vista, pode-se afirmar que: