Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 6839 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

“Enquanto na escola _____________ o aluno é um ser passivo na educação, onde cabe-lhe somente o papel de absorver conteúdo como se fosse uma ‘esponja’, na escola ____________, o aluno é o centro das atenções, cabendo-lhe esse protagonismo com o envolvimento nas atividades de forma crítica, valorizando a sua participação.”
As palavras que completam, correta e respectivamente, as lacunas acima são:

Fenômenos psíquicos e comportamentais, inclusive aqueles que são aparentemente irracionais, fortuitos e sem importância, são passíveis de explicação e compreensão. Tudo tem uma razão de ser, tem um significado, “nada acontece por acaso”.
Assinale a alternativa que apresenta a denominação utilizada por Freud para se referir a esses fenômenos:

No Word 2010 BR, clicar nos ícones e

tem, respectivamente, os seguintes

significados:

Uma das características mais relevantes que permeiam o campo grupal é o desempenho de papéis e posições por parte de cada um de seus componentes. Sobre esse fenômeno grupal, é correto afirmar que:

Segundo a Teoria da Expectância de Vroom, a motivação é um processo ativado no momento de escolha, compreendendo componentes emocionais e cognitivos. Quanto aos aspectos cognitivos da motivação, podemos dizer que:

As rápidas e constantes mudanças no ambiente externo das organizações acabam refletindo no comportamento organizacional. Segundo França (2006), em virtude dessas mudanças, a liderança deve ser:

Sobre a realização de estudos, pesquisas, ensino e treinamento, o Código de Ética Profissional do Psicólogo, em seu art. 30, alínea a, veda ao psicólogo:

Muito mais que a percepção das coisas, a percepção de pessoas está sujeita a uma série de distorções e ilusões. Esse processo leva a ver as pessoas com as quais se interage bem diferentes do que realmente são. Essa distorção se dá, por exemplo, através dos enganos cometidos por Efeito Halo, que ocorre quando:

Para Michel Foucault, o poder não é um objeto natural, uma coisa, mas uma prática social e, como tal, constituída historicamente. Assim, ao mesmo tempo em que pode estar associado a práticas de dominação, o poder também conota:

Os litígios entre o município do Rio de Janeiro e os seus servidores estatutários são resolvidos perante o seguinte órgão do Poder Judiciário:

Exigir, para si, diretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida configura o seguinte tipo penal:

“Visitando uma creche, para avaliar o que seria oferecido a seu filho de 2 anos, uma mãe foi convidada a observar o almoço das crianças da turma onde seu filho seria alocado. Para ajudar a esperar o almoço, cada criança recebeu um brinquedo: uma bola para os meninos e uma bonequinha para as meninas. Em certo momento, duas crianças quiseram trocar entre si os brinquedos: a menina queria a bola e o menino a boneca. A atendente não permitiu a troca, dizendo: “menino não brinca com boneca”. O comportamento da atendente é explicado como

Um estudo clássico mostrou que filhotes de macacos rhesus, colocados em situações de stress, dirigiam-se para “mães” cobertas com tecido macio em vez de buscarem “mães” de arame, capazes de alimentá-los por meio de dispositivos conectados às mamadeiras. Tais estudos tiveram importante influência na Psicologia do Desenvolvimento, abrindo novas discussões sobre a formação precoce dos vínculos. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir. I. Os estudos sobre a “mãe” de arame x a “mãe” de pano foram realizados por Harlow. II. Os estudos sobre a “mãe” de arame influenciaram a Teoria do Apego de Bowlby. III. A Teoria do Apego de Bowlby considera que a tendência para constituir vínculos de apego é inata. Assinale:

A respeito das disposições do Código de Ética Profissional, assinale a afirmativa incorreta.

Desde a identificação do vírus da AIDS, muitas questões foram colocadas para os profissionais de saúde. A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282